Saiba quais os cuidados essenciais para evitar estrias e melasmas durante a gravidez

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma transformação radical. E a pele não está imune a essas mudanças.

As alterações hormonais durante esse período são intensas. Isso pode favorecer o aparecimento de manchas e de melasma. Além disso, as grávidas costumam enfrentar o aparecimento de estrias.

É claro que esses fenômenos acabam afetando a autoestima da futura mamãe, mas é importante frisar que eles são perfeitamente normais e indicam apenas que tudo o corpo feminino está trabalhando a mil para gestar uma nova vida.

Como grande parte dos tratamentos estéticos estão proibidos durante os nove meses gestacionais, a melhor forma de atenuar esses problemas é apostar na prevenção e no cuidado diário com a pele.

 

No post de hoje, nós mostramos como as estrias e o melasma aparecem e quais cuidados adotar durante a gestação.

 

Estrias na gravidez: cuidado e prevenção

As estrias atingem até 90% das grávidas, principalmente a partir da 25.ª semana de gestação, quando o útero chega a quadruplicar de tamanho.

Elas aparecem sob a forma de faixas avermelhadas e com reentrâncias, como se fossem cicatrizes, e indicam um estiramento abrupto da pele, fruto do aumento de peso e de tamanho de várias partes do corpo feminino.

Como não é só a barriga que aumenta de tamanho e a mulher tende a engordar generalizadamente, as estrias podem aparecer em outras áreas do corpo, como flancos, coxas, glúteos e seios.

 

Para atenuar o aparecimento de estrias, aqui vão algumas dicas:

– Cuide da alimentação. Uma dieta balanceada é boa para o bebê e evita que a futura mamãe engorde muito. Atividades físicas adequadas à condição gestante, com acompanhamento profissional, também são indicadas.

Beba bastante água, pois isso mantém os tecidos bem nutridos e hidratados, o que pode favorecer a elasticidade da pele. Além disso, a água ajuda na formação do líquido amniótico.

– O uso de óleos e de cremes hidratantes também ajuda na prevenção das estrias e na manutenção da boa aparência da derme. Há diversos estudos que mostram que produtos específicos de aplicação tópica melhoram a elasticidade da pele. Desse modo, a mulher vai ter uma facilidade maior de “esticar” a pele, reduzindo o aparecimento das indesejadas cicatrizes. Há produtos de formulação específica que podem ser usados desde o primeiro trimestre da gravidez. Consulte seu dermatologista!

 

Melasma na gravidez: o que é e como prevenir

Os melanócitos são as células responsáveis pela produção de melanina. A melanina, por sua vez, é o pigmento que dá cor à pele.

Esse pigmento é estimulado por três fatores: genético, hormonal e exposição solar. Durante a gravidez, a pele feminina se torna mais sensível à melanina, precisamente por causa da revolução hormonal pela qual o organismo está passando. Então, é perfeitamente normal que algumas partes do corpo da mulher se tornem mais escuras, como axilas, mamilos, virilha e região do umbigo. Isso tende a desaparecer ao fim da gravidez.

Só que os melanócitos, já estimulados pelos hormônios, acabam sendo “atiçados” também pelos os raios solares, o que acaba fazendo surgir o melasma. Trata-se de manchas escuras e de formato irregular que aparecem principalmente nas maçãs do rosto, na testa, no nariz e no buço, mas também em outras partes, tais como braços, mãos, pescoço e colo.

Em geral, o melasma não desaparece sozinho, e são necessários tratamentos com acompanhamento dermatológico especializado.

 

Mas tem como prevenir e atenuar, viu? É importante frisar que o melasma pode aparecer sem que a grávida tenha tomado muito sol, mas também é verdade que essa exposição tende a agravar o problema. Então, veja as dicas a seguir:

– Evitar a exposição solar direta e prolongada durante a gravidez, especialmente entre as 10h da manhã e as 16h da tarde.

– Usar protetor solar religiosamente todos os dias, aplicando corretamente e em quantidade adequada. Neste post, nos ensinamos tintim por tintim como deve ser a aplicação desse produto. É importante também reaplicar de três em três horas, para renovar a proteção.

– Além da fotoproteção química, a gestante pode adotar a mecânica e usar itens como chapéus e roupas com filtro UV.

 

É importante frisar que as medidas aqui referidas são as mais comuns recomendadas por dermatologistas. Em caso de dúvidas sobre algum aspecto específico, é importante que a grávida consulte o seu médico ou dermatologista.

 

Safe Sea®: um protetor solar seguro para a gravidez

Safe Sea® é um protetor solar hipoalérgico, ou seja, ele é indicado para as peles mais sensíveis, inclusive a da gestação. Livre de produtos tóxicos e cancerígenos, como os parabenos, o nosso produto oferece FPS 50 e está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada.

 

Você encontra Safe Sea® nas melhores farmácias do Brasil ou em nossa loja virtual, clicando aqui.

 

Gostou deste post? Tem sempre novidades voltadas para o cuidado com a pele aqui no blog. Então, para não perder os próximos conteúdos, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

 

Até o próximo post!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.