Cuidados com a pele durante a prática de esportes ao ar livre: natação, atletismo e ciclismo

A prática de esportes e de atividades físicas faz bem para o corpo e para a mente. Abandonar uma vida sedentária ajuda a manter o peso adequado, melhora o humor e a concentração, diminui o estresse e a depressão, ajuda a regular o sono e aumento na capacidade cardiorrespiratória.

Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que, por semana, adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver qualquer outra contraindicação. Uma combinação equivalente entre essas intensidades pode ser aplicada ao longo dos dias. Inclusive, esses tempos de referência podem ser aumentados para benefícios adicionais.

Além de usar roupas adequadas e de ingerir água em quantidades suficientes para repor as perdas pelo suor, um outro cuidado necessário durante a prática de esportes e exercícios físicos é com a pele, sobretudo se essa prática se der ao ar livre, o que nos deixa mais susceptíveis aos  danos causados pelo sol, frio e vento e também pela poluição do ar.

 

Então, se você pratica natação, atletismo e ciclismo ou qualquer outra atividade física ao livre, este post é para você. Nele, apresentamos os cuidados essenciais recomendados por dermatologistas para manter a pele bonita e saudável, enquanto você cuida do resto do corpo e da mente!

 

O Sol

Um dos principais fatores agressivos durante a prática esportiva ao ar livre é o Sol.

Apesar de ser essencial à vida, o Sol pode ocasionar vários danos à nossa pele, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

De todos os raios emitidos pelo nosso astro rei, os mais preocupantes são os raios ultravioleta (UV), os quais se subdividem em dois grupos: UVA e UVB. A maior parte (70%) desses raios é refletida e reabsorvida nas camadas mais altas da atmosfera, mas o restante chega até a Terra mesmo em dias nublados. Isso significa que, embora invisíveis, eles agem intensamente sobre o nosso organismo e, principalmente, sobre a pele.

 

Os raios UVA são aqueles capazes de penetrar profundamente na pele chegando até a nossa derme, uma camada mais profunda. Aí, eles interagem com as nossas células e criam os chamados “radicais livres”, que são um dos responsáveis pelo tão indesejado envelhecimento – o “A” na designação desses raios vem de “aging”, que significa precisamente “envelhecimento” em inglês.

Já os raios UVB só conseguem penetrar na epiderme, a camada mais superficial da pele. Eles ficam mais intensos em dias de Verão, das 10h às 16h. São esses raios que garantem o bronze, mas, infelizmente, eles também provocam as queimaduras solares, também chamados “torrões”, e o câncer de pele. A letra “B” vem de “burning”, que significa precisamente “queimadura”.

 

A única forma de se proteger desses raios ao longo de todo o dia é usando protetor solar. É esse produto que bloqueia esses efeitos nocivos que acabamos de atribuir a esses raios. Como? Basicamente, por meio de uma reação química, o creminho milagroso bloqueia parte dos raios solares, impedindo a ação deles nociva sobre a nossa pele. Assim, essas as radiações perdem energia e, portanto, efetividade.

A aplicação do produto deve ser feita, pelo menos, cerca de 30 minutos antes da exposição – faça chuva ou faça sol, frio ou calor. A reaplicação é recomendada a cada duas horas, principalmente devido à sudorese resultante dos exercícios, que tente a remover a proteção. Para saber quanto aplicar, siga a regra da colher de chá, recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:

 

– uma colher de chá de protetor solar para rosto e pescoço;

– uma colher de chá para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás;

– uma colher de chá para cada braço;

– uma colher de chá para a parte da frente de cada perna e outra para a parte de trás de cada perna.

 

O produto deve ser espalhado uniformemente por todo o corpo, sem acúmulos.

Além desse cuidado básico em relação ao Sol, no caso do ciclismo e atletismo, também é recomendado o uso de roupas claras e leves, de preferência com tecidos de proteção UV, óculos e chapéus, disse. O esportista deve preferir horários em que a incidência dos raios UV seja menor – ou seja, antes das 10h e após as 16h.

 

A poluição

Além dos efeitos do Sol, o exercício ao ar livre também sujeita a pele à poluição, que contém um conjunto de toxinas que aceleram o ciclo do envelhecimento precoce, aumentando a produção dos tais radicais livres de que já falamos.

Por isso, depois de se exercitar, é importante lavar a pele com um sabonete adequado ao seu tipo.

 

A importância da hidratação

Também é muito importante hidratar a pele antes e depois de praticar esportes ao ar livre.

No caso da natação, isso é ainda mais essencial, devido ao cloro, que desidrata a pele. Piscinas aquecidas favorecem o aumento da temperatura corporal e com isso ocorre a desidratação. Sendo assim, um bom hidratante deve entrar em ação. Produtos à base de lipossomos e ceramidas são bem-vindos.  Eles envolvem as células da derme, para que não entrem em contato com o cloro, e ajudam a reter a água do corpo, funcionando como uma película protetora.

Além disso, quem pratica natação deve evitar a esfoliação, um procedimento que tira a camada de proteção natural da derme, deixando-a mais sensível à ação do cloro. Sabonetes abrasivos ou loções que retirem a oleosidade devem ser evitados.

No caso de outros esportes, é preciso notar que a ação do frio e do vento pode ressecar a pele, deixando-a com um aspecto opaco, áspero (com descamação) e sem elasticidade. Nesse estado, ela fica mais sujeita a irritações e até a acne. Por isso, a hidratação é muito importante. Ela pode ser feita por meio de ingestão de água e da aplicação de sabonetes suaves e hidratantes nutritivos.

 

Safe Sea®: o protetor solar do esportista

À venda nas melhores farmácias, Safe Sea® é o protetor solar completo para a rotina de cuidados de quem se preocupa com a saúde do corpo, da mente e da pele.

O nosso produto apresenta uma tripla ação: além de proporcionar FP50 contra os efeitos nocivos dos raios solares, ele está enriquecido com o poder do pantenol e das vitaminas B e E, agentes hidratantes que previvem contra o envelhecimento precoce e ajudam a manter a pele saudável e hidratada.

 

Safe Sea® conta ainda com uma fórmula hipoalérgica, adequada para todos os tipos de peles, e pode ser encontrado nas melhores farmácias.

 

Se você gostou deste post, não vai querer deixar de conferir os próximos conteúdos relacionadas aos cuidados com a pele. Segue a gente lá no Instagram e curte também a nossa página no Facebook.

 

Até mais!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas 

Os comentários estão desativados.