Como prevenir e atenuar as manchas na pele?

Quem não quer uma pele bonita, radiante, com aspecto de bem cuidada? Não é exagero responder “todo mundo”, né?

Um dos principais empecilhos a esse objetivo tão universal são as manchas.

Note que há vários tipos de manchas que podem aparecer sobre a pele, com diferentes tamanhos, formatos, causas e pigmentações. Mas aqui referimo-nos, sobretudo, às manchas escurecidas, conhecidas como “melasmas”, e às manchas causadas pelo Sol.

Fazemos essa diferenciação, pois, embora o melasma possa ser causado e agravado pelo Sol, essa não é uma possibilidade única, como você verá neste artigo. De todo modo, essas manchas aparecem em várias regiões do corpo, incluindo no rosto. Apesar de serem indolores, elas muitas vezes prejudicam severamente a autoestima dos acometidos por essa condição.

 

Como, então, prevenir essas manchas e atenuá-las? O que a Dermatologia recomenda sobre o assunto? Vem com a gente porque neste post te contamos tudo: primeiro, explicamos o que são e como surgem as manchas escuras na pele e, em seguida, te mostramos como enfrentá-las.

 

 Melasma e manchas do Sol: o que são?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, em tons acastanhados, mais comumente nas maçãs do rosto, na testa, no nariz e no lábio superior, embora também possam ser detectadas nos braços, pescoço e colo. O formato é irregular e bem definido, sendo geralmente simétrico.

Trata-se de uma condição crônica que afeta mais frequentemente as mulheres, mas também pode aparecer mais raramente em homens (apenas 10% deles são afetados).

Não há uma causa única para o problema e vários fatores podem interagir para levar ao seu aparecimento. De todo modo, pesquisas relacionam o melasma ao uso de anticoncepcionais femininos, à disfunção da tireoide, ao uso de cosméticos irritantes ou de drogas para tratamento da hipertensão ou epilepsia, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. Sendo assim, considera-se que o principal fator desencadeante seja a exposição à luz ultravioleta e até a luz visível – uma prova disso é que as lesões poupam as áreas do corpo menos expostas ao sol. Além disso, a predisposição genética também parece desempenhar um papel importante nesse contexto.

Do ponto de vista físico-químico, o melasma é uma hiperpigmentação da pele, resultado da deposição aumentada de melanina, a proteína que garante a nossa cor e evita os danos da radiação ultravioleta ao DNA. Por exemplo, a gravidez é um período em que alterações hormonais estimulam a atividade dos melanócitos. Por isso, esse período da vida da mulher está associado comumente ao aparecimento de melasma.

Já as manchas causadas pelo sol ocorrem mais frequentemente em pessoas de pele clara ou mais escura que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar – principalmente no Verão. As partes do corpo mais afetadas são costumam ser as mãos, os braços, o rosto e o pescoço. Trata-se de um fenômeno mais comum após os 40, mas também pode acometer pessoas mais jovens.

 

Prevenir e atenuar as manchas na pele: o que fazer?

É importante frisar que o diagnóstico de qualquer mancha na sua pele deve ser feito por um médico, de preferência por um dermatologista. Esse profissional também estará apto a te indicar o tratamento mais adequado, ok? Em seguida, limitamo-nos a listar os tratamentos e procedimentos mais comuns para esse tipo de problema.

 

Melasma

A principal forma de prevenir o melasma é por meio da proteção solar adequada. O protetor solar deve ser bem aplicado diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso, mesmo que a pessoa vá ficar dentro de casa. Para saber como aplicar o produto corretamente, leia no nosso artigo dedicado inteiramente a esse tema. Se você está grávida e quer saber mais sobre esse uso durante a gestação, leia também este artigo.

Outra medida importantíssima é a reaplicação constate do protetor solar, de modo a manter a proteção adequada durante todo o dia. O protetor solar físico também pode ser utilizado para uma maior proteção às ações da luz visível.

O tratamento contra o melasma inclui o uso tópico de ácidos e substâncias que ajudem a promover o clareamento gradual das manchas. Deve-se ter cuidado, contudo, para não se obter o chamado “rebote”. A administração via oral ou intradérmica de alguns componentes que podem ajudar a atenuar as manchas. Há ainda os peelings químicos superficiais e os tratamentos com agentes clareadores. Eles promovem a esfoliação cutânea e facilitam a penetração dos agentes clareadores, mas o seu uso deve ser avaliado caso a caso pelo médico.

O melasma não tem cura, mas pode ser atenuado com a prevenção e tratamentos corretivos que referimos. Os dermatologistas desaconselham ainda a exposição solar prolongada a pessoas com essa condição. Caso isso seja aconteça, o ideal é usar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis – ou seja, toda à medida que evite a exposição solar direta da região acometida é bem-vinda.

 

Manchas do Sol

Já as manchas do Sol podem ser eliminadas com a esfoliação periódica. O uso de cremes clareadores pode ser também uma boa opção, assim como os tratamentos a laser, luz pulsada e peeling. Em todo caso, é importante seguir as recomendações do seu dermatologista.

 

Safe Sea®: mais proteção para a sua pele

Como vimos, o protetor solar é o protagonista de uma rotina de cuidados com a pele. Por isso, a escolha desse produto é de fundamental importância.

Safe Sea® é o protetor solar ideal para quem deseja se proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares. Disponível no alto FPS 50, ele está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E – juntas, essas características significam uma alta proteção contra os raios ultravioletas e uma pele saudável, bonita, hidratada e prevenida contra as manchas.

Livre de parabenos e substâncias tóxicas, a fórmula de Safe Sea® é hipoalérgica, sendo adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis de crianças e adultos. Para saber mais por que Safe Sea® é o protetor solar mais completo do mercado, clique aqui.

 Safe Sea® está disponível nas melhores farmácias e surfs shops do país.

 

Bem, por hoje, é tudo. Se você gostou deste post, é só seguir o nosso perfil no Instagram  ou curtir a nossa página lá no Facebook para não perder os próximos conteúdos

 

Até a próxima!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

 

Os comentários estão desativados.