Mulher relaxando

Spa em casa: como fazer?

Um dos grandes segredos para atingir uma vida saudável é cuidar da parte física e psicológica da nossa vivência, procurando um equilíbrio entre esses dois domínios como sinônimo de qualidade de vida. Já dizia o ditado, “mente sã, corpo são”.

E você há de concordar que cuidar do corpo e da mente nunca foi tão importante quanto nos dias de hoje. Separar algumas horas do dia – ou mesmo um dia inteiro – para relaxar, esquecer as preocupações, desconectar do mundo lá fora e aproveitar momentos prazerosos são simples gestos de autocuidado que podem fazer toda a diferença no resto da semana.

Aproveitando o maior tempo que temos passado em casa, dá para fazer tudo isso improvisando um spa caseiro que não fica a dever nada aos lugares profissionais. Quer ver só? Então, continua a leitura porque neste post mostramos um passo a passo para você se presentear com um Spa Day!

 

Criando o “mood”

É muito mais difícil relaxar em um ambiente barulhento e com iluminação de hospital, por exemplo.

Por isso, o primeiro passo para criar um spa caseiro é improvisar um ambiente adequado e confortável. Isso pode ser conseguido com pequenos truques. Reserve um cômodo da casa com bom isolamento acústico, acenda velas e incensos com aromas agradáveis, acione um mínimo de claridade e com uma cor adequada. A luz amarelada, por exemplo, envia ao nosso organismo a mensagem de que ele deve descansar, uma vez que o seu tipo de luz é a que mais lembra a do sol, que regula os nossos hormônios.

Outra dica essencial é escolher uma playlist de músicas relaxantes ou das quais você goste. Os barulhos de chuva e de passarinhos são uma também uma excelente opção – veja aqui uma seleção com várias horas de gravação com esses sons relaxantes.

Por último, se necessário, afaste alguns móveis para ter mais espaço. Estenda um colchonete ou um tapete confortável no chão, se preferir.

 

Iniciando o seu Day Spa

Sugerimos que você comece o seu Day Spa logo cedo, pela manhã. Desligue o celular (e quem diz celular diz tv, tablet, computador) e programe-se para se desconectar das redes sociais – especialmente em tempos difíceis como este que estamos vivendo, elas nos fazem mais ansiosos e estressados, aumentando nossos níveis de cortisol. A ideia é dar uma pausa.

Em seguida, tome um café da manhã demorado e nutritivo, com frutas e cereais, por exemplo.

 

Tome um banho demorado

Depois desse café gostoso, tome um banho relaxante e demorado. Se tiver banheira, bom – encha-a com água morna ou quente, acrescente óleos, um sabonete de camomila cheiroso ou sais de banho.

Se não tiver uma banheira, o banho nem por isso será menos relaxante: tome uma ducha. Quer um truque legal? Pingue algumas gotas de um óleo essencial bem cheiroso no piso do box – assim, quando a água cair, você irá sentir um aroma agradável subindo. Aproveite para fazer uma esfoliação corporal com um sabonete esfoliante e uma bucha vegetal para ir esfregando lentamente o corpo. Lave o cabelo, massageando bem lentamente o couro cabeludo com as pontas dos dedos.

Em seguida, aplique uma máscara capilar hidrante – não coloque o produto sobre a raiz, somente na extensão e nas pontas. Vista uma touca e deixe agir por alguns minutos enquanto aproveita o resto do seu banho relaxante.

Finalize com o seu hidratante preferido no corpo todo. Escolha uma roupa bem confortável e volte para o seu cantinho escolhido.

 

Hora do escalda-pés

O escalda-pés é um procedimento básico do spa e muito fácil de reproduzir em casa. Basta uma bacia de água quente com duas colheres de sopa de sal grosso.

Folhas de hortelã ou chás, como os de erva-doce, têm um efeito relaxante. Aproveite para lixar os pés com uma lixa apropriada. Deixe os pés de molho até a água esfriar. Enquanto isso, leia um livro, ouça música ou apenas aprecie o momento, focando nos seus pensamentos.

 

Faça uma automassagem

Aproveite que os pés estão escaldados e lisinhos e faça uma massagem no corpo começando de baixo para cima.  Os movimentos devem ser suaves, e você pode usar um óleo ou um creme hidratante para ajudar a deslizar.

 

Cuide da alimentação

Durante o seu Spa Day, beba bastante água e prepare outros líquidos, como chás e sucos nutritivos/detox, para ir consumindo ao longo do dia. A ingestão de água geladinha é por si só um gesto de autocuidado, pois, com sua função termogênica, ela acelera o nosso metabolismo. Para o almoço, pense em algo leve e gostoso. Se você gostar de cozinhar, vá para a cozinha e prepare essa refeição. A sua sobremesa favorita está liberada sem culpa.

Outra coisa liberada sem culpa é aquele cochilo no início da tarde. Os médicos afirmam que a sesta é uma resposta natural do nosso organismo para recuperar as energias. Além disso, é boa para a memória e para o coração, diminuindo, inclusive, os riscos de um ataque cardíaco. Mas, atenção!, durma entre 15 a 40 minutos para poder aproveitar o resto do dia.

 

Faça uma máscara facial

Há várias receitas caseiras de máscaras faciais com diferentes funções. Para um efeito hidratante, sugerimos a seguinte receita:

– ¼ de um abacate maduro;

– uma colher de sopa de semente de linhaça;

– e uma colher de sopa de mel.

Bata tudo no liquidificador até obter uma pasta cremosa. Deixe a máscara descansando no congelador por alguns minutos para um efeito refrescante.

Enquanto você espera, pode fazer exercícios de relaxamento. Lentamente, inspire até não conseguir mais e conte até três. Mantenha o ar preso nos pulmões por alguns segundos e expire, tudo devagar. Enquanto isso, procure focar a atenção na própria respiração ou no seu próprio corpo. Relaxe.

Em seguida, aplique a pasta na pele do rosto por 20 minutos e depois retire com água fria. Em conjunto com a linhaça e o mel, o abacate irá nutrir e hidratar a sua pele.

Depois disso, faça uma massagem para ativar a circulação na pele do rosto. Você pode também usar um rolinho de jade para uma espécie de drenagem linfática – ele pode ser encontrado em lojas para cosméticos.

 

Para uma limpeza mais profunda

Para uma limpeza mais profunda, encha uma bacia com água fervendo e coloque o rosto por cima do vapor. Use uma toalha por cima da cabeça, formando uma “cabaninha” para impedir que o vapor se espalhe. Fique assim por uns 10 minutos. Em seguida, com uma luva ou com as mãos bem higienizadas, extraia eventuais cravos e pontos negros e espinhas.

Finalize com tônico e aplique o protetor solar Safe Sea®. Nada de achar que em casa essa proteção é dispensável. A iluminação artificial também é agressiva para a pele, ainda mais depois de um procedimento de limpeza. Além disso, Safe Sea® está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E – eles vão ajudar a manter a sua pele protegida e hidratada pelo resto do dia.

 

Aproveite o dia

Aproveite o resto do dia para fazer coisas de que você gosta muito – faça uma lista e escolha a partir dela. Meditar, cuidar das plantas, ler um livro, assistir a um filme, fazer um bolo, ouvir mais música ou simplesmente se entregar a um “dolce fare niente” – ou seja, a um fazer absolutamente nada. Enfim: carpe diem!

Gostou das nossas dicas para um Spa Day? Já reserva aí na sua agenda o melhor dia para colocar tudo em prática!

Por hoje, é tudo. Para continuar atualizado e receber nossas dicas, siga-nos no Instagram e curta também a nossa página no Facebook.

Até o próximo post!

Safe Sea®® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário