Água viva no mar

É possível prevenir acidentes com águas-vivas? Veja neste artigo!

Cenário do verão brasileiro: praias lotadas e muita gente aproveitando tudo o que o mar tem de bom. Só que alguns habitantes marinhos podem complicar as férias de muita gente.

É o que está acontecendo nas praias brasileiras, principalmente no litoral Sul, onde mais de 30 mil pessoas foram queimadas por águas-vivas que, nesta época, surgem nas áreas mais rasas, onde os banhistas se divertem.

Águas-vivas, como o nome sugere, são brancas, transparentes e muitas vezes difíceis de perceber por perto. Quando se dá conta, a queimadura já está doendo muito.

Mas o que fazer para inibir seus ataques e tratar as queimaduras? É o que vamos falar nos tópicos a seguir. Vem com a gente!

 

O que acontece quando uma água-viva encosta na pele?

A água-viva provoca uma queimadura química. Quando encosta na pele, seus tentáculos liberam o veneno que queima, causando dor e irritação na pele.

Após a água-viva injetar as toxinas, é comum o local ficar avermelhado ou escurecido, inchado e com edema, com surgimento de placas tipo urticária e pápulas (bolinhas) vermelhas. Além disso, a pessoa ferida sente dor intensa e ardência.

Em alguns casos raros, podem surgir bolhas. Tais efeitos são uma reação tóxica e alérgica ao veneno que age na pele. Já os sintomas mais graves são dificuldade para respirar e engolir, dor no peito, cefaleia, câimbra, náusea e vômito. Ou até arritmia, edema de glote e choque anafilático.

As manifestações clínicas podem ser graves em crianças e idosos, que costumam apresentar maior sensibilidade aos efeitos tóxicos da água-viva e, portanto, ter reação inflamatória intensa. Além disso, a pele das pessoas destas faixas etárias costuma ser mais fina e, por isso, absorve rapidamente o veneno liberado pelo animal marinho.

 

Dicas para prevenir acidentes com águas-vivas

Abaixo, selecionamos algumas dicas para te ajudar a prevenir acidentes com estes animais. Confira!

  • Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;
  • Pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas;
  • Saia da água imediatamente ao avistar águas-vivas;
  • Evite entrar no mar sozinho ou à noite;
  • Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.

 

O que fazer em caso de queimaduras?

Em caso de queimaduras, o Corpo de Bombeiros orienta que o banhista use a própria água do mar, vinagre ou soro fisiológico gelado para limpar o local, pois eles impedem que o veneno do animal siga entrando na pele e alivia a dor.

Uma dica é procurar um posto de guarda-vidas para ter orientações e também para passar o vinagre, que fica à disposição dos banhistas em borrifadores.

Em caso de pessoas com alguma predisposição alérgica, que apresentarem dores pelo corpo, mal-estar ou vômito, é preciso ficar atento e buscar atendimento médico imediatamente.

 

O que NÃO se deve fazer se for queimado por água-viva

Para não agravar o quadro e ter uma rápida recuperação, não é indicado:

  • Encostar na área afetada, pois pode queimar a mão e espalhar o veneno para outras partes do corpo;
  • Não urinar no local da queimadura. O efeito ácido não é suficiente para atenuar o veneno nem para diminuir a dor;
  • Jogar água doce no local, isso só irá potencializar a ação do veneno;
  • Coçar e esfregar.

 

Proteja sua família com Safe Sea®

Quando se fala em prevenir os acidentes com águas-vivas e caravelas, muitos pensam que a melhor forma de se fazer isso é não entrando na água – o que, convenhamos, é o pesadelo de qualquer veranista, certo?

A verdade é que há, sim, uma alternativa segura. Safe Sea® é o primeiro e único protetor solar do mundo que atua inibindo a ação destes animais, protegendo você e sua família.

O nosso produto age nas células sensoriais das águas-vivas, fazendo com que estas não reconheçam os seres humanos como potenciais predadores – sendo assim, não há liberação de veneno. Além disso, com base em uma ação química, Safe Sea® bloqueia o caminho entre o receptor do animal e a epiderme humana, impedindo também que as substâncias tóxicas se espalhem. Com Fator de Proteção Solar 50, este protetor solar único ainda mantém a pele a salvo dos efeitos nocivos dos raios solares.

Para quem quer garantir um verão mais tranquilo e seguro, basta procurar Safe Sea® nas melhores farmácias e surf shop do Brasil.

Por hoje, é tudo, mas tem sempre novidades por aqui. Aproveite a sua visita ao nosso blog e siga a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.