Mulher passando creme na pele

Descubra o que são parabenos e os seus riscos para a saúde

É muito comum encontrarmos diversos produtos, principalmente cosméticos, que contenham parabenos. Estes nomes estranhos que lemos nos rótulos e que são desconhecidos para nós podem oferecer um grande risco à nossa saúde.

Mas, você sabe, exatamente, quais os riscos em utilizar produtos com esta substância na sua pele? Hoje, vamos te explicar direitinho o que são parabenos, seus malefícios e como evitar seu uso. Vem com a gente!

 

O que são parabenos, afinal?

Os parabenos são substâncias químicas utilizadas como conservantes em produtos cosméticos e até alimentos. Seu alto poder de conservação e seu preço mais acessível, o tornou o principal composto utilizado com este fim pela indústria.

Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno.

Eles permitem que as preparações nas quais são utilizadas tenham um prazo de validade bastante estendido, evitando a proliferação de bactérias e o surgimento de fungos. Porém, estudos mais recentes vêm atribuindo um lado negativo aos parabenos.

 

Quais os riscos da utilização dos parabenos?

Começaram a surgir questionamentos quanto ao uso de parabenos após a publicação de uma pesquisa de médicos oncologistas da Universidade de Reading, na Inglaterra, em 2004. Segundo os oncologistas, foram encontrados resquícios de parabenos em certos tipos de tecidos tumorais, como o câncer de mama.

Outra pesquisa, feita em 2002 pelo Laboratório de Saúde Pública de Tóquio, apontou que propilparabeno pode afetar negativamente a fertilidade em mamíferos.

A explicação é que os parabenos possuem ação estrogênica, ou seja, atuam como hormônios em nosso organismo, interferindo no sistema endócrino. Isso causa um desequilíbrio que pode gerar inúmeros problemas, e está associado ao surgimento do câncer.

Se utilizados sobre pele irritada ou lesionada, os parabenos são ainda mais perigosos, podendo potencializar a irritação e causar complicações. Pacientes oncológicos em tratamento podem ter o sistema imunológico debilitado, deixando-os mais propensos não somente a contraírem bactérias e fungos, mas também aos efeitos de produtos químicos.

O risco da utilização de parabenos é alto e não deve ser negligenciado. Além de piorar as lesões existentes, estes componentes podem ocasionar o surgimento de outras.

Os estudos levaram a Comunidade Europeia a banir ou restringir o uso de alguns parabenos, sendo que a Dinamarca é o primeiro país a proibir completamente a sua utilização em produtos cosméticos para crianças abaixo de três anos.

No Brasil, este componente ainda é encontrado em muitos produtos, sendo que nós precisamos de muito cuidado ao ler o rótulo na hora da compra.

 

Como identificar a presença de parabenos nos produtos?

Pode-se detectar a sua presença em algum produto olhando a embalagem. Na parte dos ingredientes ou composição, basta procurar a palavra parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno.

Em embalagens que estejam em inglês, eles podem aparecer com os seguintes nomes: Methylparaben, Propylparaben, Butylparaben, Benzylparaben, Ethylparaben ou Isobutylparaben.

Caso não tenha, o produto é considerado parabeno-free!

 

Mas por que os parabenos ainda são utilizados?

Agora você deve estar se perguntando, porque a maioria das empresas utilizam parabenos nos seus produtos, mesmo sabendo o risco potencial dessas substâncias?

E eu te respondo, os parabenos estão entre os conservantes de menor preço no mercado (são mais baratinhos!).

As grandes players ou as “Fast Beauty” são empresas de cosméticos, que visam o lucro, sem se preocupar muitas vezes com os impactos de uma produção desenfreada ao planeta e com a saúde dos seus consumidores, e optam por conservantes de baixo preço como é o caso dos parabenos.

Já aqui na Safe Sea®, nós somos um novo conceito de empresa que busca produzir cosméticos de forma consciente, sem afetar em demasia o meio ambiente, procurando respeitar aspectos sociais e econômicos.

Os nossos produtos têm em sua composição água e por isso necessitam de conservantes. Assim, nós utilizamos apenas conservantes do bem, conservantes naturais de alta qualidade que garantem a integridade do nosso produto.

 

Safe Sea®: o filtro solar sem parabenos

É fundamental que você atente-se ao rótulo dos produtos para evitar os que possuem parabenos em sua composição, conforme explicamos anteriormente.

Sabemos que são muitos produtos que você utiliza e, para te ajudar, trouxemos uma boa notícia. O Safe Sea® é um protetor solar completo, como você já sabe. Além de proteger contra os raios UVA e UVB, inibe a ação das águas-vivas, hidrata a pele e não contém parabenos e outras substâncias perigosas.

Ou seja, é o cosmético ideal para ser utilizado por pessoas de todas as idades, independentemente da estação do ano.

Ficou interessado? O Safe Sea® está disponível nas melhores farmácias e surf shops do país.

Bem, por hoje, é tudo. Se você gostou deste post, é só seguir o nosso perfil no Instagram  ou curtir a nossa página lá no Facebook para não perder os próximos conteúdos.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.