Mulher cuidando da pele sensível

Como cuidar da pele sensível: conheça as 5 práticas mais recomendadas

Vermelhidão, manchas, ardência, irritação, coceira, alergias, repuxamento, descamação, desconforto e até formação de bolinhas ou pequenas feridas: todos esses são sintomas comuns de pele sensível. Essa condição pode afetar qualquer pessoa e qualquer tipo de pele, desde as oleosas até as secas e mistas, prejudicando tanto a autoestima das pessoas quanto a própria saúde da pele.

Os sintomas aparecem por diversas razões, seja por agentes externos, pelo uso de produtos com agentes alergênicos e ativos mais agressivos ou até mesmo pela alimentação e estilo de vida. Quem tem esse tipo de pele tem que ter cuidados redobrados na escolha dos produtos que usará no dia a dia e na forma como conduz a sua rotina de skincare. Tudo isso é essencial para não agravar essa sensibilidade.

Felizmente, os dermatologistas desenvolveram soluções ideais para cada tipo de pele. Neste post, nós mostramos as 5 melhores práticas para lidar com uma pele “não me toques”.

 

Continue a leitura e confira se você está fazendo tudo certinho!

 

#1 Cuide da limpeza da pele

A limpeza de uma pele sensível deve ser feita com alguns cuidados. Os movimentos devem ser sempre delicados, de preferência evitando o uso de esponjas abrasivas.

Os produtos da limpeza devem ser específicos para esse tipo de pele. Existem loções, géis de limpeza e sabonetes mais leves que conseguem limpar a derme sem agredir a barreira cutânea de proteção natural. Os produtos syndet, feitos com detergentes sintéticos e não sabão, conseguem esse efeito desejado.

Na hora de secar o rosto, a melhor opção é fazer isso naturalmente. Se tal não for possível, prefira o papel toalha a toalhas de rosto convencionais – trata-se de uma opção mais higiênica. Também nessa hora trate a pele com carinho: nada de movimentos bruscos.

Outra dica é esperar cerca de 30 minutos depois da limpeza para a aplicação de quaisquer outros produtos. Isso também ajuda a pele a restaurar a tal barreira protetora.

 

#2 Foque na hidratação

A hidratação do rosto é fundamental para qualquer tipo de pele, ajudando a manter o equilíbrio e devolvendo a maciez.

No caso das peles sensíveis, a preocupação maior é com os tipos de produtos utilizados.

É importante consultar os rótulos para checar se você não tem alergia conhecida a algum ingrediente e dar preferência aos produtos hipoalergênicos – aliás, essa regra se aplica não só aos hidratantes, mas a qualquer produto que você aplique sobre a pele, conforme explicamos no próximo item. Ativos como glicerina, ureia, manteiga de karitê e ômega 3, em geral, têm boa resposta mesmo em peles sensíveis.  

Para a pele sensível oleosa, existem soluções com textura sérum ou matte e, para a pele normal ou seca, as texturas mais cremosas.

 

#3 Atenção máxima na escolha dos produtos

A pele sensível é delicada e sofre com as agressões de agentes externos com maior intensidade. Um mesmo produto aplicado sobre uma pele “normal” e sobre uma pele sensível pode ter respostas muito diferentes. Por exemplo, um ácido com ação clareadora pode proporcionar os resultados desejados no público em geral, mas em uma pele sensível pode ter os efeitos contrários.

Por isso, é preciso muita atenção na hora de escolher os produtos, do protetor solar aos dermocosméticos. Conferir o rótulo para conhecer os ingredientes e princípios ativos é essencial. Dê preferência aos ingredientes mais suaves e com ativos calmantes, pois eles diminuem as chances de irritação. Evite produtos com parabenos, fragrâncias, surfactantes e corantes. Quanto à maquiagem, esqueça aquela à prova d’água, pois, em geral, é mais difícil de retirar e acaba agredindo a pele sensível.

Demaquilantes com álcool ou loções adstringentes também não são recomendadas. Dê preferência à solução micelar para remover a maquiagem e impurezas do rosto sensível.

Por último, preste especial atenção à data de vencimento dos produtos – não se arrisque a usar nada depois disso.

 

#4 Cuide da pele irritada

Se por algum motivo a sua pele está passando por um período de maior irritação, é fundamental utilizar produto com ativos específicos para o tratamento e tomar alguns cuidados.

Em geral, a pele nesse estado costuma responder bem a agentes com ação hidratante, como pantenol, glicerina e manteiga de karité. Os hidratantes com tecnologia prebiótica são especialmente indicados para fortalecer a barreira cutânea, alimentando o chamado microbioma da pele, as bactérias “boas” que têm a função de proteger a nossa pele.

Em casos mais específicos, podem ser aplicados produtos com ação calmante e anti-inflamatória, como, por exemplo, a niacinamida, ceramidas e glicerina. Atualmente, existem máscaras faciais com esse efeito calmante, hidratante e com ação anti-inflamatória.

O uso da água termal também é super-recomendado. Ela contém uma considerável quantidade de sais minerais e possui o pH neutro. Além de hidratar e tonificar a derme, esse líquido conta com ativos calmantes. Uma boa dica é guardar o frasco na geladeira, para potencializar a sensação refrescante.

 

#5 Evite tomar sol em excesso

A radiação solar em excesso provoca diversos efeitos noviços, como vermelhidão, manchas, ressecamento e fotoenvelhecimento em qualquer tipo de pele. No caso da sensível, esses efeitos são ainda maiores.

A dica é evitar a exposição ao sol em excesso e abusar do protetor solar, não esquecendo de reaplicá-lo com frequência.

Aqui, novamente, a dica é procurar um produto adequado à pele sensível.

É o caso de Safe Sea®. Em seguida, explicamos por quê.

 

Safe Sea®: o protetor solar para a pele sensível

Safe Sea® é o protetor solar ideal para quem tem pele sensível, porque conta com uma fórmula hipoalergênica, que não interage com o cloro. Isso significa que o nosso produto foi formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia.

Por isso, ele é indicado por dermatologistas para as peles mais sensíveis, incluindo as de crianças, que a partir dos seis meses de idade podem utilizar o nosso protetor sem preocupações.

Além disso, Safe Sea® possui uma fórmula livre de parabenos, substâncias que desencadeiam alergias, irritações e sensibilizações cutâneas e podem até mesmo gerar doenças como câncer de mama e de pele.

Se você tem pele sensível ou sofre com alergias frequentes causadas por outros protetores, experimente Safe Sea® e você não irá se arrepender.

 

Por hoje, é tudo. Gostou deste conteúdo? Saiba então que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando as nossas postagens, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

 

Até a próxima!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Os comentários estão desativados.