Cuidado com meio ambiente

Safe Sea®: cuidado com o meio ambiente

Nas últimas décadas, tem crescido a preocupação com o impacto das mais variadas atividades humanas no meio ambiente. Reflexo disso é o crescente interesse por soluções que não agridam a natureza, atenuando as consequências negativas do consumo de diversos produtos.

Os mares, que cobrem aproximadamente 71% da superfície do planeta e abrigam uma diversidade biológica única, têm sido um dos habitats mais afetados pela ação antrópica. Por ano, cerca de oito milhões de toneladas de lixo vão parar nas águas dos oceanos, o que ameaça os ecossistemas marinhos, causando desequilíbrio ecológico, degradação de regiões de mangues, contaminação de peixes e de outros animais e poluição das praias, que se tornam impróprias para o banho.

Além disso, cientistas calculam que 30% dos recifes de corais já tenham sido degradados irreversivelmente e que, mantendo-se o atual ritmo de aquecimento do planeta, 90% dos recifes irão desaparecer até 2050. Mas além do lixo e do aquecimento global, há uma outra importante ameaça à vida marinha, infelizmente não tão divulgada. Trata-se de determinadas substâncias tóxicas provenientes de produtos como os filtros solares.

Na contramão dessa tendência, em 2018, Safe Sea® recebeu da organização Friend of the Sea o título de produto “amigo do mar”, sendo o único protetor solar do mundo a ostentar tal certificação, precisamente por ser totalmente seguro para os organismos aquáticos.

Mas como exatamente essas substâncias agem no ambiente marinho e por que o consumo de produtos com essa composição deve ser evitado? Qual a diferença de Safe Sea® para os demais produtos disponíveis no mercado e por que ele é protetor solar de quem se preocupa com o meio ambiente?  Continue a leitura e saiba mais!

 

Uma ameaça aos corais

A benzofenona-3, também conhecida como “oxibenzona”, é uma substância extremamente comum encontrada nos filtros solares, sendo o filtro químico mais comum do mundo. Trata-se de um composto orgânico relativamente barato e bastante eficaz na proteção contra os raios UVA e UVB. Outra razão para a substância ser tão usada tem que haver com o fato de ela ser cosmeticamente bem aceita.

Mas as vantagens desse composto param por aí, pois diversos estudos têm apontado o seu potencial tóxico para a vida marinha. O primeiro aspecto que devemos levar em consideração é tempo de permanência da benzofenona-3.

Depois da aplicação tópica, ou seja, sobre a pele, ela é capaz de penetrar na corrente sanguínea humana. Em uma pesquisa recente feita nos EUA, 97% das pessoas analisadas eliminaram o composto na urina, que também já foi detectado até mesmo no leite materno. Isso mostra que o tempo de prevalência da substância é bastante alto.

Mas qual a ação específica da benzofenona-3 sobre os corais? Para entendermos o fenômeno, é preciso ter em mente que os corais são estruturas delicadas, que dependem de um complexo equilíbrio para a sua sobrevivência e reprodução.

Quando um banhista entra no mar depois de ter aplicado um protetor solar com benzofenona-3, esse composto se dissipa nas águas e se espalha por grandes distâncias. Quando entram em contato com a benzofenona-3, uma substância tóxica para os frágeis e delicados corais, eles absorvem o produto e morrem. Aqueles que sobrevivem sofrem ainda com o aquecimento das águas, que compromete o sistema reprodutor desses seres vivos.

Mas vamos entender um pouco melhor como isso funciona.

As colônias de corais, geralmente, são coloridas devido à presença de microalgas fotossintetizantes, chamadas de “zooxantelas”. Lembra que a gente disse que a benzofenona-3 tem grande capacidade de penetração e, além disso, persiste no ambiente, prolongando o seu tempo de ação? Pois bem. Ao penetrar nos corais, ela acaba destruindo as zooxantelas, deixando os esqueletos dessas colônias à mostra. Essas estruturas são brancas, naturalmente recobertos por uma camada de tecido translúcido – e daí vem a cor esbranquiçada, tão característica de um coral destruído.

Um estudo realizado em 2008 pela Universidade Politécnica de Marche, na Itália, mostrou que todas as análises realizadas a adição de protetor solar, mesmo em baixas concentrações, levou à produção de grandes quantidades de uma espécie de muco, que é o que na prática destrói as zooxantelas. Com isso, em até 96 horas, os corais já se mostravam esbranquiçados.

 

Produto amigo dos corais

Safe Sea® é um protetor solar único, pois apresenta uma fórmula inovadora, livre de substâncias tóxicas, como a benzofenona-3. Além disso, o produto é ultraresistente, não se dissipando na água logo após a imersão e sendo capaz de manter 97% da sua eficácia por até 80 minutos dentro do mar. Após sua aplicação, para manter sua eficácia, o ideal é aguardar 15 minutos antes de entrar no mar ou exposição ao sol.

Testes in vivo do comportamento de peixes e anêmonas em águas expostas ao produto por 24 horas demonstraram que Safe Sea® é totalmente seguro para os organismos aquáticos, não oferecendo quaisquer riscos para a vida dos corais.

Como reconhecimento a essa preocupação ambiental, a Friend of the Sea, um dos principais organismos que certifica internacionalmente práticas de pesca sustentáveis, conferiu a Safe Sea® o cobiçado título de produto “amigo do mar”. Como já referido, somos o primeiro protetor solar do mundo a ostentar orgulhosamente esse selo de certificação, auferido por um exigente Comitê Técnico composto por especialistas e ambientalistas com anos de atuação nas causas ambientais.

 

Safe Sea: o protetor solar único

Além de ajudar a preservar a vida dos corais, Safe Sea® é um dos únicos protetores solares 100% veganos à disposição do público brasileiro. As vantagens não param aí, fazendo deste um produto de características únicas.

Safe Sea® proporciona alta proteção contra os raios UVA e UVB e é o primeiro produto do gênero que inibe a ação das águas-vivas, animais marinhos comuns na costa brasileiras e que causam ferimentos ao menor contato com a pele humana. Além de tudo isso, este é um protetor solar hipoalérgico, ou seja, é indicado para as peles mais sensíveis de adultos e crianças e está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada.

Por tudo isso, Safe Sea® é o protetor solar ideal, não só para os amigos do meio ambiente, mas também para quem gosta de aproveitar o verão com segurança e proteção.

Por hoje, é tudo. Para continuar atualizado e receber nossas dicas, siga-nos no Instagram e curta também a nossa página no Facebook.

 

Até o próximo post!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.