Homem com queimadura de água viva nas costas

Saiba como agir em caso de queimadura por água-viva

Com a temporada de verão em alta, os casos de ferimentos provocados por águas-vivas vem se tornando mais comuns. Nesta hora, a maioria das pessoas não sabe como agir, ou pior, age de forma errada, o que pode complicar a situação.

Embora o contato com essa criatura marinha cause muita dor, ardência e vermelhidão, que realmente são sintomas de queimadura, na verdade a lesão acontece pelo envenenamento provocado pelas toxinas da água-viva.

Também conhecido como medusa, este animal que habita os oceanos tem células especiais chamadas cnidócitos. Localizados nos tentáculos, os cnidócitos contêm estruturas semelhantes a agulhas, onde é armazenado o veneno que o animal usa como defesa.

Como o contato é entendido como uma ameaça pela água-viva, ela dispara estas “agulhas” contra a pele em alta velocidade. Logo em seguida, estas estruturas se rompem e liberam as toxinas que causam o ferimento semelhante a uma queimadura.

Como agir depois desse contato? Descubra a seguir!

 

Como tratar ferimento de água viva

Se você for atingido por uma água-viva ou sentir uma dor repentina enquanto estiver no mar, a primeira atitude deve ser sair da água para evitar novos ferimentos.

Além disso, embora a maior parte dos acidentes se restrinja à lesão local, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas perigosas, levando ao edema de glote (bloqueio da garganta) e ao choque anafilático. Estas complicações já são bastante graves sozinhas e ainda podem causar afogamento.

Assim que sair da água, siga estas medidas para aliviar a lesão causada pela água-viva:

1. A água do mar é um ótimo remédio

O primeiro cuidado é lavar a região com água do mar ou soro fisiológico, se disponível, para remover os tentáculos e aliviar a dor. Lembre-se de não esfregar a região, pois isso pode romper as estruturas que liberam veneno.

2. Jamais lave com água doce

Não lave o ferimento com água mineral ou da torneira, pois a água doce estimula a liberação das toxinas pelas células do animal, o que vai agravar a lesão e a queimação. A água doce só pode ser aplicada depois que todos os tentáculos foram removidos.

3. Nada de urinar no ferimento

Diferente do que se costuma acreditar, não é recomendável passar urina, sabonete, álcool e limão no local afetado, pois eles podem agravar a irritação e levar a consequências ainda piores.

4. Remova os tentáculos de forma segura

Os tentáculos da água-viva não penetram na pele, mas podem ficar grudados em sua superfície. Assim, depois de lavar a região com água do mar, proteja a mão com um papel ou utilize um objeto como um cartão de crédito ou palito de picolé para removê-los.

5. O vinagre é de grande ajuda

Depois dos primeiros cuidados, faça uma compressa com vinagre na região afetada por 30 minutos. Esta substância contribui para neutralizar as toxinas, reduzindo a intensidade da reação.

6. Proteja a região do sol

A área afetada pela água-viva ficará sensibilizada até a cicatrização completa, de modo que a exposição ao sol pode agravar a lesão e levar à formação de bolhas. Desta maneira, recomenda-se o uso de protetor solar com FPS 30 ou superior, além de cobrir a região com roupas leves.

 

Quando procurar atendimento médico

Em geral, os ferimentos causados por água-viva são lesões restritas ao local afetado e não oferecem complicações. Contudo, algumas pessoas podem ser mais sensíveis às toxinas ou o animal em questão pode ser de uma espécie mais perigosa, o que requer uma avaliação médica.

Caso a pessoa atingida seja uma criança pequena com tendência a alergias e ela apresente vômitos ou dificuldades respiratórias depois da lesão, recomenda-se procurar o pronto-socorro imediatamente.

Além disso, se os sintomas persistirem por mais de um dia ou houver a formação de bolhas, é necessário se consultar com o dermatologista para que ele prescreva o tratamento necessário.

 

Qual a melhor forma de prevenir estes acidentes?

Muitas pessoas acreditam que a única forma de estar protegido contra os ferimentos das águas-vivas é deixando de entrar na água do mar. Entretanto, com o avanço da tecnologia e das pesquisas, é possível sim aproveitar o verão sem se restringir aos banhos de mar de maneira segura.

Com o Safe Sea® a sua diversão é garantida. Afinal, ele tem o poder inibidor dos ferimentos causados pelas águas-vivas, além de proteger a sua pele contra o sol.

Mas para que se tenha o efeito esperado, é preciso seguir todas as instruções, aplicando em todo o corpo antes de entrar na água e replicar a cada 80 minutos de banho de mar.

Se interessou pelo protetor solar Safe Sea®? Compre hoje mesmo nas lojas parceiras e tenha uma proteção completa contra as águas-vivas e o sol!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.