Mulher na praia com protetor solar nas costas

Como preparar a pele para o verão?

Calor, Sol, praia, mar, sombra e água fresca: ah o Verão…  Não é à toa, que essa é a estação mais querida pelo mundo afora!

Com os dias mais quentes e ensolarados, as pessoas ficam mais animadas, leves, sorridentes e com vontade de sair de casa para aproveitar o dia ao ar livre. Isso leva, obviamente, a que estejamos mais expostos ao Sol.

Como, então, preparar a pele para receber a estação mais quente e ainda aproveitar pra pegar aquele bronzeado bonito? Claro que devemos cuidar da pele em qualquer momento do ano, mas chegado o Verão alguns cuidados ajudam a obter os resultados desejados e a exibir uma pele saudável e bonita.

Os dermatologistas recomendam que se dê início aos cuidados com uns dois ou três meses de antecedência – lembrando que o Verão começa no Brasil no dia 21 de dezembro. Então, você ainda vai a tempo!

 

Veja neste post quais hábitos e cuidados ajudam a pele a estar preparada para o Verão. Vem com a gente!

 

Cuidar da pele no Verão

Primeiro, é preciso entender que, com as altas temperaturas e o calor, no Verão, a pele passa a transpirar mais e produzir mais sebo. Caso não esteja preparada adequadamente, os poros podem ficar obstruídos, ocasionado o desenvolvimento de acne, rugas e manchas. Além disso, a pele está mais exposta aos efeitos nocivos do Sol.

Vejamos o que fazer para preparar a pele para essas condições.

 

#1 Beba muita água

Reforce este hábito: beba muita água. Assim, quando o Verão chegar você já vai estar acostumado(a).

Mas quanto seria esse “muita”?

O cálculo a ser feito é 35 ml de água para cada quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa que pese 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia; e uma pessoa de 80 kg, 2,8 litros de água.

O calor faz com que você transpire mais e, assim, perca mais água. A desidratação faz a pele ficar seca e deixa o intestino funcionando mal, o que também se reflete no aspecto da derme.

A ingestão de água hidrata a pele internamente, previne inchaços, atenua nas rugas, deixa a tez mais firme e auxilia nos efeitos dos dermocosméticos.

 

#2 Reforce a hidratação da pele

No Verão, devido à exposição ao Sol mais intensa, algumas partes do corpo podem ficar mais ressecadas. Não é só a pele do rosto que se ressente, mas também partes como cotovelo, joelho e calcanhar.

Na preparação para a estação mais quente, vale a pena reforçar os cremes hidratantes. Dê preferência a fórmulas que contenham vitamina E, uréia, silicone e óleo de amêndoa.

 

#3 Cuide da alimentação

Além de beber bastante líquido, cuide da alimentação.

Aliás, para quem quer uma pele bonita e saudável, é essencial comer mais frutas, verduras, nozes e sementes. Outra dica é reduzir o açúcar e alimentos processados, que contribuem para o aparecimento de espinhas e para o envelhecimento da pele.

 

#4 Invista em alimentos ricos em betacaroteno

Betacaroteno: tome nota deste nome se você quer ter aquele bronzeado bonito.

Trata-se um pigmento natural presente em diversos tipos de alimentos. Na pele, a substância age estimulando a produção de melanina, pigmento responsável pela nossa cor e por proteger a pele e tecidos subjacentes da ação dos raios ultravioletas (UVA e UVB).

O betacaroteno tem uma ação antioxidante, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce da pele, ao estimular a formação do colágeno. E é a oxidação do betacaroteno que dá um tom dourado à pele bronzeada.

Você encontra essa substância em alimentos como cenoura, abóbora, beterraba, manga, mamão e couve etc. Além disso, existem cápsulas para suplementação, que podem ser ingeridas de acordo com as instruções do seu médico ou dermatologista.

 

#5 Adote hábitos saudáveis

A prática de esportes e a meditação são hábitos saudáveis que se refletem na aparência da pele.

Já o cigarro e o álcool reduzem a oxigenação dos tecidos, agravando problemas como inflamação e ardência.

Modere na bebida alcoólica. Caso fume, considere a chegada do Verão como uma oportunidade para descontinuar o vício.

 

#6 Limpeza e tratamentos de pele

Aproveite o inverno e a menor exposição solar para fazer tratamentos estéticos mais invasivos, principalmente aqueles à base de ácidos.

 Além disso, invista em uma boa limpeza de pele. A poluição e resíduos de cremes e maquiagem acabam obstruindo os poros e facilitando o aparecimento de bactérias e acnes. A limpeza ajuda a eliminar a sujeira. Miliuns e cravos também vão embora, deixando a pele mais uniforme.

 

#7 Previna sinais do envelhecimento

O Sol destrói o colágeno, a substância responsável por manter a pele com aparência firme. Por isso, dermatologistas recomendam essa reposição por via oral.

Como o Verão é uma estação mais agressiva à pele, reforce o combate aos sinais de envelhecimento, apostando em tratamentos e cremes.  

 

#8 Use protetor solar

Além de manchas e queimaduras, a exposição aos raios UVA e UVB sem qualquer forma de proteção pode causar câncer. A solução é aplicação do protetor solar, ritual sagrado que deve ser seguido todos os 365 dias do ano, até para ficar em casa. Nos meses que antecedem o Verão, esse ritual deve ser reforçado, pois a estação mais quente é o período de maior incidência dos raios solares – e, consequentemente, a pele vai estar mais exposta.

 

Neste post aqui, nós te ensinamos como aplicar o produto corretamente – quantidade, como espalhar na pele uniformemente etc.

 

Safe Sea®: o protetor solar para a sua rotina de cuidados com a pele no Verão

À venda nas melhores farmácias, Safe Sea® é o protetor solar completo para ajudar a preparar a pele para o Verão.

Por quê?

Safe Sea® é um protetor solar diferente de tudo que existe no mercado. Além de proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares, nosso produto está enriquecido com o poder do pantenol e das vitaminas B e E, agentes hidratantes que previnem contra o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele saudável e hidratada.

Disponível no FPS 50, Safe Sea® conta ainda com uma fórmula hipoalérgica, adequada para todos os tipos de peles, inclusive as mais sensíveis de crianças e adultos. Sendo um creme de fácil aplicação, é o protetor solar ideal para uma rotina de skincare completa.

Adquira-o já nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

 

Por hoje, é tudo. Se você gostou deste post, saiba que tem sempre novidades por aqui. Para receber os alertas dos próximos posts, segue a gente no Instagram e curte também a nossa página no Facebook.

 

Até mais!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Os comentários estão desativados.