A gravidez é um dos períodos da vida da mulher em que mais ocorrem mudanças hormonais. Devido a estas alterações, podem ocorrer uma produção acentuada de melanina em algumas regiões, como o rosto, formando manchas.
Estas manchas ocorrem por volta dos 6 meses de gestação e, além da face, podem aparecer nas axilas, virilha e barriga. Apesar de comum, seu surgimento pode ser facilmente evitado ou diminuído. Afinal, afeta fortemente a estética da mulher.
No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas para auxiliar neste processo, mostrando como evitar ou reduzir a aparição das manchas no rosto durante a gravidez.
O que são essas manchas que surgem no rosto durante a gravidez?
Um dos problemas dermatológicos mais comuns durante o período da gravidez é a aparição de manchas escuras no rosto, também chamadas de melasma. Elas têm a sua causa ligada a alterações hormonais desta fase combinadas com a ação do sol. Costumam aparecer acima do lábio, nas maçãs do rosto e na testa.
Quando as manchas têm uma coloração parecida com o tom de pele da mulher, pode acontecer de desaparecerem após o nascimento do bebê. No entanto, quando elas possuem uma coloração mais escura, elas podem ser mais difíceis de tirar, sendo necessário seguir um tratamento, que pode incluir limpeza de pele, uso de creme clareador, ou uso de laser ou luz intensa pulsada, por exemplo.
A importância da proteção solar na gravidez
Como você pode ver, estas manchas no rosto são uma associação às mudanças hormonais juntamente com o sol. Portanto, se você quer prevenir ou minimizar o aparecimento do melasma, é importante cultivar alguns hábitos, como:
- Evitar o sol entre às 10h e às 16h;
- Utilizar bonés ou chapéus;
- Fazer uso de roupas com proteção solar;
- Utilizar um bom protetor solar.
Falando em proteção solar, o produto escolhido precisa ter um Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo 30 e, em caso de exposição ao sol, precisa ser reaplicado a cada duas horas.
Não esqueça de escolher um produto que seja adequado para uso em gestantes, como o Safe Sea®.
Outros cuidados com a pele na gestação
Além da preocupação com a exposição ao sol, existem outros cuidados diários que devem ser mantidos e que auxiliam na prevenção ao melasma. Portanto evite banhos muito quentes, uso excessivo de sabonete e falta de hidratação.
Lembrando que uma boa hidratação da pele, com produtos que tenham ingredientes nutritivos e naturais em sua composição, ajudam a dar mais elasticidade à cútis durante a gestação, ajudando a prevenir possíveis alterações cutâneas que ocorrem durante a gravidez.
As manchas continuaram após o nascimento do bebê?
Pode acontecer que, mesmo tomando todos os cuidados listados aqui, as manchas no rosto ainda persistam. No entanto, alguns tratamentos estéticos para combater os melasmas não podem ser feitos durante a gestação.
Porém, após o nascimento do bebê você pode realizar tratamentos com ácido retinóico, peelings, sessões de laser e cremes clareadores. Nestes casos, o mais importante é buscar a orientação de um dermatologista para saber qual é a melhor maneira de cuidar das manchas que surgiram durante a gravidez.
Safe Sea®: protetor solar seguro para gestantes
O protetor solar Safe Sea® tem uma fórmula hipoalergênica, sendo indicado para peles sensíveis e de gestante. Ainda, ele é livre de produtos tóxicos e cancerígenos, como os parabenos e possui um elevado fator de proteção solar – 50.
Além de todos estes benefícios, o Safe Sea® também é enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada, sendo seu uso muito indicado para gestantes que desejam se prevenir dos melasmas.
Ficou interessada em adquirir seu Safe Sea® e evitar manchas no rosto? Ele está disponível nas melhores farmácias do país.
Em nosso blog você encontra diversas dicas para cuidar da sua pele e proteger toda a sua família do sol. Para não perder as novidades, siga nossas redes sociais, estamos no Facebook e no Instagram.
Até o próximo artigo!
Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas