Mulher olhando as manchas na pele

Aprenda a identificar as manchas de pele e como evitá-las

Com a chegada da temporada de verão, as pessoas ficam mais preocupadas com as manchas de pele que acabam surgindo. As causas são as mais diversas, como estresse, questões hormonais ou a exposição ao sol sem a proteção adequada.

É importante que você conheça as lesões mais comuns, principalmente aquelas que podemos prevenir facilmente, principalmente com o uso do protetor solar. Assim, você ficará muito mais tranquilo e poderá aproveitar os dias quentes de verão.

Vamos lá?

 

5 manchas de pele mais comuns

Como já falamos, as manchas de pele podem ter diversas causas. a seguir, você encontra os 5 tipos de sinais mais comuns e como identificá-los corretamente.

Lembre-se: ao detectar a presença de alguma mancha, procure um médico especialista, pois qualquer alteração já é um alerta.

1 – Melasma

Manchas em tons marrons que surgem no rosto, são conhecidas como melasma. Esta condição é crônica, ou seja, não há cura. Porém, é possível tratá-las e reduzir sua aparição.

O que causa o melasma é a hiperpigmentação de áreas da pele mais expostas ao sol. Entretanto, alguns fatores contribuem para o seu agravamento, como gravidez, exposição ao sol sem proteção e terapia hormonal. Pessoas com melasma precisam usar filtro solar com FPS 50 ou mais, além de evitar lugares muito quentes.

2 – Manchas de sol

Também conhecida por melanose, as manchas solares também possuem uma coloração amarronzada e costumam aparecer nas áreas mais expostas ao sol, como nas mãos, no colo e nas costas.

São as manchas solares causadas pelo acúmulo de melanina após a exposição excessiva aos raios UV, ou ainda por fatores hormonais.

3 – Sardas

As sardas, ou efélides, são muito comuns em peles claras e não apresentam riscos à saúde. Elas aparecem na infância, com o estímulo do sol, sendo causadas por um aumento na formação de melanina em regiões como rosto, colo e ombros.

Existe também a chamada sarda branca, que costuma aparecer após os 40 anos e é muito confundida com o vitiligo. A leucodermia é consequência do dano cumulativo dos raios ultravioleta, ou seja, exposição ao sol sem proteção.

4 – Pintas

As pintas, ou nevos, normalmente são manchas benignas. Entretanto, é preciso fazer um acompanhamento, pois as pintas pretas não podem aumentar de tamanho e nem mudar de forma.

Existe ainda o nevo congênito, quando as crianças já nascem com pintas ou elas se desenvolvem até os 2 anos. Nestas situações, é ainda mais importante manter cuidados redobrados e observar a evolução das manchas, fazendo a retirada, se necessário, para prevenir doenças de pele.

5 – Melanoma

Caso você tenha notado que alguma mancha mudou de cor, formato e tamanho, é necessário procurar um médico dermatologista. Sinais sólidos, planos ou mais altos, irregulares, escuros e com mais de uma tonalidade, podem ser o melanoma, um dos tipos mais graves de câncer. As manchas podem aparecer em regiões menos visíveis, mas são mais comuns nas pernas, tronco, pescoço e cabeça.

Para auxiliar na identificação do melanoma, os médicos seguem a regra do ABCDE: A de assimetria; B de bordas irregulares; C de cor, pois manchas com mais de uma cor ou totalmente pretas podem ser melanoma; D de diâmetro, pois lesões com mais de 5 mm são sinal de perigo; e E de evolução, uma vez que isso chama a atenção para a pinta ser investigada.

 

Como prevenir o surgimento das manchas de pele

Como vimos, grande parte dessas manchas tem a exposição ao sol como fator desencadeante. Porém, não é necessário se assustar e passar o verão dentro de casa.

Para que você consiga aproveitar a estação mais quente do ano e evitar as manchas de pele, é fundamental que você fique atento aos horários em que irá se expor ao sol. Logo, evite a exposição entre as 10h – 16h e faço o uso correto do filtro solar.

Confira as nossas dicas para uma aplicação correta do filtro solar:

  1. Aplicar 15 minutos antes da exposição ao sol;
  2. Reaplicar a cada 120 minutos ou 80 minutos na água;
  3. Reaplicar após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar-se com toalha ou ainda forte atrito com areia, pranchas e durante a exposição ao sol;
  4. Tomar especial atenção à cobertura de braços e pernas, inclusive partes posteriores dos joelhos e pés, que normalmente são esquecidas;
  5. Use regularmente o protetor solar com um FPS de amplo espectro de 30 ou mais;
  6. Crianças menores de 6 (seis) meses, consulte um médico. Se a quantidade aplicada não for adequada, o nível de proteção será significativamente reduzido.

O Safe Sea® é o protetor solar com diversos atributos, com fórmula exclusiva, com ele você e sua família estarão protegidos contra os raios UVA e UVB, evitando queimaduras e danos mais profundos à pele. Ainda, ele possui alto fator de proteção solar, o chamado FPS e não contém parabenos.

Além de todas estas vantagens, sua fórmula é inovadora, inibindo a ação das águas-vivas. O Safe Sea® oferece proteção dentro e fora d’água para você e sua família aproveitarem o melhor do verão com segurança.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.