Incidentes com águas-vivas

Veja qual a época do ano mais propícia a águas-vivas no Nordeste e como se prevenir

O Nordeste brasileiro é conhecido por suas belas praias, com águas cristalinas, quentes e cheias de vida. Porém também é uma região propícia a ataques de águas-vivas em sua grande faixa litorânea.

As águas-vivas preferem águas mais quentes, principalmente em épocas de reprodução de espécies. Neste sentido, um dos principais animais a aparecer durante o verão é a caravela portuguesa, um tipo de água-viva muito venenosa.

A seguir vamos ver um pouco mais sobre quais circunstâncias levam a ter mais águas-vivas nas águas do nordeste e época do ano que ela aparece. Continue a leitura!

 

Qual a época do ano as águas-vivas são frequentes?

No Nordeste brasileiro, apesar de ter águas mornas o ano inteiro e temperaturas em grande parte acima de 25 oC, as águas-vivas estão mais presentes na segunda metade do ano.

De acordo com bombeiros do Ceará, essa época do ano possui uma boa temperatura da água e ventos fortes vindos do mar, o que leva as caravelas e águas-vivas direto para a faixa de areia.

Isso coincide com a época de reprodução da espécie, o que torna mais comum ainda encontrar esses animais e acabar sofrendo ataques, com queimaduras sérias.

Nas praias do Ceará é muito comum aparecer caravelas durante os meses de agosto à outubro e não somente as caravelas, mas existe cerca de outras cinco espécies que são comuns nessa época:

  1. Medusa da lua;
  2. Medusa repolho;
  3. Chrysaora lactea;
  4. Água-viva bola de canhão;
  5. Cassiopeia andrômeda.

 

Como saber se fui vítima de uma água-viva?

É quase impossível resistir a um banho de mar, certo? Caso você sinta que uma água-viva encostou em você ou alguém da sua família sofreu algum ataque, fique de olho nas possíveis reações.

Alguns dos sintomas são:

  • Coceira intensa;
  • Vermelhidão da área afetada. A vermelhidão pode tomar formas de linhas, indicando o contato com tentáculos na região;
  • Inflamação da área circundante;
  • Queimação e dor na região afetada;
  • Potencial reação alérgica a toxina da água-viva.

Para não correr riscos, sempre consulte um guarda-vidas próximo ao local de banho para ter certeza de que a água é apropriada e não existem riscos de ataques, principalmente quando tiver crianças juntas.

Regiões em que são avistadas águas-vivas são sinalizadas por uma bandeira roxa, portanto, fique atento!

 

Como prevenir acidentes com águas-vivas?

Para evitar os acidentes com águas-vivas e caravelas portuguesas, o ideal é seguir as dicas de prevenção do Corpo de Bombeiros:

  • Esteja sempre em área com guarda vida;
  • Pergunte ao guarda-vidas se existe presença de águas-vivas no local. Se houver, não entre na água;
  • Saia da água imediatamente ao avistar qualquer coisa que se pareça com uma água-viva;
  • Não toque nas águas-vivas, mesmo as que aparentam estar mortas na areia;
  • Caso for queimado, saia imediatamente da água;
  • Não use nenhuma substância para aliviar a dor ou o vermelhidão que não seja vinagre ou água do mar;
  • Caso sintomas de alergia apareçam, como vômito ou náusea, é recomendado ir a um pronto socorro, sem fazer uso de nenhum remédio sem recomendação médica.

Como se prevenir sem perder a diversão?

Como o número de águas-vivas é grande na região do nordeste brasileiro, principalmente na segunda parte do ano, com grande atenção entre agosto e outubro, o melhor é sempre se prevenir.

O avanço da tecnologia vem ajudando muito quem não abre não de um bom banho de mar, principalmente durante os dias quentes. O protetor solar Safe Sea® é o único no mundo a ter dupla ação: protege contra os raios solares e ainda tem função inibidora de águas-vivas.

Desta forma, você e sua família poderão curtir o passeio da melhor forma, sem preocupações com o sol ou as águas-vivas. Mas lembre-se: Safe Sea® precisa ser reaplicado a cada uma hora para garantir uma proteção efetiva!

Ele é indicado para crianças acima de seis meses e todos os tipos de pele, já que tem fórmula livre de parabenos e com ação hidratante.

Para quem quer garantir um verão mais tranquilo e seguro, basta procurar Safe Sea® nas melhores farmácias e surf shop do Brasil.

Para continuar por dentro de todas as novidades que postamos semanalmente aqui no blog, siga a gente no Instagram ou curta a nossa página no Facebook.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.