Mar perto da natureza

Praia, mar e contato com a Natureza: descanso e saúde renovada!

Trabalho, prazos, lista de tarefas acumulando, boletos, estresse, cansaço… Tem horas que tudo o que a gente precisa – e merece! – é uma pausa para relaxar, recarregar as baterias e, de quebra, manter a saúde em dia.

Entre as opções à nossa escolha, está cientificamente provado que o contato com a natureza traz benefícios únicos ao nosso bem-estar físico e psíquico. Por exemplo, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Brasília (UnB) mostrou que meia hora em um ambiente natural já é suficiente para aumentar as sensações de liberdade, alegria e relaxamento dos indivíduos. Além disso, eles revelaram um grau de concentração maior do que quem passou o mesmo período de tempo em um ambiente sem qualquer biodiversidade.

Mas se tem em um cenário natural privilegiado para esse contato com a natureza é a praia – e a ciência também prova isso.

Como? É o que a gente te mostra neste post! Continue a leitura para saber por que um simples fim de semana na praia é uma das melhores oportunidades de contato com a Natureza que existem.

 

#1 Barulho relaxante das ondas

O mar tem um protagonismo único no cenário praiano.

Estudos de pesquisadores da Universidade do estado da Pensilvânia, dos Estados Unidos, mostram que os sons repetitivos das ondas batendo na costa são tranquilizantes e indutores naturais do sono, ajudando o nosso cérebro a entrar em estado de completo relaxamento. Por isso mesmo, práticas como ioga e meditação são tão comuns nas praias.

Outro estudo, desta feita da Universidade de Exeter (Inglaterra), estabeleceu uma relação entre os sons emitidos pelas ondas do mar e a ativação do nosso córtex pré-frontal, área do nosso cérebro associada a emoções e autorreflexões.

 

#2 O azul do oceano é a cor mais quente

O azul é comumente referido como uma cor fria. Mas, atendendo aos efeitos que esse tom exerce sobre a nossa saúde, podemos afirmar que, pelo contrário, é a cor mais calorosa!

Pelo menos, o azul que vem do mar.

Um estudo da Universidade do estado do Michigan, também dos EUA, comprovou que tem contato com o mar com relativa frequência tem menos tendência a sofrer de depressão e revela níveis de estresse menores. O azul pode ter uma influência importante para isso.

Geralmente, essa cor está associada à calma e à tranquilidade. Assim, cientistas afirmam que o azul marinho muda a frequência do nosso cérebro e nos coloca em estado de relaxamento completo.

 

#3 Respirar a brisa marinha faz bem pra saúde

Sim, o simples ato de respirar o ar da praia já é benéfico para a nossa saúde. A estrutura de íons negativos do sal que compõe a brisa marítima ar oceânico também ajuda a acalmar o cérebro e tem efeitos antidepressivos.

Em um artigo intitulado “The Health Benefits of Ocean Air”, o Lung Health Institute, dos EUA, afirma que respirar ar rico em sal pode beneficiar outras condições médicas, como fibrose pulmonar. O artigo também lista estudos médicos que mostram evidências de que este tipo de terapia com sal pode reduzir o muco, a tosse e melhorar a função pulmonar.

E convenhamos que é difícil manter a saúde mental em dia quando a saúde do resto do corpo não vai, não é mesmo?

 

#4 Caminhar descalço

Andar descalço na praia o faz bem ao corpo e à mente.

Basicamente, a areia quente ativa as mesmas redes nervosas e os pontos usados na acupuntura.

De acordo com um estudo no “Journal of Environmental and Public Health”, caminhar descalços faz com que nos reconectemos com a carga de energia da Terra, reduzindo o estresse, melhorando a imunidade, ajudando a moderar a nossa frequência cardíaca e os níveis de glicose e até mesmo ajudando a curar feridas mais rápido.

 

#5 Um banho de mar equivale a uma sessão detox

A água do mar contém altos níveis de minerais, como magnésio, potássio e iodo.

Em conjunto, eles proporcionam efeitos terapêuticos ao nosso corpo, auxiliam no combate às infecções e atuam como um agente de desintoxicação.

Isso porque nadar no mar abre os poros da pele, permitindo maior absorção dos minerais e expulsão de toxinas causadoras de doenças.

 

#6 Praia é tudo de bom

A praia é a conjugação de mar, sol, brisa fresquinha ao fim do dia, paisagens naturais belíssimas, diversão e descanso – ou seja, tudo de bom! Não à toa, os municípios litorâneos brasileiros estão entre os mais requisitados destinos turísticos do Brasil. Nem precisa de ciência para entender o porquê, não é mesmo?

Praticamente tudo que circunda um ambiente praiano traz uma sensação boa. Não é “só” a imensidão do mar, as ondas quebrando na costa, o quentinho da areia, as cores do céu… Tem o calor humano também! Você já reparou que a praia, em geral, é ambiente super democrático? Tem crianças brincando, tem gente nadando, outras praticando surf, outras apenas descansando – enfim, cada um sendo feliz à sua maneira.

Só não pode se esquecer de uma coisa: usar protetor solar para aproveitar tudo isso com segurança, viu?

Além de proteger a pele contra os efeitos nocivos do Sol, Safe Sea® é o protetor solar ideal para quem ama praia. Isso porque ele inibe a ação das águas-vivas, animais marinhos comuns na costa brasileira e que causam ferimentos quando entram em contato com a pele humana.

Assim, todo mundo pode aproveitar os benefícios listados neste artigo com muito mais tranquilidade.

Adquira Safe Sea® nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

Por hoje, é tudo. Se você gostou deste conteúdo, saiba então que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando as nossas postagens, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até a próxima!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Os comentários estão desativados.