“Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: usem o protetor solar! Os benefícios a longo prazo do uso de protetor solar estão provados e comprovados pela Ciência, já os conselhos não têm outra base confiável além de minha própria experiência errante”. Assim, há mais de vinte de anos, a jornalista norte-americana Mary Schmich começava um texto que depois se tornou famoso por apresentar uma lista de conselhos essenciais para viver uma vida mais feliz e saudável.

Não foi à toa que Schmich escolheu o simples uso do protetor solar como seu conselho número um para as gerações futuras. De fato, esse creminho milagroso pode fazer muito pela nossa saúde, prevenindo diversos problemas e ajudando a proteger o maior órgão do nosso corpo: a pele.

No post de hoje, ressaltamos algumas propriedades do protetor solar e mostramos porque, de fato, ele é imprescindível, faça chuva ou faça sol, no calor da praia, no frio do inverno ou correria do dia a dia. Continue a leitura e veja por que o conselho “use protetor” é mesmo tão valioso.

 

Os tipos de raios solares: UVA e UVB

Para entendermos como o protetor solar atua, temos que entender que a luz que nos chega do Sol apresenta diversos componentes, ou seja, diversos tipos de raios. Um deles é o raio ultravioletra (UV), que se subdivide em dois tipos: UVA e UVB.

Os raios UVA são capazes de penetrar profundamente nas células da nossa pele e criam os chamados “radicais livres”, que são um dos responsáveis pelo tão temido envelhecimento, pois “danificam” as nossas fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele.

Já os raios UVB só penetram na epiderme, a camada mais superficial da pele. Eles são responsáveis pelo almejado bronze, mas ao mesmo tempo provocam queimaduras solares e câncer de pele.

 

Entendendo como o protetor solar atua

Basicamente, o protetor solar bloqueia parte da luz proveniente do Sol e faz com que ela perca a sua porção nociva à pele, tudo por meio de uma reação química. Para entendermos melhor, basta pensarmos na fotossíntese, processo pelo qual as plantas captam a radiação solar e a transformam em outro tipo de energia. De modo semelhante, o filtro solar químico faz a radiação solar “pular” um degrau em seu nível de energia, o suficiente para a transformar em um outro tipo de energia inofensiva.

Os principais ingredientes desses compostos são compostos por moléculas de átomos de carbono e de oxigênio, ligados por dois elétrons. Essa estrutura faz com que essa molécula absorva raios ultravioleta e libere parte dessa energia como raios de baixa energia. O que acontece em termos químicos, portanto, é a chamada “fotodegradação”, que faz com que as radiações nocivas UVA e UVB não consigam atingir a nossa pele.

 

Os benefícios do protetor solar

Agora que já entendemos como o protetor solar atua, vejamos em resumo os seus três principais benefícios.

#1 Protege a pele do câncer e de outras doenças

Calcula-se que apenas 2% das doenças de pele não sejam causadas pelo sol. Como vimos, o protetor solar protege a pele do raio nocivo UVB, o principal vilão responsável por diversos tipos de melanomas.

#2 Previne o envelhecimento e o aparecimento de machas

Os raios UVA fazem com que as nossas fibras de colágeno e elastina se desgastem de forma mais acelerada. Esse é o chamado fotoenvelhecimento, que gera rugas, linhas de expressão e manchas. O protetor solar combate todos esses efeitos, preservando a pele mais jovem e bonita por mais tempo.

#Hidrata

Muitos protetores solares são enriquecidos com agentes hidratantes, deixando a pele com aspecto luminoso e saudável.

 

Safe Sea®: um protetor solar inovador

Agora que já fizemos uma retrospectiva pelos benefícios desse creme milagroso, imagine poder contar com um protetor que, além de todos as vantagens citadas anteriormente, também inibe a ação das águas-vivas, animais marinhos que melindram a tranquilidade dos veranistas, causando lesões ao menor contato com a pele humana.

Esse protetor é agora uma realidade: Safe Sea® é o primeiro e único protetor solar do mundo que evita ataques de águas-vivas. Criado sob medida para as praias do Mediterrâneo, este produto inovador contém ingredientes exclusivos que protegem contra essas lesões, formando uma barreira de proteção sobre a pele e atuando como um inibidor contra as toxinas liberadas pelo animal.

Safe Sea® proporciona ainda fator de proteção 50 contra os noviços raios UVA e UVB. Sua composição é dermatologicamente testada, hipoalergênica e indicada inclusive para peles sensíveis de crianças e adultos.

Por todos esses benefícios conjugados, trata-se sem dúvida da melhor solução de prevenção disponível no mercado. Então, siga o conselho de ouro e não se esqueça: use protetor solar, use Safe Sea®!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário