blank

As melhores praias de Santa Catarina para a prática de surf

Com mais de quatro mil quilômetros de extensão, o litoral brasileiro conta com praias que estão entre as melhores no mundo e são verdadeiras maravilhas da natureza. Alguns desses locais se destacam não só pela beleza e pela balneabilidade, mas também pela qualidade das ondas, o que faz deles excelentes locais para a prática de surf.

Tanto assim é que as praias brasileiras são selecionadas para sediar etapas no Circuito Mundial de Surf e integram as listas de melhores do mundo em publicações especializadas. Não à toa o Brasil, juntamente com os Estados Unidos e a Austrália, é considerado uma potência nesse esporte, com mais de 3 milhões de adeptos em solo nacional.

Nesse cenário brasileiro, a costa de Santa Catarina, com mais de 500 quilômetros de extensão, é uma das mais conhecidas por surfistas de todo o país e até mesmo do mundo. Há muitas opções por onde escolher: praias de mar agitado e de ondas grandes, praias perto de grandes centros, outras mais retiradas, algumas famosas outras nem tanto.

Com tantas possibilidades, por onde começar? Pensando nessa dúvida frequente, no post de hoje, apresentamos um top 6 daquelas que elegemos como as melhores praias para surfar em Santa Catarina. Então, arruma a prancha no carro, separe o protetor solar e vem com a gente!

 

Praia da Silveira (Garopaba)

Somos fãs de carteirinha desta belíssima praia, situada a 77 quilômetros de  Florianópolis e a apenas 3 quilômetros de Garopaba, no litoral sul do estado.

A composição rochosa no fundo do mar desta praia gera ondas mais altas e regulares, que chegam tanto de nordeste quanto do leste e do sul. Por isso, é indicada para surfistas mais experientes. A paisagem é fenomenal, quase nativa e rodeada por belas montanhas.

 

Praia da Joaquina (Florianópolis)

Trata-se de uma das mais famosas praias catarinenses. Situada na capital Floripa, esta praia oceânica conta com 3 quilômetros de orla e dista apenas 15 quilômetros do centro da cidade, na direção nordeste.

É uma das favoritas dos amantes do surf, recebendo turistas ao longo de todo o ano devido à altura e à qualidade das ondas. A Praia da Joaquina inclusive já sediou campeonatos nacionais e internacionais e conta com uma boa estrutura para banhistas, com sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas e iluminação noturna.

 

Praia do Cardoso (Farol de Santa Marta)

A Praia do Cardoso é sem exagero uma das melhores do Brasil.

Situada no município de Laguna, a cerca de 120 quilômetros de Floripa, o Cardoso é a praia mais ao leste da costa sul do nosso país. Isso faz com que ela receba algumas das maiores e mais longas ondas nacionais, ideais para todo o tipo de manobras. Para se ter uma ideia, as ondas com swell (vento sul a sudeste) podem chegar mais de 3,5 metros!

Não à toa, esta praia recebe o campeonato do Desafio de Ondas Grandes, realizado no período de julho a novembro.

 

Praia do Rosa (Imbituba)

O jornal britânico “The Guardian” já considerou a Praia do Rosa uma das 10 praias mais bonitas do mundo!

Situada a 90 km da capital Floripa, no município Imbituba, a região é linda, superbem preservada e bem servida de pousadas – são mais de 200! Mas não é só beleza que o turista encontra por aqui. O que os surfistas chamam de “flat”, ou seja, mar sem ondas, é o que dificilmente acontece na Praia do Rosa. As ondas são constantes e chegam a 3 metros de altura, ideal para as manobras radicais.

Além disso, a Praia do Rosa é dividida em duas: a Rosa Sul e a Rosa Norte. A busca pelas ondas varia de acordo com os ventos locais. A parte Sul é ideal em dias de vento Sul, já a Norte, é melhor quando o vento é Norte.

 

Praia da Ferrugem (Garopaba)

Na nossa opinião – e muitos viajantes também, a Praia da Ferrugem merece ser listada entre as praias mais belas de Santa Catarina. A 95 quilômetros de Floripa e a apenas sete de Garopaba, o canto Norte atrai os amantes do surf por suas ondas altas, suas vista linda e sua areia fofa.

O nomes desta praia deve-se às suas águas de cor ocre, que descem das encostas dos morros até a Lagoa Encantada e desembocam no canal da Barra.

 

Praia Mole (Florianópolis)

Com o perdão do trocadilho, apesar do nome, esta praia não é mole não. Aqui, as águas agitadas e as ondas fortes fazem deste destino uma das melhores praias para o surf em Santa Catarina. Prova da sua vocação para esse esporte é a instalação de uma estátua de um surfista nas suas imediações.

Com um dos postos salva-vidas mais bem equipados do estado e uma miríade de bares e restaurantes na orla, a Praia Mole é uma das praias mais badaladas do Brasil. Ela fica a cerca de 15 quilômetros do centro da capital, depois da ponte que faz ligação do continente com a ilha.

 

Safe Sea®: proteção para o surfista

Além da uma prancha de surf, um requisito fundamental para curtir as melhores praias catarinenses é o protetor solar.

Safe Sea® é a principal escolha dos surfistas, porque não se dispersa na água, proporcionando até 97% de proteção por até 80 minutos de imersão. Além disso, o FPS 50 protege 50 vezes mais contra os raios UVA e UVB.

Mas não é tudo. Safe Sea® conta ainda com uma fórmula única no mundo, que protege a pele também contra as “queimaduras” causadas pelas águas-vivas, animais marinhos muito comuns nas praias de Santa Catarina – tudo isso sem agredir os organismos aquáticos, como atesta a certificação “Friend of the Sea” (Amigo do Mar).

 

Para garantir o protetor solar mais completo do mercado e aproveitar com segurança as suas horas de surf, visite as melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

Não deixe de ler os nossos post com dicas de segurança para surfistas e iniciantes no esporte – é só clicar aqui e aqui.

 

Por hoje, é tudo. Para acompanhar os próximos conteúdos fresquinhos, basta seguir o nosso perfil no Instagram e curtir a nossa página lá no Facebook.

Até a próxima!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Os comentários estão desativados.