Surf: dicas para iniciar o esporte com segurança

O surf é um esporte com características únicas. Praticado no mar, o desafio é manter-se o maior tempo possível em pé sobre uma prancha, deslizando sobre as ondas e realizando manobras radicais de diferentes níveis de dificuldade. Por isso, são várias as habilidades exigidas ao surfista: equilíbrio, velocidade, bom preparo físico, capacidade de nadar, calma e concentração.

Então, quem diz que esse esporte é fácil, não está propriamente falando a verdade. Mas, como na aprendizagem de qualquer coisa na vida, tudo tem um começo. E as recompensas, nesse caso, são também únicas, já que a prática regular de surf é uma espécie de tranquilizante natural, estando associada à diminuição do estresse, ao combate à obesidade e à prevenção de várias doenças.

Pensando em tudo isso, neste post, reunimos as principais dicas para quem quer começar a aprender a surfar com segurança, mas não sabe por onde começar. Equipamentos, principais cuidados e um minidicionário para quem quer dar os primeiros passos – ou melhor, curtir as primeiras ondas – nesse esporte: continue a leitura e saiba mais!

 

Termos básicos

Alguém que queira aprender a jogar futebol deve saber o que é gol, drible, árbitro, escanteio, falta, pênalti etc. Do mesmo modo, há alguns termos básicos do surf que todo iniciante precisa saber.

 

Vejamos alguns deles:

 

– Altas ondas: a expressão se refere ao mar ideal para o surfista, com ondas boas.

– Point break: mar com ondas consistentes e longas.

– Beach break: lugares com fundos de areia e, portanto, mais inconstantes para receber ondulação.

– Reef break: ondas que quebram em profundidade rasa, mas perto de corais e, portanto, são mais indicadas para surfistas experientes.

– Flat: o termo quer dizer “plano”, “liso” e refere-se à ausência de ondas e, portanto, a uma condição que não está propícia para o surf.

– Merreca: onda bem pequena, quase flat.

– Terral/maral: referem-se à direção do vento. O primeiro sopra da terra em direção ao mar, e o segundo na direção oposta. O terral é a condição preferida dos surfistas.

– Direita / esquerda: são usados para indicar a direção em que a onda está quebrando, tendo como referência o surfista – de “costas” para o mar e de “frente” para a terra;

 

Equipamentos

Em relação aos equipamentos, todo surfista precisa obviamente de uma prancha de surf. Na hora de escolher o modelo ideal para um iniciante, é importante saber que as pranchas maiores dão mais estabilidade e são mais flexíveis. Além disso, outra dica importante está relacionada ao tamanho da prancha. Ele deve ser suficientemente reforçada para suportar o peso do atleta.

O fator “local onde se surfa” também deve ser levado em conta – há equipamentos mais adequados a determinadas praias do que a outras. Antes de fazer uma escolha, é sempre bom conversar com vendedores que entendem do assunto. Uma outra dica sagaz é alugar uma prancha e testá-la na prática para saber se vale a pena investir em um modelo específico.

As roupas próprias para o surf também fazem parte dos equipamentos necessários para a prática desse esporte. Elas facilitam as manobras e protegem o corpo. Também neste caso, existem diversos modelos adequados a cada tipo de condições. Por exemplo, para águas mais frias, as peças de neoprene são as mais indicadas, porque funcionam como um isolante térmico para o corpo.

 

Quais os principais cuidados ao começar a aprender a surfar?

Agora que você já tem o equipamento necessário, é hora de começar a aprender a surfar. Partimos do pressuposto de que você já sabe nadar e que conhece as medidas de prevenção de afogamento. O ideal, então, é procurar uma escola de surf ou a ajuda de profissionais.

 

Além disso, há algumas regras básicas nas quais você deve ficar de olho antes de se aventurar pelo mar.

 

– Nunca pratique sozinho ou tenha aulas com quem conhece pouco sobre o esporte.

– É essencial conhecer bem as características do local onde se vai surfar – tipos de onda, profundidade do mar, animais marinhos etc.

– Certifique-se de que a corda de segurança da prancha está segura e use-a sempre. Caso o surfista caia no mar, a corda impede que a prancha vá para longe dele, arrastada pela onda. Assim, o atleta tem sempre a oportunidade de resgatar o equipamento, que é o seu único objeto flutuante.

– Respeite sempre os avisos da praia e indicações do salva-vidas.

-Respeite os outros surfistas e os banhistas.

– Em caso de formação de tempestade, saia da água imediatamente, pois as condições podem se agravar rapidamente.

– Faça manutenção regular da sua prancha.

 

Lugares ideias para o surf

Santa Catarina é um dos estados brasileiros onde o surfe é mais praticado. Listadas em publicações internacionais do meio, as praias catarinenses proporcionam uma experiência incrível para esse esporte!

A Praia da Vila, em Imbituba, já sediou a etapa brasileira do circuito mundial de surfe. Em Florianópolis, a praia da Joaquina tem fama internacional entre os amantes do esporte. Há ainda outros locais onde vale a pena surfar no estado, como São Francisco do Sul, Praia do Rosa, a Guarda do Embaú, Praia Brava e Silveira.

 

Safe Sea®: proteção em dobro para surfista

Outro cuidado básico de segurança para quem deseja se iniciar nas lides do surfe é a proteção da pele. Afinal, a exposição prolongada ao Sol pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

Safe Sea® é o protetor solar preferido dos surfistas porque não se dispersa na água, proporcionando até 97% de proteção por até 80 minutos de imersão. Além disso, ele oferece um FPS 50, o que corresponde a um alto índice de proteção contra os raios UVA e UVB, e ainda te protege contra as “queimaduras” causadas pelas águas-vivas. Sendo o primeiro e único protetor solar do mundo a receber a certificação de produto “Friend of the Sea” (Amigo do Mar), o produto é totalmente seguro para os organismos aquáticos, livre de substâncias toxicas que agridem o meio ambiente.

 

Por todas essas características, Safe Sea® é o protetor solar mais completo do mercado e está disponível nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

 

Inspirado para começar a surfar? Para não perder os nossos próximos posts com outras dicas como estas, segue a gente no Instagram e curte a nossa página no Facebook.

 

Até a próxima!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

 

Os comentários estão desativados.