Duas pessoas nadando no mar

Como o protetor solar Safe Sea® inibe a ação das águas-vivas?

Verão após verão, as praias brasileiras registram inúmeros casos de lesões causados por águas-vivas, animais marinhos que, ao menor contato com a pele humana, secretam uma espécie de veneno tóxico, causando dores e manchas vermelhas que podem durar até 24 horas.

Na temporada de 2018/2019, somente no estado de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros registrou 11.735 casos de acidentes envolvendo esses animais. Além de representarem uma ameaça ao prazer de curtir o verão sem preocupações, em casos mais severos a ação das águas-vivas pode até mesmo causar dor de cabeça, náuseas, vômitos, febre e espasmo musculares.

Até pouco tempo, a forma de prevenção mais comum a esse tipo de acidente envolvia a prática nada agradável de deixar de aproveitar o verão, observando a bandeira lilás desfraldada pelo Corpo de Bombeiros e abstendo-se de entrar na água e até mesmo de ficar na areia perto do mar.

Mas eis que chega ao mercado brasileiro um aliado de peso nessa prevenção: Safe Sea® é o primeiro e único protetor solar do mundo que inibe a ação das águas-vivas. Neste post, explicamos tintim por tintim como esse produto atua e quais os seus mecanismos de ação que garantem um Verão ainda mais tranquilo e livre de preocupações. Continue a leitura e saiba mais!

 

Mecanismos de ação de Safe Sea®

Safe Sea® contém em sua fórmula ingredientes exclusivos e patenteados, que protegem contra as queimaduras causadas por águas vivas de duas maneiras diferentes: formando uma barreira química e física de proteção sobre a pele. Vejamos mais em detalhe como isso acontece:

Barreira de proteção: Quando o protetor Safe Sea® é espalhado sobre a pele, cria-se sobre ela uma textura escorregadia, que dificulta a aderência dos tentáculos das águas-vivas. Ou seja, o creme, com sua camada de fotoprotetores, faz com que esses animais deslizem ou resvalem sobre a nossa pele, evitando-se, assim, que o contato seja suficiente para causar a queimadura.

Inibidor químico: Além dessa barreira física de proteção, os componentes de Safe Sea® bloqueiam os locais do corpo das águas-vivas onde o processo de ardor é ativado, inibindo as suas células sensoriais e fazendo com que elas não identifiquem a pessoa como uma possível ameaça – ou seja, um possível “predador”. É preciso ter em conta que o veneno liberado durante o contato com as águas-vivas nada mais é do que um natural mecanismo de defesa do animal, ativado sempre que ele se sente sob ameaça. Sendo assim, se não há identificação de ameaça, a “picada” não se efetiva.

Esse duplo mecanismo de atuação de Safe Sea® foi resultado de inúmeras pesquisas de ponta no campo da biotecnologia e é em parte baseado em uma resposta natural às águas-vivas encontrada em uma espécie de peixe-palhaço (Amphiprioninae), que apresenta imunidade aos acidentes causados por esses animais.

Testes clínicos mostram que o uso do Safe Sea® reduz significativamente a dor e a inflamação causada por incidentes com água-viva, diminuindo a extensão da lesão e, consequentemente, propiciando uma recuperação muito mais rápida.

No geral, cosméticos, medicamentos ou repelentes que oferecem proteção contra insetos, águas-vivas etc., tecnicamente não podem garantir “zero lesão”. Seja pelas características do produto ou pelas variáveis existentes como: correta aplicação, atritos em cadeiras, pranchas, toalhas que podem retirar o produto, correta aplicação e reaplicação em intervalos de tempo regulares – de preferência, de duas em duas horas.

Além disso, a fórmula exclusiva de Safe Sea® hipoalérgica e livre dos temidos parabenos, tendo sido dermatologicamente testada e indicada inclusive para as peles sensíveis de crianças e adultos.

Produto amigo do mar

Estudos in vivo com peixes e anêmonas mostraram que Safe Sea® é totalmente seguro para os organismos aquáticos, inclusiva para águas-vivas. Por isso, o Friends of the Sea, um dos principais organismos que certifica internacionalmente práticas sustentáveis no domínio marítimo, decidiu reconhecer esses esforços em prol do meio ambiente e deu a Safe Sea® o título de produto “amigo do mar”.

Então, em Safe Sea® você encontra um protetor solar natural e ecologicamente correto, com o bônus de ainda te proteger contra as águas-vivas. Conte com essa fórmula poderosa para um Verão mais tranquilo!


Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário