Mulher com pele linda

Tenha a pele perfeita com uma alimentação saudável!

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele é também o nosso órgão mais visível. Por isso, ela atua como uma espécie de “cartão de visitas”, sendo a primeira coisa que vemos quando olhamos para alguém. O desafio é que a nossa pele sofre com a influência de diversos fatores, como a variação hormonal, o estresse, a poluição, a exposição solar – e a alimentação.

Sim, embora muitas pessoas negligenciem esse último fator, a verdade é que a nossa dieta impacta diretamente na aparência da nossa pele. E a Ciência tem mostrado inúmeras evidências disso. Por exemplo, segundo um estudo publicado em 2011 por pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, a simples ingestão de frutas e vegetais pode deixar-nos mais atraentes em apenas seis semanas – isso mesmo, seis semanas!

A explicação para isso está no fato de que o componente principal de alguns vegetais, o carotenoide, é um antioxidante responsável pela coloração vermelha encontrada em alimentos como tomate, pimentão, ameixa e cenoura. Após ser ingerida, essa vermelhidão “impregna” na pele humana sob a forma de um brilho dourado, dando-nos aquele “coradinho de saúde” tão comumente associado à beleza.

Quer mais exemplos de quais alimentos podem ajudar a deixar a pele com viço, hidratada, livre de manchas e rugas – em suma, mais bonita e saudável? Esse é o assunto do post de hoje. Então, vem com a gente e continue a leitura para saber mais!

 

Pele hidratada

Você já deve saber que cerca de 70% do corpo humano é água. E ingerir água potável é um dos hábitos mais saudáveis ​​que você pode adotar em prol da sua pele. Quando bebemos esse líquido em abundância ao longo do dia, fornecemos aos órgãos internos e à pele a umidade que perdemos pelo suor e em outros processos naturais. 

Além dessa ação hidratante, a água também faz uma espécie de “faxina interna”, ajudando a expelir toxinas e radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Então, beba no mínimo dois litros de água por dia, todos os dias.

 

Tchau, rugas!

As rugas são linhas marcadas que surgem na pele como sinal do passar do tempo e como consequente resultado da perda de colágeno, elastina e ácido hialurônico – todas substâncias associadas à firmeza da nossa tez. Tais linhas podem aparecer sobretudo próximo dos olhos, abaixo da boca, abaixo do nariz e em outras áreas, como na testa.

Quando ingerimos alimentos com gorduras saudáveis, como o ômega-3, podemos não só contribuir para uma melhora do aspecto das rugas, como também para um retardamento do aparecimento delas.

Óleos e gorduras saudáveis podem ser encontrados em peixes, nozes e azeite. Ao consumir tais alimentos oleosos regularmente, juntamente com outras proteínas saudáveis, ajudamos o nosso organismo a produzir colágeno. Com o aumento da produção dessa substância, a pele fica mais lisa e macia e isso ajuda a prevenir a flacidez e o aparecimento prematuro de rugas.

 

Menos manchas

Um aliado contra as indesejáveis manchas é o cacau. Ele apresenta em sua composição uma substância chamada “teobromina”, que tem uma ação foto protetora.

Outra boa dica para esse problema são os betacarotenos, encontrados em alimentos como o mamão, a manga, a cenoura, os espinafres e os brócolis, por exemplo. Além de serem antioxidantes, também ajudam a proteger a pele contra os raios UV, um dos principais agentes causadores de manchas.

 

Acne, ninguém merece

“Chocolate dá espinha?” Essa é a pergunta que 10 entre 10 adolescentes querem saber.

Existe, sim, uma ideia cristalizada no inconsciente coletivo segundo a qual o chocolate é inimigo de uma pele bonita. Mas não é bem assim. O cacau (principal ingrediente do chocolate), inclusive, contém antioxidantes (ORAC) e alguns minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre), que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.

O problema é que essas guloseimas apresentam alto teor lácteo e têm grande quantidade de carboidratos (açúcares refinados) – a sua ingestão em demasia pode, sim, provocar o aparecimento e a piora da acne. Portanto, o melhor é ficar longe de alimentos e bebidas açucaradas e com alto teor de gordura.

Mas se você tem pele acneica e é chocólatra, prefira as versões amargas, com maior teor de cacau. Arroz, macarrão e farinha integral, além de grãos como a quinoa e a aveia são boas opções que devem ser incluídas na sua dieta.

 

Prevenção do melanoma

O melanoma é uma forma perigosa de câncer de pele que geralmente ocorre devido à ação dos raios solares e à ausência de protetor solar. Dietas saudáveis ​​para o coração, compostas por peixes e folhas verdes em abundância, estão associadas a uma menor incidência desse tipo de doença.

E você, quais desses alimentos aqui citados já fazem parte da sua dieta para uma pele saudável? Conte-nos a sua experiência aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais – siga-nos no Instagram e curta também a nossa página no Facebook.

 

Até o próximo post!

 

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