Guia de como ter uma pele saudável no Verão

No Brasil, a temporada de Verão começa no último final de semana antes do Natal. É hora, então, de aproveitar os dias mais longos, as noites mais curtas, o calor e o Sol.

 

Mas como fazer isso e manter uma pele bonita e saudável?

Essa pergunta faz todo o sentido, pois, na estação mais quente do ano, a exposição solar continua, o contato com a piscina, o mar e o calor mais forte pode agredir a pele. Não falamos apenas de ressecamento, descamação, manchas, vermelhidão e queimaduras, mas também de envelhecimento precoce devido à ação dos raios ultravioletas e até mesmo câncer.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que a radiação solar incide com mais intensidade sobre a terra durante o Verão, e isso aumenta e muito a necessidade de cuidados com aquele que é o maior órgão do corpo humano.

 

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos um guia com as principais dicas para conservar uma pele bonita e saudável, sem deixar de aproveitar o que de melhor a estação tem para oferecer.

Continue a leitura e saiba tudo!

 

 

#1 Beba muito líquido

Ingerir líquidos, principalmente sob a forma de água, é um dos atos mais simples e beneficiais que você pode fazer pela sua saúde. No Verão, isso se torna ainda mais importante porque perdemos ainda mais água pela transpiração – e ela deve ser reposta.

Mas o que isso tem que ver com a pele? A água promove a revitalização das nossas células e mucosas. Para a pele, essa tarefa significa uma hidratação de dentro para fora. Assim, esse líquido evita o ressecamento e a descamação, ajudando a manter uma pele sempre jovem e com boa aparência.

E qual quantidade recomendável de líquidos, que podem ser, além de água/água de coco, chás gelados e sucos naturais? A conta é esta: são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml. Por exemplo, se você pesa 70 kg, deve ingerir cerca de 2.500 ml, ou seja, 2,5 litros  (70 vezes 35).

 

#2 Evite excesso de Sol

Sim, você pode aproveitar a praia ou a piscina, pode trabalhar para aquele bronze, mas tem que ter atenção com o horário em que o Sol está mais forte e em que, portanto, a sua pele ficará mais vulnerável para manchas, câncer e queimaduras.

Sendo assim, evite a exposição solar prolongada entre as 10h e as 16h.

Dica para ajudar o seu corpo a produzir aquele sonhado bronze: consuma alimentos e bebidas com betacaroteno, como mamão, cenoura, abóbora, maçã e beterraba.

 

#3 Cuide da alimentação

No Verão, devemos comer mais carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, apostar nesses alimentos é importante, porque eles ajudam na hidratação do corpo, previnem doenças e adiam os sinais do envelhecimento.

 

#4 Faça sua rotina regular de skincare

Continue com a sua rotina regular de skincare (para o rosto): lavar, tonificar, hidratar bem, aplicar protetor solar (ver dica #5). No banho, recomenda-se o uso de sabonetes compatíveis com cada tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento.

Durante o Verão, devemos evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos agressivos, como ácidos, precisamente devido ao Sol ser mais forte. A melhor época para esses tratamentos é durante o outono e o inverno.

 

#5 Usar protetor solar diariamente

Como já referimos, o Sol pode causar vários problemas à nossa pele, especialmente durante o Verão, período de maior incidência – além de manchas e queimaduras dolorosas, a exposição prolongada aos raios UVA e UVB sem qualquer forma de proteção pode causar câncer. A solução é o protetor solar, ritual sagrado que ser seguido todos os dias da semana, até para ficar em casa.

É claro que aplicação deve ser reforçada durante exposição prolongada em praias, piscina e pesca.  O fator de proteção (FPS) solar mínimo deve ser o 30.

É importante também usar uma quantidade adequada. Siga a regra da “colher de chá”, recomendada pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção: rosto e pescoço devem receber cada um uma colher de chá; para cada braço, idem; nas partes da frente e de trás do dorso, duas colheres para cada lado; e duas colheres para cada perna – essas quantidades garantem a ação uniforme do produto, com uma concentração adequada para manter a pele protegida.

O protetor solar deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes da exposição solar. É importante não esquecer a reaplicação regular, sobretudo em dias de Sol intenso – idealmente, a cada 120 minutos quando estiver na areia ou 80 minutos quando na água do mar.

 

Safe Sea®: o protetor solar para a sua rotina de cuidados com a pele no Verão

À venda nas melhores farmácias, Safe Sea® é o protetor solar completo para a sua rotina de cuidados com a pele no Verão. Por quê?

Safe Sea® é um protetor solar diferente de tudo que existe no mercado, pois apresenta uma tripla ação: além de proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares e contra os envenenamentos causados por águas-vivas, nosso produto está enriquecido com o poder do pantenol e das vitaminas B e E, agentes hidratantes que previnem contra o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele saudável e hidratada.

Disponível no FPS 50, Safe Sea® conta ainda com uma fórmula hipoalérgica, adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis de crianças e adultos. Sendo um creme de fácil aplicação, é o protetor solar ideal para uma rotina de skincare completa no Verão.

 

Adquira-o já nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

 

Por hoje, é tudo. Não perde as nossas próximas dicas relacionadas aos cuidados com a pele. Segue a gente no Instagram e curte também a nossa página no Facebook.

 

Até o próximo post!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

 

Os comentários estão desativados.