Conheça o protetor solar de quem se preocupa com o meio ambiente

Os mares, que constituem aproximadamente 71% da superfície do planeta e abrigam uma grande diversidade biológica, têm sido um dos habitats mais afetados pela ação dos seres humanos. Por exemplo, os cientistas calculam que 30% dos recifes de corais já tenham sido degradados irreversivelmente e que, mantendo-se o atual ritmo de destruição, 90% deles irão desaparecer em 30 anos.

Além do aquecimento global e das toneladas e toneladas de lixo vão parar aos oceanos, os ecossistemas marinhos são ameaçados diariamente por substâncias tóxicas provenientes de produtos aparentemente tão inofensivos como os filtros solares. Uma vez aplicados na pele, eles se dispersam facilmente na água e destroem os corais.

Na contramão dessa tendência, Safe Sea® orgulha-se de ser um produto ecologicamente correto, o único do gênero a ostentar o título de “amigo do mar” (Friend of the Sea), por ser totalmente seguro para os animais aquáticos.

No post de hoje, mostramos por que o nosso protetor solar é o produto ideal para quem se preocupa com o meio ambiente e com a preservação da fauna e da flora marinhas, especialmente dos corais.

 

Continue a leitura e saiba mais!

 

O que são e qual a importância dos corais?

Os corais são animais marinhos que vivem em colônias. Eles têm um corpo que é chamado de “pólipo”, uma estrutura cilíndrica em forma de saco com uma cavidade interna que se abre apenas em uma extremidade, que atua como uma espécie de boca.  Um recife de corais é coberto por milhares de pólipos. Quando morrem, novos pólipos vão crescendo por cima dos esqueletos e a colônia vai se perpetuando.

Os corais têm importância fundamental para a vida marinha. Eles são considerados uma espécie de “floresta tropical” marinha pela biodiversidade que ajudam a sustentar – basta pensar cerca de um quarto de todas as espécies de peixes depende dessas estruturas para sobreviver.

Mas, como dissemos de início, os corais estão ameaçados por produtos como um simples protetor solar. De que forma isso acontece?

 

Como os protetores solares agridem o meio ambiente?

A resposta à pergunta acima passa pela substância benzofenona-3, também conhecida como “oxibenzona”.

Trata-se do composto mais comum encontrado nos filtros solares químicos. De origem orgânica e relativamente barata, a oxibenzona é cosmeticamente bem aceita e bastante eficaz na proteção contra os raios UVA e UVB.

Apesar dessas vantagens, diversos estudos têm apontado o potencial tóxico desse composto para a vida marinha. Vamos compreender como essa ameaça se dá.

Em primeiro lugar, anote esta informação: o tempo de permanência da benzofenona-3 no meio ambiente é grande. Depois da aplicação sobre a pele, ela é capaz de penetrar na corrente sanguínea humana e aí permanecer podendo ser detectado até mesmo no leite materno.

Agora, entenda que os corais são estruturas delicadas, que dependem de um complexo equilíbrio para a sua sobrevivência e reprodução. Quando um banhista entra no mar depois de ter aplicado um protetor solar com oxibenzona, esse composto logo se solta da pele para as águas e se espalha por grandes distâncias, permanecendo por bastante tempo, como já referimos.

Ora, quando entram em contato com a oxibenzona, os frágeis e delicados corais absorvem essa substância e, logo em seguida, morrem. “Logo em seguida” não é força de expressão: em até 96 horas depois de terem entrado em contato com o composto, os corais já se mostram esbranquiçados e, portanto, sem vida.

 

Como Safe Sea® se diferencia dos demais protetores solares?

Safe Sea® é um protetor solar diferente de tudo que existe no mercado, não só por uma série de funções únicas, mas também por sua fórmula livre de quaisquer substâncias tóxicas, como a oxibenzona.

Além disso, essa fórmula de textura leve e agradável é ultra-resistente, não se dissipando na água logo após a imersão e sendo capaz de manter 97% da sua eficácia por até 80 minutos dentro do mar. Assim, quando realizamos testes in vivo do comportamento de espécies marinhas em águas expostas ao nosso produto por 24 horas, percebemos que Safe Sea® não oferece quaisquer riscos para a vida dos corais.

Reconhecendo essa preocupação, a organização Friend of the Sea, um dos principais organismos que certifica internacionalmente práticas sustentáveis, conferiu a Safe Sea® o cobiçado título de produto “amigo do mar”.

Somos o primeiro protetor solar do mundo a carregar esse selo de certificação, outorgado por um exigente comitê técnico independente, composto por especialistas e ambientalistas.

 

Safe Sea®: o protetor solar único

“Se você tiver a sorte de ser diferente, não mude nunca”.

Na Safe Sea®, esse ditado faz parte da nossa filosofia. Com orgulho, nós nos diferenciamos de outros protetores solares por oferecermos uma fórmula única resistente à água, que não se dissipa na água do mar. Além de ajudar a preservar a vida dos corais, Safe Sea® é um dos únicos protetores solares 100% veganos à disposição do público brasileiro.

Mas as características únicas não ficam por aí.

Safe Sea® proporciona alta proteção (FPS50) contra os raios UVA e UVB e é o primeiro produto do gênero que inibe a ação das águas-vivas, animais marinhos comuns na costa brasileiras e que causam ferimentos quando entram em contato com a pele humana – tudo isso sendo um protetor solar hipoalérgico, indicado para as peles mais sensíveis de adultos e crianças.

Portanto, se você se preocupa com o meio ambiente e com a saúde da sua pele e quer aproveitar o Verão despreocupado, Safe Sea® é o protetor solar ideal para você e para a sua família e pode ser encontrado nas melhores farmácias.

 

Por hoje, é tudo. Gostou deste post? Sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar atualizado, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

 

Até o próximo post!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Os comentários estão desativados.