água viva no mar

Conheça a importância das águas-vivas para o meio ambiente

Águas-vivas são animais que despertam a curiosidade das pessoas, principalmente pela sua beleza. Porém, em muitos casos, elas podem ser bastante perigosas ao ser humano.

Mas o que exatamente elas são e qual a sua função no meio ambiente? É o que você vai descobrir neste artigo! Boa leitura.

 

Afinal, o que são águas-vivas?

Águas-vivas são animais marinhos, composto de uma substância gelatinosa que envolve sua estrutura interna, da qual os saem vários tentáculos. São um dos seres mais intrigantes do reino animal, possuem muitas formas, cores e tamanhos diferentes. Em geral, variam de poucos milímetros até quase 3 metros de diâmetro.

Esses seres são muito confundidos com as caravelas e, apesar de belas, as águas-vivas oferecem risco à saúde humana. O contato com seus tentáculos causam sérias queimaduras, podendo levar, inclusive, a uma parada cardiorrespiratória.

Por isso, todo cuidado é pouco quando você estiver perto de uma água-viva, tanto no mar como na areia.

>> Confira alguns mitos sobre as águas-vivas neste artigo! <<

 

Qual a função das águas-vivas no meio ambiente

Mas qual a função destes animais para o meio ambiente? Apesar de seus tentáculos urticantes ajudarem a manter os predadores longe e seu corpo transparente auxiliá-la a passar despercebida, alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, possuem uma alimentação à base de águas-vivas.

Ainda, alguns peixes jovens vivem sobre ou até mesmo dentro das águas-vivas. Eles se escondem nos tentáculos para evitar serem comidos por predadores até ficarem adultos.

Portanto, ela possui uma função determinante na manutenção da cadeia alimentar dos oceanos. Além disso, ela ainda atua no controle de algas e plânctons, já que se alimentam destes seres.

 

Contribuições das águas-vivas para a ciência

As águas-vivas também contribuem grandemente para a ciência. Como elas possuem a capacidade de regeneração e auto clonagem, elas são o foco de muitos estudos. Por exemplo, se uma água-viva é cortada em dois pedaços, ela é capaz de se regenerar e criar dois novos organismos completos.

Ainda, algumas espécies são imortais, ou seja, não morrem nunca. A explicação para esta habilidade deve-se à sua capacidade de se transformar de medusa (forma adulta e normalmente conhecida desses animais) para pólipo (fase inicial, em que a água-viva não possui tentáculos) em períodos de estresse. Esta habilidade a mantém viva por muito mais tempo.

Toda e qualquer forma de preservação do meio ambiente é válida, incluindo a vida das águas-vivas. Pode não parecer, mas elas contribuem fortemente para a manutenção do ecossistema marinho.

 

Como auxiliar na preservação das águas-vivas?

Até agora, você percebeu que elas são animais muito importantes para a vida nos oceanos. Entretanto, sabemos que com o verão elas se aproximam muito da costa, colocando em risco a saúde de banhistas e crianças.

Para que você e sua família não corram riscos com a presença destes seres, nós desenvolvemos o primeiro protetor solar que inibe a ação das águas-vivas e é ecologicamente correto.

É isso mesmo, utilizando o Safe Sea®, o primeiro e único protetor solar do mundo que evita ataques de águas-vivas. Criado para as praias do Mediterrâneo, o produto contém ingredientes únicos, que protegem contra os envenenamentos ao formar uma barreira de proteção sobre a pele, atuando como um inibidor químico contra as toxinas liberadas pelas águas-vivas

Além disso, o Safe Sea® proporciona um fator de proteção 50 FPS contra raios UVA e UVB. Sua composição é dermatologicamente testada, hipoalergênica e indicada inclusive para peles sensíveis de crianças e adultos.

Mas para que você obtenha a máxima proteção, é importante aplicar o produto corretamente, veja:

  • Aplicar 15 minutos antes da exposição ao sol;
  • Reaplicar a cada 2 horas ou 80 minutos na água;
  • Reaplicar após sudorese intensa, nadar ou banhar-se, secar-se com toalha ou ainda forte atrito com areia, pranchas e durante a exposição ao sol.

Utilizando Safe Sea® da maneira como acabamos de indicar, você e sua família estarão protegidos das queimaduras das águas-vivas e dos malefícios do sol, tudo com apenas um único produto!

Adquira o seu Safe Sea® aqui e curta o seu verão!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.