Meio ambiente: como será o futuro e o que podemos fazer no presente?

No dia 09 de agosto de 2021, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou um relatório com projeções sobre o estado do meio ambiente. O documento é resultado de estudos conduzidos por centenas de cientistas que analisam evidências coletadas ao redor do planeta.

Os dados apresentados pintam um cenário nada animador. Falta de água, fome, doenças, extinção de espécies, calor insuportável para os parâmetros humanos e cidades submersas pela elevação do nível dos oceanos: esses são alguns dos efeitos de uma ação humana descontrolada sobre o meio ambiente.

O relatório aponta, por exemplo, que os oceanos podem subir até 2 metros em cerca de 50 anos e até 5 metros até 2150. Isso é, em parte, resultado do aumento da temperatura global, que, segundo as projeções do IPCC, pode atingir a marca de 5,7 ºC extras até 2100.

Se isso se comprovar, calcula-se que 1,7 bilhão de pessoas serão expostas a um calor extremo e 420 milhões serão submetidas a ondas de calor extremas a cada cinco anos. Populações inteiras poderão perder até 250 dias de capacidade física para o trabalho devido a temperaturas insuportáveis para o corpo humano, principalmente em regiões da Ásia, África Subsaariana e partes das Américas Central e do Sul.

Sabemos que frear esse futuro que se desenha perante nós exige mudanças estruturais que estão, em grande parte, sob a responsabilidade de autoridades e de líderes globais. Mas isso não nos impede de adotarmos ações simples que têm impacto positivo sobre o meio ambiente.

 

Neste post, nós da Safe Sea® queremos imaginar um futuro diferente e, por isso, apresentamos 5 medidas individuais que você pode adotar – se ainda não o faz – para ajudar coletivamente.

Vem com a gente!

 

#1 Economize água

A água é um recurso finito. Devemos economizá-la para que não faltem nem para nós nem para as gerações futuras.

Reduzir o tempo do banho a minutos, escovar os dentes com a torneira fechada e lavar o carro reaproveitando a água da máquina de lavar são exemplos de ações com impacto positivo na economia de água.

Você sabia, por exemplo, que é possível economizar até 3 litros de água por minuto escovando os dentes com a torneira fechada? Parece pouco, mas com apenas 5 dias fazendo isso, é possível economizar água suficiente para uma lavagem completa da máquina de lavar!

 

#2 Economize energia

Economizar energia é bom para o bolso e para o meio ambiente – isso porque a geração de energia depende da exploração de recursos naturais finitos, o que obviamente tem impactos negativos na natureza.

Exemplos de ações simples: troque as lâmpadas antigas por modelos mais eficientes; não deixe as luzes acesas ao sair de um cômodo; acumule roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las, em vez de fazer várias lavagens com poucas roupas.

Tudo isso parece pouco, né?, mas se 300 milhões de pessoas ao redor do mundo usassem lâmpadas mais eficientes isso seria o equivalente a retirar 1 milhão de carros das estradas.

 

#3 Vá de bicicleta ou de transporte público

Carros individuais são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa, mas realizam o transporte de apenas 30% da população.

Sempre que possível, prefira o transporte público ou vá de bicicleta. Pedalar faz bem para a saúde, reduz o estresse, é mais barato e não polui o meio ambiente.

 

#4 Reduza o consumo de plástico

Você sabia que, no Oceano Pacífico, existe uma “ilha” de plástico? Ela é formada pelo acúmulo de 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo!

É urgente reduzir o consumo de plástico no dia a dia, pois eles demoraram anos e anos para se decomporem.

 

Veja ações concretas:

Sabe aquela loja de roupa que te deu uma sacola de pano depois de uma compra? Faça dela uma ecobag e evite o uso de sacolas plásticas no supermercado.

Ao beber água, sobretudo no trabalho, use a sua própria garrafinha para evitar o desperdício de copos descartáveis.

Esqueça o consumo de canudinhos. Você realmente precisa deles? Vire o copo ou adote um canudo reutilizável.

 

#5 Preocupe-se com o impacto ambiental dos produtos que você consome

Sim, esteja atento ao impacto dos produtos que você usa e às práticas das empresas que os produzem.

Por exemplo, você sabia que protetores solares contendo substâncias como: oxibenzona, octinoxato, 4-metilbenzilideno, cânfora, ou butilparabeno são comprovadamente responsáveis pela deterioração dos recifes de corais?

Essas substâncias se dispersam na água, obstruindo o sistema reprodutivo dos corais e causando o seu branqueamento. Por essa razão, já há lugares, como o estado norte-americano do Havaí, que proíbe o uso de protetores solares com tal composição.

 

Safe Sea®: o protetor solar para quem se preocupa com o meio ambiente

Na Safe Sea®, nós nos orgulhamos de ter a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente como os nossos principais valores.

O nosso protetor solar solares está livre de quaisquer substâncias tóxicas que agridam o meio ambiente. A sua fórmula de textura leve e agradável não se dissipa na água logo após a imersão, sendo capaz de manter 97% da sua eficácia por até 80 minutos dentro do mar. Testes in vivo do comportamento de espécies marinhas em águas expostas ao nosso produto por 24 horas mostram que Safe Sea® é totalmente seguro para a fauna e flora marinhas.

Além disso, o produto é um dos únicos protetores solares 100% veganos à disposição do público brasileiro.

Portanto, se você se preocupa com a saúde da sua pele, mas também com a saúde do mar e do meio ambiente, Safe Sea® é o protetor solar ideal para você e para a sua família.

 

Ah, uma última dica: separe embalagens de plástico, como a de Safe Sea®, e verifique na sua cidade a existência de iniciativas de reciclagem. Essa é mais uma forma de ajudar a preservar o meio ambiente.

Por hoje, é tudo. Gostou deste post? Saiba então que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando o nosso blog, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

 

Até a próxima!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

 

 

 

Os comentários estão desativados.