Quais os cuidados com a pele após exposição solar em excesso?

Pele descamando, sensação de ardência e vermelhidão são sintomas de exposição solar em excesso. Saiba o que fazer nesse caso!

Praia, calor, céu azul, férias… Não é à toa que o Verão é uma das estações mais amadas pelos brasileiros. Mas sendo esse um período em que passamos muito tempo ao ar livre, alguns cuidados extras são necessários para proteger a pele.

É que, como quase tudo na vida, a exposição solar em excesso tem consequências negativas. Queimaduras, vermelhidão, sensação de ardência, descamação, acne e alergias são os sintomas mais comuns de que você exagerou na dose. Se os excessos forem frequentes, os dermatologistas alertam para o risco de aparecimento de manchas, envelhecimento precoce e até câncer.

Se depois de uma exposição solar prolongada, a sua pele apresentar alguns desses sintomas, certos cuidados são necessários para recuperá-la mais rápido e minimizar o seu desconforto. É o que mostramos neste post.

Continue a leitura e saiba como tratar a pele depois de um dia de horas a mais na praia ou ar livre!

 

Queimaduras solares

As queimaduras são um dos sintomas mais frequentes da exposição solar em excesso. Elas acontecem quando passamos muito tempo expostos aos raios solares ultravioleta B (UVB) sem qualquer tipo de proteção, como o protetor solar. Além disso, também são efeito da ausência de uma reaplicação correta do produto, o que deve acontecer de duas em duas horas, especialmente em dias de sol ardente e em casos de exposição solar prolongada.

As lesões surgem de 1 a 6 horas após a exposição ao sol, e o pico do desconforto ocorre em 24 horas. A intensidade do dano basicamente depende da intensidade da radiação solar e do tipo de pele de cada pessoa. Por exemplo, pessoas de pele muito clara tendem a sofrer queimaduras com mais facilidade.

Assim que a pessoa se apercebe do aparecimento de uma queimadura, é preciso procurar um local com sombra, de preferência coberto, para resfriar a pele e aplicar imediatamente o protetor solar, a fim de evitar a absorção de ainda mais raios ultravioleta, sobretudo os do tipo B, responsáveis pelas queimaduras.

Isso evitará também o aparecimento de bolhas na pele, o que pode aumentar a dor e a sensação de ardência, para já não falar dos riscos de infecção. Essas bolhas são um sinal de que o sol danificou a pele, inflamando-a. Elas têm por função proteger a pele revigorada que está se formando no local.

Já em casa, a pessoa deve tomar um banho com água fria, para resfriar a região afetada, e inclusive aplicar compressas de água gelada.

Em seguida e com cuidado, é bom aplicar pomadas ou cremes pós-sol. Eles ajudarão a hidratar a pele e diminuir a sensação de desconforto, além de acelerar a cicatrização.

 

Vejamos a seguir algumas boas opções para isso:

– Cremes à base de cloridrato de difenidramina, calamina ou cânfora;

– pomadas à base de dexpantenol (Pró-Vitamina B5), lanolina, óleo de amêndoas doces e cera de abelha;

– cremes com 1% de cortisona;

– pasta de água;

– loção específica para opôs-sol em creme ou gel à base de aloe vera/babosa.

 

Paralelamente a esses cuidados, beba bastante água gelada, sucos naturais e água de coco. Essas são bebidas que ajudam a hidratar a pele. A alimentação também é importante. Dê preferência aos alimentos antioxidantes, como legumes, frutas e verduras.

Para acelerar a cicatrização das queimaduras, é importante evitar a exposição solar principalmente nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h, reforçar o uso de protetor solar e usar chapéu e óculos escuros ao sair à rua.

O protetor deve ser aplicado de forma correta, conforme ensinamos neste post aqui do blog.

 

O que não fazer

Sabe as bolhas que mencionamos anteriormente? Então, não caia na tentação de estourá-las, se elas eventualmente aparecerem, nem de puxar a pele depois de elas estourarem naturalmente, ok?

Durante a aplicação dos cremes e pomadas, não faça movimentos bruscos para não irritar a pele ainda mais. Isso pode aumentar a sensação de dor ou desconforto.

O ideal é evitar a exposição ao sol até a pele esteja completamente recuperada, como já dissemos. Água quente, o uso de esponja e esfoliantes na região atingida também devem ser evitados. Roupas muito apertadas também não são bem-vindas. Prefira tecidos macios e peças soltinhas.

 

Prevenção dos acidentes causados por águas-vivas

Como vimos, para evitar queimaduras solares, é essencial usar um protetor solar e reaplicá-lo com regularidade.

Safe Sea é o protetor solar ideal para o Verão, período em que quando estamos mais expostos aos efeitos nocivos do Sol. Isso porque ele está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada.

Além disso, por estar disponível com alto fator de proteção, o FPS 50, o nosso produto oferece uma alta proteção aos raios UVA e UVB. Uma vez aplicado, Safe Sea® atua bloqueando a ação desses dois raios. Em um mecanismo de atuação conhecido como “fotodegradação”, ele faz com que a radiação solar “pule” um degrau em seu nível de energia. Isso é o suficiente para que se gere um outro tipo de energia inofensiva, incapaz de agredir a nossa pele.

 

Para quem quer aproveitar o Verão sem comprometer a pele, basta procurar Safe Sea® nas melhores farmácias brasileiras.

Por fim, é importante referir que todos os cuidados devem ser tomados para que as queimaduras solares não ocorram com regularidade, visto que esses episódios repetidos dobram o risco de melanoma, um tipo comum de câncer de pele, conforme refere este estudo.

Quadros graves de queimaduras são mais perigosos e podem requerer de atendimento médico especializado, sobretudo quando acompanhados de outros sintomas como febre, diarreia e vômito. Fique atento e, caso necessário, contate seu médico.

 

Gostou deste post? Então, saiba que tem sempre novidades por aqui! Aproveita a sua visita ao nosso blog e segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

 

Até mais!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.