Um Homem e uma mulher praticando exercícios físicos, mas com a proteção do protetor sola Safe Sea®

5 dicas de cuidados com a pele no pré e pós-treino

A prática de exercícios físicos é um dos principais ingredientes de uma vida saudável. Ela ajuda a manter o peso sob controle, regula o sono, reduz a ocorrência de doenças, melhora a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar geral.

Especialistas recomendam que todo exercício físico seja realizado sob a orientação profissional, para evitar lesões e atingir os resultados desejados. Mas assim como o corpo requer cuidados especiais durante o treino, a pele também não deve ser deixada para trás. Por exemplo, o suor intenso e a exposição solar para quem pratica atividades ao livre têm impacto direto naquele que é o maior órgão do nosso corpo.

Neste post, apresentamos as principais ações a serem consideradas antes e depois do treino para quem quer manter uma vida ativa sem prejudicar a pele.

 

#1 Use protetor solar em todas as ocasiões

Quer o seu treino seja ao ar livre ou em ambiente fechado, é essencial que você use protetor solar.   O uso correto do produto protege a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta A e B, que causam envelhecimento precoce, queimaduras e aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer de pele. 

Se você pratica exercícios sob o Sol, tenha especial atenção aos momentos de maior incidência solar (das 9h às 16h) e procure programar o seu treino, se possível, para horários mais seguros (antes das 9h e depois das 16h). O ideal é o produto seja aplicado no mínimo 20 minutos antes do exercício começar, para que a pele consiga absorver o produto.

Mas não pense que os dias frios ou nublados dispensam o uso de protetor.  A radiação UV está sempre à nossa volta, mesmo que não a vejamos e não a possamos sentir. Já quem se exercita em ambiente fechado também deve usar protetor solar porque a própria luz visível e aquela que emana das lâmpadas conseguem penetrar na pele e causar manchas e outros efeitos nocivos.

 

#2 Aplique a quantidade certa

De nada adianta tentar economizar no protetor solar. Aplicando menos que a quantidade certa, o produto perderá até 40% da sua eficácia.

E qual é a quantidade certa? Tome nota: rosto e pescoço devem receber uma colher de chá de filtro solar cada um; torso, braços, pernas e costas, duas colheres de chá cada.

 

#3 Atenção à necessidade de reaplicação

Se o seu treino durar mais de duas horas e principalmente se for ao ar livre, não se esqueça de reaplicar o protetor solar. A reaplicação garantirá a continuidade da proteção inicial, isso porque o produto exposto ao ar e ao suor perde a sua eficácia.

 

#4 Higienize e hidrate a pele depois do treino

A correta higienização da pele é outro dos cuidados básicos a se ter depois do treino. Sabonetes e géis de limpeza ajudam a remover as células mortas, auxiliando na renovação celular, e removem impurezas e a oleosidade resultantes do suor e responsáveis pelo aparecimento de acne.

Com a perda de água e vitaminas, resultante da transpiração, é essencial também usar um bom creme hidratante.

 

#5 Escolha um tipo de protetor solar adequado à sua pele e às características do seu treino

Se a sua pele é oleosa, o ideal é o que você escolha um protetor solar com acabamento mais sequinho, para que o suor não potencialize ainda mais a oleosidade.

Além disso, é bem importante escolher um produto que tenha boa aderência à pele e seja resistente à agua e ao suor, para não escorrer nos olhos, causando irritação, e para não ficar sem proteção.

Safe Sea® é um protetor solar que apresenta 2 horas de resistência à água e ao suor, sendo ideal mesmo para os treinos mais pesados e com sudorese intensa.

Saiba mais sobre o produto aqui.


Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário