mulher cuidando da pele do rosto

Você sabe quais são os benefícios do pantenol em um protetor solar?

O pantenol, ou “pró-vitamina B5”, é um ingrediente incluído nas fórmulas de diversos produtos para a pele e para o cabelo.  Trata-se de um composto que tem base natural e pode ser encontrado em plantas sob a forma de uma variante da vitamina B5, sendo também conhecido como “ácido pantotênico”.

Você já deve ter ouvido falar dele, mas sabe quais os benefícios desse composto e como ele age? Neste post, respondemos a essas perguntas e mostramos por que este é um ingrediente poderoso, que enriquece qualquer produto. Continue a leitura e saiba mais!

 

Como o pantenol age?

O pantenol tem a propriedade de penetrar facilmente na pele e nas membranas mucosas, locais onde é rapidamente oxidado e transformado em ácido pantotênico. Por sua vez, o ácido pantotênico é uma substância extremamente higroscópica, ou seja, liga-se facilmente a moléculas de água.

 

Além disso, o pantenol também é usado na biossíntese da coenzima A, que desempenha um papel em uma ampla gama de reações enzimáticas e, portanto, no crescimento celular.

 

Nos rótulos dos produtos, você pode encontrar as seguintes variações do pantenol: D-Pantenol, Butanamide, Dexpanthenol, Dexpanthenolum, d-Pantothenyl alcohol, Propanolamine, N-pantoyl-, entre outros.

 

Quais as propriedades do pantenol?

Podemos afirmar que o pantenol promove ações em três grandes frentes: hidratação, regeneração e antienvelhecimento.  Vejamos:

 

Hidratação da pele: O ácido pantotênico, no qual o pantenol se transforma uma vez absorvido pelo nosso organismo, é um agente hidratante, devido à sua capacidade de atrair e de reter moléculas água. Assim, ao aplicar um produto com esse composto, você promoverá a hidratação, melhorando a textura e o aspecto da pele seca, áspera e com rachaduras e promovendo a sua suavidade e a elasticidade.

 

Regeneração da pele: O pantenol promove crescimento celular e acelera os processos de regeneração e epitalização (reconstrução da pele após descamação), apresentando uma ação cicatrizante e calmante. Por isso, é indicado para melhorar marcas de acne, vermelhidão, inflamações, irritações, coceiras, queimaduras solares e pequenas lesões.

 

Antienvelhecimento: A vitamina B5, contida no pantenol, também ajuda na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce, uma vez que aumenta nas células o nível de glutationa, substância com forte poder antioxidante.

 

Safe Sea: protetor solar completo

 

Safe Sea® é um protetor solar especial.

Além de ser um pioneiro na proteção contra as picadas causados por águas-vivas, o nosso produto está enriquecido com o poder do pantenol e das vitaminas B e E. Juntos, esses agentes hidratantes previvem contra o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele saudável e hidratada, ao mesmo tempo em que reduzem a oleosidade e protegem contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.

 

Disponível no alto Fator de Proteção 50, Safe Sea® conta com uma fórmula hipoalérgica, adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis de crianças e adultos. Sendo um creme de fácil aplicação, mantém 97% da sua efetividade por aproximadamente 80 minutos, mesmo em total imersão. Além disso, é completamente livre de parabenos, substâncias potencialmente cancerígenas que podem também desencadear alergias, irritações e sensibilizações cutâneas.

 

Safe Sea é o produto ideal para quem procura um protetor solar completo. Adquira-o já nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

 

Até o próximo post!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe um comentário