Água-viva no mar

Águas-vivas: saiba qual praia registrou a maior presença destes animais em Santa Catarina

Mais uma temporada de verão chegou ao fim e, com ela, as estatísticas vêm sendo finalizadas. Um dos números mais procurados pelos frequentadores das praias catarinenses é o do aparecimento de águas-vivas durante o período, e é justamente sobre ele que falaremos neste artigo.

Sabemos que todos os anos esse número é bastante elevado. Porém, com o avanço das pesquisas e da tecnologia, já existem meios de prevenir este tipo de acidente sem se privar da diversão.

Bom, vamos ao que interessa, certo?

 

Ataques de águas-vivas no litoral catarinense

Os profissionais envolvidos na operação veraneio, que foi oficialmente encerrada em Santa Catarina em 06 de março, são os responsáveis pelo levantamento dos dados referentes ao surgimento de águas-vivas e caravelas em todo o litoral do estado.

Na operação deste ano (2022), foram registradas 5728 lesões por águas-vivas, sendo que 1700 delas se deram nos primeiros 15 dias da temporada.

Ainda, as praias em que mais foram vistas as águas-vivas, em especial a caravela portuguesa, foi o Balneário Piçarras, localizado no litoral norte de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros da região, essa elevada incidência está relacionada ao vento que sopra do quadrante Leste, chamado também de vento maral.

Ainda, como as águas nesse período ficam mais quentes, favorece a presença destes animais, que buscam águas mais tranquilas para sua reprodução.

 

Como identificar locais com a presença de águas-vivas?

Para que os frequentadores das praias possam identificar os locais com uma maior presença de águas-vivas, é utilizada uma bandeira roxa. Esse símbolo é internacional, ou seja, independentemente da praia que você esteja, se você ver esta indicação é melhor tomar os devidos cuidados.

Ela é utilizada como uma bandeira secundária, junto à que orienta sobre as condições do mar. Independentemente disso, a orientação é que os banhistas fiquem atentos se há presença de águas-vivas na areia da praia e verifiquem com os guarda-vidas se é seguro entrar na água.

 

Como evitar acidentes com águas-vivas nas praias?

Além de observar a presença da bandeira roxa, você pode tomar outros cuidados para evitar a queimadura desses animais, como verificar se há presença na areia e utilizar Safe Sea®.

O Safe Sea® é o único protetor solar do mercado com ação inibidora de águas-vivas. Desta forma, você tem dupla proteção durante sua estadia na praia.

Confira também outras dicas que separamos:

  • Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;
  • Pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas;
  • Praia da água imediatamente ao avistar águas-vivas;
  • Evite entrar no mar sozinho ou à noite;
  • Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.

 

Fui queimado por uma água-viva, o que fazer?

Em caso de acidentes ou lesões causados por águas-vivas, você pode seguir as seguintes orientações:

  • Saia imediatamente da água;
  • Lave o local com a água do mar para remover a maior quantidade de tentáculos possíveis;
  • Não esfregue areia ou toalha do local. O mais indicado é lavar com água do mar ou vinagre;
  • Compressas com água gelada ou soro fisiológico ajudam a aliviar a sensação de dor e ardência;
  • Jamais utilize gelo diretamente na pele ou urine no local;
  • Caso apresente algum quadro alérgico, procure um hospital imediatamente.

 

Qual a melhor maneira de prevenir lesões causadas por águas-vivas?

Todos queremos poder curtir os dias quentes sem preocupações, certo? Seja com o sol ou as águas-vivas. A melhor maneira de estar protegida contra estes dois fatores é com o uso do Safe Sea® – único produto do mercado com dupla proteção.

Ele age nas células sensoriais das águas-vivas, fazendo com que estas não reconheçam os seres humanos como potenciais predadores – sendo assim, não há liberação de veneno. Além disso, com base em uma ação química, Safe Sea® bloqueia o caminho entre o receptor do animal e a epiderme humana, impedindo também que as substâncias tóxicas se espalhem.

Com Fator de Proteção Solar 50, este protetor solar único ainda mantém a pele a salvo dos efeitos nocivos dos raios solares.

Para quem quer garantir um verão mais tranquilo e seguro, basta procurar Safe Sea® nas melhores farmácias do Brasil.

Para continuar por dentro de todas as novidades que postamos semanalmente aqui no blog, siga a gente no Instagram ou curta a nossa página no Facebook.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.