Mulher sentada ao lado da lareira

Lareiras e aquecedores: como fica a pele?

pele é o maior órgão do corpo humano. Ela cumpre um papel importantíssimo, que é o de revestir e proteger os nossos tecidos e órgãos e, precisamente, por isso está em contato contínuo com o ambiente e as agressões externas, o que pode modificar negativamente a sua saúde e aparência. 

As mudanças climáticas são um dos maiores agentes agressores desse órgão tão importante. Os efeitos podem ser sentidos no nível de hidratação, na oleosidade e na capacidade de renovação celular. Algumas dessas alterações podem ser sentidas quase que instantaneamente, de acordo com variações de temperatura e umidade. 

Quando chega o inverno muitas pessoas começam a sofrer com o problema da pele seca, que pode gerar, entre outros problemas, até mesmo envelhecimento precoce. Nessa estação, em muitos dias, umidade do ar cai drasticamente, e isso, juntamente com os banhos quentes, contribui para a sensação de ressecamento da peleMas há ainda um outro fator agravante: o uso de lareiras e aquecedores.  

Quais são, então, os efeitos de submeter a pele a ambientes aquecidos artificialmente? É o que explicamos no post de hoje. Continue a leitura e descubra também o que fazer para minimizar esses impactos. 

 

Como o calor de lareiras e aquecedores faz mal à pele? 

Durante os dias mais frios de inverno, é comum recorrermos a alternativas artificiais para nos mantermos aquecidos do frio lá de fora.  

Ao longo dos tempos, as fogueiras foram sendo substituídas por lareiras e aquecedores, que são hoje as duas estratégicas mais comuns de aquecimento nas casas de uma forma geralSó que se, por um lado, esse calor mantém o ambiente quentinho e confortávela elevação de temperatura e luz em direto contato com a nossa pele causam danos como o ressecamento e envelhecimento precoce. 

O aumento da temperatura proporcionado por lareiras e por aquecedores domésticos é o resultado de um tipo de radiação invisível que recebe o nome de “infravermelha. Ela é percebida no nosso corpo como calor por meio de terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores”. A partir delesessa radicação é absorvida pelos nossos tecidos e espalha-se pela circulação sanguínea.  

O resultado disso? O ressecamento, ou seja, uma quantidade menor de água na epidermedepois do aumento da temperatura ambiente. Esse primeiro efeito, por sua vez, pode se desdobrar em coceiras e irritaçõese até mesmo quadros mais alérgicos mais gravesFicando desidratada, a pele também perde a sua flexibilidadepode chegar a escamar e ficar com uma aparência desagradável 

Além disso tudo, a radiação infravermelha causa alterações na coloração da pele e libera os famosos radicais livres, que são um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precocedanificando as fibras responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. 

Por último, é importante referir também que, a longo prazo, a exposição frequente a lareiras e aquecedores pode causar um ressecamento das vias respiratórias e desembocar em doenças como sinusites e bronquites. 

 

Que cuidados tomar durante a exposição a lareiras e aquecedores? 

Como vimos, durante o inverno, é preciso reforçar o cuidado com a pele porque ela está mais sujeita a agressão. Vejamos a seguir algumas dicas do que fazer: 

– Beba no mínimo dois litros de água por dia, para hidratar a pele de dentro para fora; 

– Aposte na aplicação diária dcremes hidratantes no rosto, para combater o ressecamento; 

– Tome banho com um bom sabonete hidratante; 

– Não tome banhos com água muito quente (44 ºC é a temperatura ideal); 

– Use protetores labiais hidratantes. 

Além dessas medidasé importantíssimo usar protetor solar durante todo o inverno, mesmo dentro de casa. A tecnologia foto-protetora presente no produto ajudará na proteção do DNA das células expostas ao calor artificial, mantendo a pele mais protegida contra luz que emana das lâmpadasdos aparelhos eletrônicos e das lareiras. 

 

Safe Sea®: o protetor solar para a sua rotina de cuidados com a pele 

Safe Sea® é um protetor solar completo. Ele está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada, o que é tão importante no inverno, altura em que, como vimos, a pele tende a ficar ressecadaDisponível no FPS 50, oferece uma alta proteção ao mesmo tempo em que conta com uma fórmula hipoalérgica, adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis de crianças e adultos.

Por hoje, é tudo. Para continuar atualizado e receber nossas dicas, siga-nos no Instagram e curta também a nossa página no Facebook. 

Até o próximo post! 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Deixe um comentário