Confira os benefícios das vitaminas B e E no protetor solar

Parece manter o nosso organismo saudável, precisamos ingerir, prioritariamente por meio da alimentação, determinados nutrientes, como carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas.

As vitaminas são substâncias orgânicas (ou seja, naturais), das quais o nosso corpo necessita para um adequado funcionamento das funções vitais. Assim, por exemplo, essas substâncias são essenciais para manter o nosso sistema imunológico saudável, garantir o funcionamento correto do metabolismo biológico, promover o crescimento e prevenir inúmeras doenças e complicações.

Existem ao todo 13 tipos de vitaminas e cada uma desempenha funções específicas. Embora sejam essenciais, a maior parte delas não é produzida pelo corpo humano. Por exemplo, o nosso organismo é capaz de fabricar a vitamina D, quando a pele fica exposta à luz do sol, e uma bactéria dos intestinos produz a vitamina K. Por outro lado, as vitaminas A, B, C, D e E devem ser ingeridas a partir de alimentos, com base em uma dieta equilibrada, ou de suplementos vitamínicos.

Alguns desses tipos de vitaminas desempenham uma função importante para a saúde da nossa pele, contribuindo para o tratamento e a melhora de diversas condições, como a acne, as rugas e as linhas finas e ressecamento. Além de, como acabamos de referir, essas substâncias podem ser encontradas em determinados alimentos, outra forma de obter os seus benefícios é a aplicação tópica de produtos que contêm tais vitaminas, como dermocosméticos, hidratantes e protetores solares.

Mas como agem sobre a nossa pele produtos com tal composição e quais os seus benefícios em curto, médio e longo prazo? Vale a pena investir neles? É precisamente disso que falamos neste post, em que abordamos especificamente propriedades das vitaminas B e E, dois dos principais tipos vitamínicos.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Como agem as vitaminas B e E?

Como vimos, as vitaminas desempenham várias funções no nosso corpo e, apesar de não constituírem energia, elas estão envolvidas em vários processos básicos do funcionamento do corpo humano.

Essas substâncias são classificadas de acordo com a sua atividade biológica e química. Assim, cada vitamina possui uma série de compostos químicos que é responsável por determinadas atividades biológicas. Convencionou-se que cada conjunto desses compostos químicos seria identificado por uma letra. É por isso que falamos em vitamina A, B, C etc.

Vejamos agora as propriedades das vitaminas B e E.

 

Vitamina B

A vitamina B agrupa um conjunto de diversos subtipos de vitaminas identificadas com essa mesma letra. Vários desses subtipos proporcionam uma série de benefícios para a saúde da nossa pele.

Por exemplo, as vitaminas B2, B3 e B5 ajudam a normalizar as funções da pele e aumentam a sua resistência natural a agentes externos. Por sua vez, a vitamina do tipo B3, também conhecida como niacinamida, ajuda a controlar a produção de sebo nas peles oleosas e auxilia na redução das lesões de acne, rosácea e atopia. Além disso, esse subtipo aumenta a produção de ceramidas, garantindo a hidratação de dermes secas.

Já a B5 age na nossa renovação celular, além de desempenhar ação anti-inflamatória e cicatrizante.

Pode-se afirmar que a combinação da ação anti-inflamatória, antioxidante e de estímulo de ceramida auxilia nas propriedades de melhora da pele fotoenvelhecida – ou seja, da pele envelhecida por ação da luz solar, como redução das rugas e uniformização da tonalidade da pele.

 

Vitamina E

A vitamina E é uma aliada dos tratamentos de beleza, muito conhecida e usada por suas propriedades antienvelhecimento. Com um poder antioxidante, ela combate os radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e linhas de expressão. Assim, em médio e longo prazo, é possível prevenir o envelhecimento precoce, mantendo a pele jovem e saudável por muito mais tempo.

Essa vitamina polivalente também ajuda a reduzir a produção da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, uma das principais substâncias responsáveis por dar firmeza e elasticidade à pele humana.

Mas há mais. A vitamina E ainda ajuda a proteger a pele contra a radiação nociva do Sol, contra as toxinas da poluição e dos efeitos que o frio ou o calor extremos podem causar na pele. Basicamente, ela ajuda a hidratar peles ressecadas, devolvendo a suavidade e o viço, podendo inclusive ser utilizada em peles sensíveis.

Há diversos estudos já comprovaram a excelente ação da vitamina E na redução do eritema, manchas vermelhas causadas, por exemplo, por queimaduras de sol.

Quando são adicionadas à composição de produtos de aplicação tópica, as vitaminas B e E têm uma ação benéfica sobre a nossa derme, ajudando a conquistar uma pele mais bonita.

 

Safe Sea ®: um protetor solar enriquecido com vitaminas B e E

Alguns protetores solares limitam-se a oferecer graus variados de proteção contra os efeitos nocivos do Sol.

Já Safe Sea® acumula diversas funções e características, sendo, por isso, um produto diferente de tudo o que você já viu. Com alto fator de proteção, o FPS 50, este protetor solar está enriquecido com agentes hidratantes, como o pantenol, e as vitaminas B e E, que, como vimos, ajudam a manter a pele jovem, saudável e hidratada. Os componentes do nosso produto ainda foram escolhidos de modo a minimizar o surgimento de alergias, mesmo nas peles sensíveis. Portanto, pode ser usado sem preocupação tanto por crianças quanto por adultos.

Por isso, se você quer se proteger do Sol e, ao mesmo tempo contar com um protetor solar que é mais um aliado na sua rotina de skincare, Safe Sea® é sem dúvida a melhor escolha do mercado.

Adquira-o já nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

Por hoje, é tudo. Se você gostou deste conteúdo, fica sabendo que tem sempre tem novidades aqui no blog! Abordamos temas ligados à saúde da pele, meio ambiente e lazer. Para continuar acompanhando as nossas postagens, segue a gente lá no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até mais então!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

 

Os comentários estão desativados.