Uma água-viva no mar

Como prevenir lesões por água-viva

Todo mundo quer aproveitar o verão numa boa, curtir bem o sol, o mar e fazer uma reserva de alegria e energia para o resto do ano. Contudo, uma das principais ameaças ao sossego dos banhistas e surfistas nessa época do ano são as lesões causados por água-vidas, animais marinhos que secretam um tipo de veneno que é tóxico à pele humana como movimento de defesa.

Somente no estado de Santa Catarina, na temporada de 2018/2019, que foi de 04 de outubro de 2019 a 15 de abril de 2019, o Corpo de Bombeiros registrou 11.735 casos de acidentes envolvendo esses animais. Embora tais acidentes apresentem gravidade de pequena ou moderada, o certo é que causam dores que podem durar até 24 horas e deixam marcas vermelhas na pele – popularmente conhecidas como “queimaduras”, elas são resultado da ação do veneno liberado durante o contato com o animal.

Neste post, apresentamos dicas simples e efetivas de como banhistas e surfistas podem driblar esta ameaça e prevenir as lesões causadas por águas-vivas. Continue a leitura e saiba como garantir um verão ainda mais tranquilo!

 

Sabendo identificar a água-viva e sua subespécie mais comum

A água-viva é um animal marinho de corpo comprido, em formato de um guarda-chuva gelatinoso e transparente, que possui um mecanismo de defesa que o leva a liberar substâncias ao mínimo toque na pele humana. Uma subespécie que merece a nossa atenção, pois é comum no Sul do país, é a das caravelas – nome curioso que faz referência ao fato de, assim como a famosa embarcação portuguesa, estes animais andam ao sabor do vento e das correntes marítimas.

Águas-vivas e caravelas basicamente se distinguem entre si pelo tamanho e pelo nível de periculosidade. As caravelas são maiores e ainda mais venenosas; seus tentáculos podem causar lesões com mais de 20 cm ao mínimo contato com a pele humana. As cores característica– azul, rosa e roxo – costumam atrair as crianças, que acabam por se ferir ao tocar nesses animais, não só na água, mas também na areia. É preciso cuidado redobrado por parte dos pais.

 

Cuidados básicos de prevenção

No litoral catarinense, o Corpo de Bombeiros usa a bandeira lilás para alertar os banhistas da presença de águas-vivas animais na água do mar. Quando esta bandeira estiver vigente, recomenda-se evitar nadar, surfar ou até mesmo ficar na areia perto do mar. Mesmo se a bandeira lilás não estiver desfraldada, o ideal é perguntar ao bombeiro sobre a presença desses animais na água.

Se durante um mergulho, avistar um espécime dessas, alerte o Corpo de Bombeiros. Também recomenda-se evitar entrar na água durante a noite, quando a visibilidade é reduzida. E muito importante: nunca se deve tocar nas águas-vivas, mesmo aquelas que parecem estar mortas na areia da praia.

 

Safe Sea®: prevenção inovadora

Como ficou evidente nas dicas anteriores, as formas mais comuns de prevenção para os incidentes causados por águas-vivas envolviam, basicamente, a prática nada agradável de… deixar de aproveitar o verão.

Agora, essas práticas preventivas ganham um aliado de peso: Safe Sea®, o primeiro e único protetor solar do mundo que inibe a ação das águas-vivas. Criado para as praias do Mediterrâneo, onde se verifica uma altíssima incidência de problemas relacionados a esses animais, o produto vem em fórmula de creme e contém ingredientes únicos, que protegem contra os envenenamentos ao formar uma barreira de proteção sobre a pele. Essa barreira atua como um inibidor contra as toxinas liberadas pelas águas-vivas.

As vantagens não param por aí. Diferentemente de outras marcas, Safe Sea® protege a pele dos poluentes ambientais e a sua fórmula adere à pele, não se dispersando na água – tanto assim é, que dura cerca de 80 minutos mesmo em total imersão.

Com um FPS 50 contra raios UVA e UVB, a sua composição é dermatologicamente testada, hipoalergênica e indicada inclusive para peles sensíveis de crianças e adultos.

Agora que já podemos falar em prevenção de verdade contra as águas-vivas, você e sua família podem desfrutar do verão com menos preocupações!

Adquira o seu Safe Sea® aqui e curta o seu verão!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário