Homem com duas crianças na praia

Praia com crianças? Conheça os 5 principais cuidados a se tomar

O Verão está chegando!

Sim, é verdade que, oficialmente, a estação só começa dia 21 de dezembro – e, ok, ainda falta um tempinho até lá. Só que bem antes disso as famílias se preparam para as férias escolares e começam a fazer seus planos de viagem.

Com um litoral imenso que se estende por quase 8 mil km, é natural que um dos destinos preferidos dos brasileiros nesse período sejam as nossas belíssimas praias. E, convenhamos, calor, areia e mar formam uma combinação que as crianças adoram!

Mas nesse ambiente todo cuidado com os pequenos é pouco.

Pensando nisso, neste post mostramos um guia de cuidados básicos a se ter com as crianças para curtir as férias na praia com toda a segurança.

Vem com a gente!

 

#1 Não tire os olhos das crianças

Esse é um cuidado básico que pode parecer até demasiado óbvio para compor uma lista como esta. Só que a verdade é que é natural que adultos também queiram descansar e acabem se descuidando.

O ideal é fazer um revezamento, de modo a manter a vigilância sempre atenta. Não falamos apenas de riscos de afogamento. É preciso vigiar para que os pequenos não levem coisas da areia diretamente à boca, expondo-se a microrganismos que podem transmitir doenças. Além disso, é preciso também não descartar o risco que a grande quantidade de banhistas oferece em termos de possibilidade de rapto e desaparecimento.

Acompanhe as crianças durante eventuais mergulhos de mar e estabeleça um raio seguro para que elas brinquem na areia, a uma distância que os adultos nunca as percam de vista.

Em uma conversa franca, instrua os pequenos sobre todos os riscos – é importante que eles entendam que a praia é lugar de diversão e brincadeira, mas há alguns cuidados que precisam ser seguidos.

 

#2 Utilize uma pulseira de identificação na criança

Adotar uma pulseira de identificação é uma ação preventiva inteligente, que pode facilitar muito as coisas em imprevistos.

Pulseiras de silicone são seguras, não incomodam e podem ser reutilizadas – vale a pena investir em uma. Escreva nela o nome da criança e o telefone de um adulto para contato. Outra boa ideia é incluir o nome e o telefone do hotel onde vocês estiverem hospedados. Uma simples ação como essa pode fazer toda a diferença!

 

#3 Horário ideal

Devido à intensidade dos raios solares em determinados momentos do dia e os danos à pele associados à exposição solar contínua nesses períodos, especialistas recomendam evitar a praia entre 10h e 15h.

Com crianças, convém ficar ainda mais atento a essa regra, pois a pele infantil é mais sensível e mais propensa a queimaduras.

 

#4 Cuide da alimentação e da hidratação

Principalmente em locais desconhecidos, com crianças, o ideal é levar alimentação de casa. Isso porque, muitas vezes, é difícil saber a procedência dos itens vendidos na praia, a sua forma de armazenamento e manejo – sim, é fácil haver contaminação. É possível também que as crianças não gostem do que está à disposição.

De modo a evitar eventuais intoxicações alimentares e para não ser pego desprevenido, prepare comidinhas leves, gostosas e seguras, e leve com você. Itens como frutas, sanduíches, petiscos leves e biscoitos ajudam a “forrar” o estômago até o almoço. É claro que você pode sempre apostar nos restaurantes à beira da praia, mas, com crianças, é importante se certificar de que eles têm boa recomendação.

Além disso, com o calor da praia, é preciso cuidado redobrado para manter todo mundo hidratado. Leve bastante água em garrafas térmicas e, ao longo do dia, ofereça água para os pequenos. Entretidos com as brincadeiras, eles podem simplesmente se esquecer de pedir.

 

#5 Redobre os cuidados com a pele infantil

A pele de uma criança ainda não desenvolveu mecanismos de autodefesa de uma pele adulta saudável e, por isso, é mais sensível e delicada. É importante lembrar que o Sol pode causar vários problemas mesmo a uma pele adulta – além de manchas e queimaduras, a exposição prolongada aos raios UVA e UVB sem qualquer forma de proteção pode causar câncer. Portanto, os cuidados com o protetor solar em crianças devem ser redobrados.

Aplique protetor solar antes de sair de casa, com uns 15 minutos de antecedência, e durante o dia, de duas em horas, não se esqueça de reaplicar para manter a efetividade da proteção.

Utilize a “regra da colher de chá” como medida, como sempre temos referido aqui no blog: rosto e pescoço da criança devem cada um receber uma colher de chá do produto; já o torso, os braços, as pernas e as costas, duas colheres de chá cada.

 

Safe Sea® Kids: o protetor solar ideal para pele infantil

Safe Sea® Kids é o protetor solar ideal para a delicada pele infantil e para as férias na praia. Por quê? Veja as razões a seguir:

-Com uma fórmula hipoalérgica, enriquecida com agentes hidratantes e vitaminas B e E, Safe Sea® Kids oferece alto fator de proteção solar (FPS 50), deixando a pele da criança protegida contra os efeitos nocivos dos raios solares.

-A textura do nosso produto é agradável e se espalha com facilidade, o que é especialmente importante quando se trata de aplicar o produto na pele de crianças, que tendem a ser mais agitadas.

-Outra importante característica é que Safe Sea® Kids mantém 97% da sua efetividade por 80 minutos, mesmo quando o banhista está em total imersão. Isso significa que seu filho poderá curtir a água por mais tempo e sem preocupações.

-Além de tudo isso, este produto revolucionário é o primeiro e único protetor solar do mundo que fornece proteção contra envenenamentos por águas-vivas, animais marinhos que, ao mínimo contato com a pele humana, liberam uma substância tóxica que causa dores fortes na vítima.

Para quem quer realmente aproveitar a praia com as crianças, é indispensável levar Safe Sea® Kids na bagagem!

Por hoje, é tudo. Gostou deste conteúdo? Saiba então que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando as nossas postagens, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até a próxima!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

 

Os comentários estão desativados.