Mulher passando o protetor solar da Safe Sea

Saiba a importância do protetor solar para o rosto e como usar

A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Ela garante a proteção contra diversos agentes infecciosos e possibilita a termorregulação do organismo.

Além disso, ela dá-nos muitas vezes indicativos importantes do nosso próprio estado de saúde – isso é ainda mais verdadeiro quando pensamos na pele do rosto. Afinal, a primeira coisa que reparamos em uma pessoa é em seu rosto.

Sem exageros pode-se dizer que essa parte do nosso corpo opera como o nosso cartão de visitas. Por isso, precisamos dar-lhe uma atenção especial.

Um dos rituais básicos de cuidados diários da pele do rosto é a aplicação do protetor solar. Neste post, mostramos por que ele é importante e como deve ser aplicado corretamente na região. Continue a leitura e saiba como ter uma pele do rosto mais bonita e saudável.

 

Proteção contra o envelhecimento

A pele do rosto é mais sensível e fina – a espessura camada mais superficial da pele, a chamada “epiderme”, no rosto é, em média, apenas de 0,12 mm, basicamente a espessura de um fio de cabelo. Essa é uma das razões pelas quais a pele do rosto envelhece mais rápido do que aquela que reveste outras partes do corpo.

Outra razão essencial para o envelhecimento facial tem que ver com um agente externo: o Sol. Os raios ultravioleta do tipo A (UVA) irradiados pelo nosso astro rei, são capazes de penetrar profundamente nas células da nossa pele e criar os chamados “radicais livres”. Eles são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo, ao interagir com o colágeno e a elastina, substâncias que dá sustentação e elasticidade à pele.

O protetor solar possui componentes capazes de bloquear a parte nociva da luz proveniente do Sol e neutralizar a sua ação. Por isso, usar protetor solar no rosto é uma excelente forma de retardar o envelhecimento precoce.

 

Proteção contra o câncer de pele

Se os raios UVA provocam envelhecimento, os raios UVB têm uma ação ainda mais prejudicial. Eles penetram na epiderme e provocam queimaduras solares e câncer de pele, o mais frequente tipo de câncer no Brasil, um país com exposição solar abundante devido à sua localização geográfica.

Esse tipo de câncer ocorre principalmente nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como rosto, o pescoço e as orelhas. Por isso, usar protetor solar na área facial, mais do que uma questão de beleza, é um ritual de saúde. O produto bloqueia os raios UVB nocivos e faz com que essa radiação “pule” um degrau em seu nível de energia, o suficiente para se transformar em energia inofensiva.

 

Dicas de uso

Agora que você já conhece as duas principais razões para se usar protetor solar confira a seguir as cinco principais dicas de uso para aplicar corretamente o produto e estar sempre protegido.

#1: Aplique o protetor solar no rosto todos os dias do ano – independentemente de o dia estar nublado, de ser inverno ou de você estar de folga em casa. Os raios UVA e UVB estão por toda a parte e, além disso, a própria luz que emana das lâmpadas e dos aparelhos eletrônicos, como computadores e televisores, é prejudicial à pele do rosto.

#2: Não se esqueça de reaplicar o protetor solar no rosto a cada duas ou três horas – é a reaplicação que garante a continuidade da proteção da pele. Muitas pessoas aplicam o protetor apenas uma vez por dia, de manhã; lá pela hora do almoço, precisamente quando o sol está mais quente e os raios UVB, até 150 vezes mais fortes, a pele do rosto já estará desprotegida. A periodicidade da reaplicação depende do grau de exposição solar – por exemplo, na praia o ideal é que seja de duas em duas horas ou após cada mergulho.

#3: Use a “regra da colher de chá” como medida – uma colher de chá é a medida ideal de protetor solar para o rosto. Menos do que isso, a pele não ficará coberta uniformemente e você poderá estar desprotegido.

#4: Espalhe bem o protetor solar – especialistas recomendam evitar os movimentos circulares, traçando, em vez disso, linhas horizontais e paralelas para distribuir o produto pela pele do rosto. Não deixe de passar nas sobrancelhas, orelhas e também perto da linha do cabelo.

#5: Use a regra dos 20 minutos de antecedência – aplique o protetor solar no rosto pelo menos 20 minutos antes de sair de casa. Esse é o tempo ideal para a pele absorver o produto e começar a fazer o efeito pretendido.

Escolha um protetor solar com, no mínimo, FPS 30. Depois, é só seguir as nossas dicas que você dará um importante passo, rumo a uma pele bonita, saudável e bem cuidada.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *