Mulher passando o inibidor

Qual a diferença de repelente e inibidor?

De acordo com o Dicionário “Aurélio”, o adjetivo “repelente” remete àquilo que repele ou que mantém algo afastado de nós. Já o termo “inibidor” diz respeito àquilo que é capaz de interferir em um dado processo, retardando ou suspendendo a sua atividade.

Mas, no contexto cuidado com o corpo, como essas duas palavras se aplicam aos produtos encontrados no mercado? Você sabe qual a diferença entre um repelente e um inibidor?

Neste post, explicamos, em termos regulatórios, quando esses termos são usados e em qual dessas duas categorias o protetor solar Safe Sea® pode ser enquadrado. Continue a leitura e fique bem informado!

 

O que faz um repelente?

Se, por exemplo, um creme contra mosquitos é classificado como “repelente”, isso significa que os seus ingredientes manterão esses animais longe da nossa pele.

Seres humanos costumam atrair insetos, carrapatos e outros artrópodes pelo simples ato de emanarmos calor e suor – ah, é verdade, perfumes e cremes também ajudam a chamar a atenção desses bichinhos. Assim, para evitar que esses animais subam e permaneçam sobre a nossa pele tempo suficiente para a picada, o repelente forma uma barreira na superfície da nossa derme.

Isso é conseguido graças a ativos específicos, como o DEET (N,N-Dietil-m-toluamida), um composto químico que confunde os receptores dos animais e interferem na percepção que eles tenham dos odores do meio ambiente. O resultado é uma espécie de desorientação causada nos animais – como não sabem onde exatamente picar, eles ficam desorientados e não se aproximam da parte do nosso corpo onde aplicamos o produtor.

O tempo de duração dessa proteção varia consoante a concentração de DEET foi usada na fórmula do repelente. É importante ressaltar que o repelente não é um cosmético ou medicamento e a sua regulamentação se dá, na maioria dos territórios, pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).

 

Como age um inibidor?

O inibidor, como informamos de início, tem a propriedade de interromper determinado processo ou resposta química. Ao inibir a ação das águas-vivas, animais marinhos que secretam uma espécie de veneno quando em contato com a pele humana, Safe Sea® enquadra-se na categoria dos inibidores.

De fato, como afirma o Dr. Amit Lotam, criador de Safe Sea®, do ponto de vista regulatório, termos como “barreiras”, “prevenção”, “impedimento” e “proteção” são melhores e mais precisos para descrever o que nosso produto faz.

Safe Sea® contém em sua fórmula ingredientes exclusivos e patenteados, que protegem contra os acidentes causadas por águas-vivas, formando uma barreira química de proteção sobre a pele. Vejamos mais em detalhe como isso acontece.

Atuando como inibidores químicos, os componentes de Safe Sea® bloqueiam os locais do corpo das águas-vivas onde o processo de ardor é ativado, bloqueando as células sensoriais desses animais e fazendo com que elas não identifiquem a pessoa como uma possível ameaça – ou seja, um possível “predador”. É preciso ter em conta que o veneno liberado durante o contato com as águas-vivas nada mais é do que um natural mecanismo de defesa do animal, ativado sempre que ele se sente sob ameaça. Sendo assim, se não há identificação de ameaça, a “picada” não ocorre.

Além de ser um protetor solar que oferece alto índice de proteção contra as queimaduras solares, o mecanismo de atuação de Safe Sea® resultou de inúmeras pesquisas pioneiras no campo da biotecnologia e é em parte baseado em uma resposta natural às águas-vivas encontrada em uma espécie de peixe-palhaço (Amphiprioninae), que apresenta imunidade aos acidentes causados por esses animais. Por isso, o produto é totalmente seguro para os organismos aquáticos, inclusive para as águas-vivas, e não agride o meio ambiente.

Safe Sea® é um produto com características únicas. Com este inibidor da ação das águas-vivas, você pode aproveitar o verão com mais tranquilidade e segurança.

E você, já testou Safe Sea®? Conte-nos a sua experiência aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais – siga-nos no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário