Mar com o certificado Friend Of The Sea

O que é o selo Friend Of The Sea®?

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHP), a produção convencional de cosméticos e dermocosméticos utiliza mais de 10 mil POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes), substâncias altamente resistentes à degradação e que permanecem no ambiente ou se acumulam no nosso organismo, podendo causar problemas tanto para os seres humanos quanto para os demais seres vivos.

Na contramão dessa tendência, algumas marcas têm investindo em soluções sustentáveis, que reduzam os impactos ambientais.  É o caso de Safe Sea®, que traz ao mercado brasileiro um dos únicos protetores solares veganos à disposição do público. Como atestado dessa preocupação e responsabilidade ambiental, Safe Safe também ostenta o cobiçado selo de “Friend Of The Sea”.

Mas o que vem a ser tal título, o que ele significa e que segurança dá ao consumidor? Neste post, mostramos as repostas a essas perguntas. Confira a seguir!

 

O que é a organização Friend Of The Sea?

A Friend Of The Sea é uma organização não governamental fundada 2008 por Paolo Bray, diretor internacional do Dolphin-Safe Project do Earth Island Institute, uma importante iniciativa que salvou milhões de golfinhos da morte em redes de pesca de atum e iniciou um movimento de demanda por alimentos do mar que sejam sustentáveis.

Atualmente, o projeto está ligado a World Sustainability Organization, organização internacional que desenvolve um trabalho humanitário e de proteção ambiental. Nesse contexto, a Friend Of The Sea tem a função de certificar produtos e serviços que respeitam e protegem o ambiente marinho, sendo a única do mundo a desempenhar tal função para todos os tipos de animais do mar.

O certificado identifica práticas sustentáveis em atividades como a pesca, a aquacultura, óleos Ómega-3 e produtos diversos. Além disso, a organização também certifica projetos piloto relacionados a restaurantes, transporte marítimo, observação de baleias e golfinhos, aquários, peixes ornamentais e, como no caso de Safe Sea®, produtos cujas características de uso influenciem na vida marinha. 

Com um Comitê Técnico composto por especialistas e ambientalistas com anos de atuação nas causas ambientais, a Friend Of The Sea já certificou 939 companhias e 1220 produtos em mais de 70 países.

 

Como se dá o processo de certificação?

A organização entende que a destruição de habitats, a poluição e a acidificação de oceanos causados por pesca insustentável, comércio marítimo e outras atividades humanas têm causado um grave declínio na saúde dos mares, colocando em risco o acesso a recursos marinhos vitais. Sendo, assim, urge uma gestão sustentável dos recursos aquáticos como único modo de assegurar um futuro para os nossos oceanos e, consequentemente, para o consumo humano de alimentos do mar.

Por isso, é tão importante identificar e premiar práticas de excelência – e esse é o papel da Friend Of The Sea. O Comité Consultivo da organização definiu os critérios para o processo de certificação após consultar ambientalistas, importantes ONGs e as opiniões de partes interessadas. Desde 2008 que, com inovações contínuas, várias modificações foram implementadas até se chegar ao exigente processo atualmente posto em prática pela organização.

Com a ajuda de organismos de certificação credenciados independentes, a certificação avalia, por exemplo, se os produtos causam algum tipo de dano à vida marinha, se afetam até mesmo o fundo do mar e se cumprem todos os requisitos legais.

 

No caso de Safe Sea®, o que significa o selo de “Friend the of Sea”?

Safe Sea® é o primeiro e único protetor solar do mundo que inibe a ação das águas-vivas.

Ao mínimo contato com a pele humana, esses animais marinhos liberam uma substância tóxica, que causa dores fortes na vítima. Com uma fórmula única, Safe Sea® atua como um inibidor físico e químico dos ataques desses animais, oferecendo praticamente 100% de proteção aos banhistas. O mecanismo de atuação deste produto único é baseado em um resposta natural às águas-vivas encontrada em uma espécie de peixe palhaço, que apresenta imunidade aos acidentes causados por esses animais.

Devido a essa característica única, Safe Sea® é muito utilizado por banhistas. Daí surge a preocupação com os impactos que o produto causa uma vez disperso na água. Estudos recentes mostraram que a benzofenona-3, um ingrediente muito comum nos filtros solares, contribui para a degradação dos recifes, pois afeta o DNA e perturba a reprodução e o crescimento dos corais.

Além de ser ultra resistente à água, mantendo 97% da sua eficácia por até 80 minutos dentro do mar, testes in vivo do comportamento de peixes e anêmonas em águas expostas a Safe Sea® por 24 horas demonstraram que o filtro solar é seguro para os organismos aquáticos, não causando quaisquer danos às espécies desse habitat. Por isso, a Friend Of The Sea concede-nos o cobiçado título de produto “amigo do mar”.

Para além disso, Safe Sea® possui uma fórmula livre de parabenos, substâncias que desencadeiam alergias, irritações e sensibilizações cutâneas e podem gerar doenças como câncer de mama e de pele.

Protetor solar vegano, natural e ecologicamente correto, sem toxicidade e sem parabenos: essas características fazem de Safe Sea® um produto único no mercado.

Adquira o seu Safe Sea® aqui e curta o seu verão!


Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

 

Deixe um comentário