Mulher passando creme na pele

Conheça as manchas mais comuns no rosto e como evitá-las

As manchas no rosto, principalmente as causadas por exposição solar, estão presentes na vida de muitos brasileiros, causando incômodos e insatisfação. Mas é possível evitá-las?

A resposta para esta pergunta é sim! Existem maneiras para uniformizar o tom da pele e evitar manchas, além, é claro, de tratá-las. E é sobre isso que vamos falar hoje! Se você quer saber como clarear manchas no rosto, é só continuar a leitura.

 

Tipos de manchas mais comuns no rosto

Em primeiro lugar, é importante conhecer os tipos mais comuns de manchas no rosto e como elas são causadas. Só assim, poderemos discutir as formas de prevenção e tratamento.

  • Melasma: é uma mancha escura superficial, muito comum na gravidez. Aparece mais no rosto, tem grande influência genética e se torna mais intensa sob a radiação solar.
  • Sardas: pequenas manchas de cor castanha ou castanha-alaranjada que aparecem em indivíduos com predisposição genética. A exposição solar pode agravá-las.
  • Pintas: decorrentes de uma alta concentração de melanócitos, aparecem em qualquer momento da vida. Normalmente, tratamentos de clareamento têm pouca eficácia sobre elas, tendo em vista que seu aparecimento não é provocado somente por estímulos externos.
  • Senis: causadas pelo envelhecimento natural e fotoenvelhecimento, estas manchas no rosto costumam ser mais escuras. Quando o dano se torna mais severo, as células responsáveis pela pigmentação da pele sofrem um processo de morte programada, que provoca a formação de manchas brancas.
  • Pós-inflamatórias: oriundas de feridas, cicatrização, reações alérgicas, traumas físicos – como depilação e queimadura –, infecções cutâneas e doenças inflamatórias. Geralmente são caracterizadas por hiperpigmentação.
  • Vitiligo: autoimune, aparece em forma de manchas irregulares e completamente despigmentadas. Ainda não existe intervenção cosmética capaz de revertê-lo.

 

Como tratar as manchas no rosto?

Quando as manchas já se instalaram, muitas pessoas acreditam que não há alternativa além de se acostumarem com a sua presença. Entretanto, existem sim maneiras de tratá-las, reduzindo e, em alguns casos, eliminando.

Mas lembre-se de procurar um médico dermatologista! Muitas pessoas acabam recorrendo a métodos caseiros e acabam piorando a situação.

Veja alguns tratamentos estéticos que podem auxiliar no tratamento e redução das manchas do rosto:

  • Limpeza de pele: A limpeza de pele é fundamental para quem possui manchas na pele. Com ela, é possível deixar a pele limpa e preparada para receber todo tratamento necessário. Ela pode ser feita no rosto, no colo e até mesmo nas costas.
  • Microagulhamento elétrico (Dermapen): O microagulhamento estimula a cicatrização natural da pele, induzindo ainda a produção natural do colágeno. Além de recuperar as células da pele, este procedimento reduz as rugas, aumenta a firmeza, melhora a pigmentação e o tom da pele.
  • Peeling: Além de reduzir as manchas causadas pela idade e pelo sol, o peeling é utilizado para reduzir as cicatrizes de acnes, renovar as camadas da pele, eliminar as rugas e linhas de expressão e muito mais! Como ele é um processo químico, é aconselhado o uso de creme hidratante com filtro solar.

 

Prevenindo o surgimento de manchas no rosto

Como você viu, algumas manchas estão ligadas diretamente à exposição solar sem proteção. Portanto, é essencial o uso de um protetor com proteção UVA e UVB, como o Safe Sea, na sua rotina de cuidados com a pele. Além de atuar na prevenção de melasmas e manchas senil, o protetor solar reduz a aparição de sardas.

Para garantir a proteção adequada, use o protetor no rosto na quantidade equivalente a uma colher de chá. Aproveite para estender a proteção ao pescoço e ao colo. E sempre que possível, recorra a um chapéu ou boné, de preferência com proteção solar.

Além do filtro solar, você pode:

  1. Utilizar loções calmantes e cremes hidratantes;
  2. Ler as bulas de medicamentos, pois alguns deles causam manchas como efeito colateral!
  3. Manter a pele refrescada e hidratada;
  4. Consumir vitamina C.

 

Safe Sea®: mais proteção para a sua pele

Como vimos, o protetor solar é o protagonista de uma rotina de cuidados com a pele. Por isso, a escolha deste produto é de fundamental importância.

Safe Sea® é o protetor solar ideal para quem deseja se proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares. Disponível no alto FPS 50, ele está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E – juntas, essas características significam uma alta proteção contra os raios ultravioletas e uma pele saudável, bonita, hidratada e prevenida contra as manchas.

Livre de parabenos e substâncias tóxicas, a fórmula de Safe Sea® é hipoalérgica, sendo adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis de crianças e adultos.

Safe Sea® está disponível nas melhores farmácias do país.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.