mulher cuidando da beleza

5 dicas para ter a pele saudável e hidratada no frio

Convenhamos, o inverno não é propriamente um amigo da nossa pele. O clima frio, os ventos gelados, a baixa umidade do ar e a descontinuidade na ingestão de água levam a uma diminuição brusca na nossa transpiração corporal, o que faz com o maior órgão do corpo humano fique mais seco, com aspecto opaco e sem vida.

Além disso, nessa época, nada melhor do que um banho bem quentinho, né? Mas saiba que esse hábito pode causar uma remoção da oleosidade natural, diminuindo o manto lipídico (de gordura) que retém a umidade da derme. E sabe aquele vinho gostoso perto de uma lareira? Pois então, o aumento da temperatura proporcionado pelo fogo e por aquecedores também provoca ressecamento, para já não falar em coceiras e irritações. Ficando desidratada, a pele também perde a sua flexibilidade e pode chegar a escamar e a ficar com uma aparência desagradável e envelhecida.

Isso tudo significa que o inverno exige uma rotina específica de cuidados, que dê conta de proporcionar uma compensação às agressões externas. Pensando nisso, neste post reunimos 5 dicas para uma rotina de skincare e de hábitos saudáveis pensada para as necessidades da estação mais fria do ano.

Se você quer saber os segredos de manter a pele bonita o ano inteiro, é só continuar a leitura!

 

#1 Tenha uma alimentação adequada

Esta nossa primeira dica é, indiretamente, um dos principais passos do cuidado com pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, no inverno, ideal é comer muitos legumes, hortaliças e frutas. Estes são alimentos ricos em vitaminas e minerais, que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele – que, como vimos, pode ser acelerado na estação mais fria devido ao ressecamento. Consuma frutas como morango, laranja, mexerica, limão e cereja, entre outras, e vegetais, como brócolis, repolho e cenoura.

A soja é outro alimento de uma dieta hibernal saudável, pois é rica em isoflavona, um composto que evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, também estão liberados.

Durante o inverno, a tendência é sentirmos menos sede e, consequentemente, ingerirmos menos líquidos. Trata-se de um tremendo erro. Um corpo hidratado é sinônimo de uma pele macia e elástica. Então, beba no mínimo dois litros de água por dia. Uma boa ideia é recorrer a chás claros ou de frutas para completar essa meta.

 

#2 Limpeza diária

Como mencionamos de início, com o ar mais seco do inverno, a nossa pele tende ao ressecamento natural. Por isso, é preciso fazer alguns ajustes na forma como procedemos à limpeza diária da tez. O sabonete usado no verão pode ser adstringente, ou seja, com um efeito tensor, mas ele não é recomendado na estação fria por conta do referido ressecamento. Para peles mais secas, uma boa aposta pode ser o leite de limpeza, que é menos agressivo. Já a pele oleosa pede um sabão líquido ou em barra, mas com uma formulação mais suave.

Ao lavar a pele, tenha em atenção a temperatura – por mais que tenhamos tendência a querer um banho mais quente, é preciso muito cuidado com a água pelando. O ideal é que a temperatura fique entre os 29 ºC e os 38 ºC e que o banho dure em média de 5 a 10 minutos. Outra dica importante é evitar se ensaboar demais e usar esponjas muitas duras, pois essas ações alteram a composição do chamado “manto hidrolipídico”, um hidratante natural produzido pelo nosso organismo.

 

#3 Hidratação e tonificação contínuas

Depois da limpeza, é hora de aplicar um tônico, uma substância que ajuda a acalmar a pele e a repor minerais.  Opte por formulação sem álcool ou com menos teor de álcool, pois esse composto tende a ser mais agressivos do inverno, precisamente devido à ação adstringente.

Depois de tonificar, é hora de hidratar a pele. Esse é um passo extremamente importante em uma rotina de skincare adaptada ao inverno. Produtos enriquecidos com ativos como ácido hialurônico, vitamina E, alantoína ou ureia são muito bem-vindos, pois repõem a umidade da pele, prevenindo as rugas e as linhas finas agravadas pelo ressecamento.

Aplique o creme hidratante pelo menos duas vezes – idealmente, de manhã e à noite. E olha que dica legal: se você fizer essa aplicação logo após sair do box ou ainda no banheiro, aquele vaporzinho do pós-banho quente ajudará na penetração do creme na pele.

Os nossos lábios também costumam ficar ressecados no inverno. O ideal é investir em hidratantes específicos para essa região e reaplicar continuamente.

 

#4 Procedimentos estéticos

Complemente a hidratação da pele com máscaras faciais, como as de argila. Além do efeito hidratante, elas têm ação calmante e de controle da oleosidade, deixando a pele com o brilho e viço que as agressões hibernais tendem a roubar de nós.

Além disso, com a menor exposição à luz do sol, o inverno é uma boa altura para investir em tratamentos com ácidos clareadores, que deixam a pele fotossensível. Marque os seus procedimentos estéticos mais agressivos para esta altura do ano.

 

#5 Protetor solar nela!

Muita gente acha que durante o inverno não é necessário usar protetor solar. Isso porque, durante a estação mais fria, o sol fica mais escondidinho entre as nuvens e a impressão que temos é que os raios nocivos, o UVA e o UVB, não estão chegando até nós. Mas esse raciocínio está errado.

A incidência desses durante o inverno e em dias nublados é, de fato menor, principalmente a dos raios UVB, que são responsáveis pelo câncer de pele, mas nem por isso é inexistente, ainda mais no Brasil, um país com ampla exposição solar o ano todo devido à sua localização geográfica. Então, mesmo na estação mais fria, uma pele sem a proteção contra o Sol pode vir a sofrer com manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer.

Por isso, é importantíssimo usar o protetor solar no rosto todos os dias do ano. Para saber que quantidade aplicar, siga a regra da “colher de chá”, recomendada pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção. Rosto e pescoço devem receber cada um uma colher de chá – essa quantidade garante a ação uniforme do produto, com uma concentração adequada para manter a pele protegida contra os raios solares.

 

Safe Sea: o protetor solar para o inverno

Safe Sea é protetor solar ideal para o inverno. Isso porque ele está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada, o que, como vimos, é muito importante nos dias mais frios. Disponível no FPS 50, ele oferece uma alta proteção ao mesmo tempo em que conta com uma fórmula hipoalérgica, adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis.

Por hoje, é tudo. Para continuar atualizado e receber nossas dicas, siga-nos no Instagram e curta também a nossa página no Facebook.

Até o próximo post!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Deixe um comentário