Queimaduras de sol

5 dicas para te ajudar a tratar queimaduras de sol

Você tomou aquela “torrada” por ficar muito tempo no sol e agora está todo ardido? Se você já está sofrendo, saiba que existem algumas dicas de como aliviar a queimadura de sol, mas o melhor mesmo é prevenir esta situação.

Afinal, além de deixar a pele vulnerável a infecções, as queimaduras solares aceleram e acentuam o processo de envelhecimento, fazendo com que as rugas e manchas surjam mais cedo e com mais intensidade. A consequência mais grave, porém, é o aumento do risco do câncer de pele, o tipo mais comum no mundo todo.

 

5 dicas para aliviar a queimadura de sol

Quando se trata de uma queimadura de primeiro grau, ou seja, que afeta apenas a camada mais superficial da pele, deixando-a vermelha, quente e dolorida, mas sem formar bolhas, é possível lidar com ela em casa.

Contudo, queimaduras mais graves ou mais extensas precisam de atendimento médico. Confira nossas dicas de como aliviar a queimadura de sol. 

Caso exista muito desconforto, é recomendado procurar atendimento médico, para iniciar um tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de pomadas antibióticas, analgésicas ou anti-inflamatórias, por exemplo.

1. Esfrie bem a pele

A primeira dica é talvez a mais importante em todo o processo de cuidar de uma queimadura solar e consiste em esfriar bem a pele. Para isso, deve-se tomar um banho com água fria, deixando a água correr no local afetado por 5 a 10 minutos, para garantir que todas as camadas da pele esfriam e deixam de queimar.

2. Aplique compressas frias de camomila

Após esfriar a queimadura é normal que o desconforto se mantenha, especialmente se estiver muito calor. Por isso, uma forma de aliviar o desconforto e manter a queimadura fria consiste em aplicar compressas frias, que podem ser feitas com chá de camomila. A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a reparar a pele. No entanto, qualquer tipo de compressa fria vai ajudar bastante a combater o desconforto.

Para fazer compressas frias de camomila, deve-se fazer um chá, deixar na geladeira até gelar e depois molhar uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo no chá. Por fim, deve-se retirar o excesso de líquido e aplicar as gazes sobre a pele queimada, deixando atuar por vários minutos, várias vezes ao dia.

3. Evite produtos de higiene

Os produtos de higiene, como o sabão e o sabonete, podem agredir a pele, favorecendo seu ressecamento. Por isso, em caso de queimadura de sol, o mais indicado é tomar um banho somente com água, pelo menos no local afetado, e sem esfregar a pele. Na hora de secar, também não é recomendado usar a toalha no local da queimadura, deixando-se secar ao ar livre.

4. Mantenha a pele hidratada

Outra dica muito importante é hidratar bem a pele todos os dias, logo após o banho e várias vezes ao dia, aplicando um bom creme hidratante para combater o ressecamento da pele afetada. Também podem ser usados cremes hidratantes e calmantes à base de plantas medicinais, como babosa, pois isso vai acalmar ainda mais a pele, diminuindo o desconforto.

Para hidratar a pele de dentro para fora, é também recomendado beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

5. Consumir alimentos cicatrizantes

Alguns alimentos como o leite, o iogurte, o ovo, o atum ou o brócolis possuem propriedades cicatrizantes que ajudam a cuidar da pele e diminuir a inflamação da queimadura, promovendo uma recuperação mais rápida. Ao contrário, alimentos ricos em açúcar ou com muitos aditivos podem prejudicar a recuperação.

Assim, fazer uma alimentação rica em alimentos cicatrizantes e pobre em alimentos industrializados, por exemplo, é outra excelente forma de nutrir o corpo e ajudar na cicatrização da queimadura. Veja uma lista mais completa de alimentos cicatrizantes.

 

Malefícios da falta de proteção solar

A falta do uso do protetor solar pode trazer grandes danos a pele, muito além das vermelhidões e irritações das queimaduras. Quando a exposição é realizada constantemente, a consequência mais importante é o surgimento do câncer de pele, que é a forma de câncer mais comum no Brasil.

Além disso, a exposição ao sol sem proteção pode também causar: envelhecimento precoce da pele; surgimento de lesões pré-malignas, como as queratoses actínicas; causar manchas escuras, como as melanoses solares; diminuir a imunidade da pele, predispondo a infecções locais; e piorar doenças preexistentes, como a rosácea e o melasma.

Diante de todos estes problemas causados pela falta de proteção solar UVA e UVB, reunimos alguns cuidados essenciais a seguir. Confira!

 

Como estar bem protegido contra as queimaduras solares?

Para que você esteja protegido dos efeitos do sol, é essencial utilizar filtro solar diariamente, até em dias chuvosos ou de inverno. Além disso, evite o sol das 10h às16h e não esqueça de acessórios como chapéus, bonés e óculos escuros.

a boa notícia é que você pode contar com o Safe Sea®! Além de proteger a sua pele contra o sol, ainda possui fórmula hipoalergênica e hidratante. Isso significa que o nosso produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia.

Também, o Safe Sea® possui uma fórmula livre de parabenos e inibidora de águas vivas. Desta forma, você tem a certeza de estar totalmente protegido, dentro e fora da água.

Por hoje, é tudo. Gostou deste conteúdo? Saiba então que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando as nossas postagens, siga a gente no Instagram ou curta a nossa página no Facebook.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.