Surf com segurança: 7 dicas de preparação para antes de surfar

O surf é um esporte cada vez mais popular no Brasil, atraindo mais de 3 milhões de adeptos pelas regiões costeiras país afora.

Apesar dessa popularização, muitos procedimentos de segurança relacionados à prática ainda são pouco conhecidos. Muitos surfistas iniciantes chegam à praia e correm direto para o mar, subestimando a carga física que o esporte exige. Na verdade, a remada, a sustentação na prancha, a explosão para dropar a onda e as próprias manobras demandam muito do corpo. 

Sendo assim, quanto melhor aquecido você estiver antes de entrar na água, melhor será a sua performance e menor o risco de vir a desenvolver lesões. Em qualquer esporte, exercícios de aquecimento aumentam progressivamente a temperatura, a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo para os músculos, preparando o corpo para os esforços mais intensos. Além disso, a preparação libera áreas de tensão e ajuda a mente a se concentrar e a se preparar para o que está por vir.

Mas quais exercícios e procedimentos seguir no caso específico do surf? No post de hoje, apresentamos 6 dicas para você entrar na água com segurança e aproveitar o esporte sem riscos de lesões.

 

 

#1 Alongamento leve

O alongamento leve é igualmente importante quer você seja um surfista profissional ou apenas alguém que pega onda no fim de semana.

Esses exercícios precisam ser direcionados às suas necessidades específicas, mas, de forma geral, é importe trabalhar juntas, tríceps, ombros, coxas e costas.  Com ou sem colchão, a praia oferece bastante espaço para você se alongar bem.

 

#2 Aquecimento leve

É hora de começar a aquecer o corpo.

Comece com um aquecimento leve, em ritmo brando, o que pode ser feito com atividades como corridas curtas, pular corda e polichinelos.

Trabalhe com ciclos de 20 a 30 repetições para cada exercício ou ciclos de 30 segundos a 1 minuto. Faça de três a quatro exercícios diferentes nesta etapa.

 

#3 Ativação do core

Nesta segunda etapa, você ativa a região lombo-pélvica e quadril, que constitui o centro do corpo. Esses exercícios são fundamentais para que você possa manter o controle do seu corpo durante a prática do surf.

Faça exercícios como: prancha de quatro apoios por 30 a 40 segundos, posição “superman” por 30 a 40 segundos de cada lado e prancha lateral por 30 a 40 segundos cada lado.

 

#4 Alongamento dinâmico

Nesta etapa, são executados exercícios dinâmicos, com boa amplitude, para melhorar a capacidade de executar os movimentos típicos do surf.

Para que você possa executar uma longa remada, você deve trabalhar os ombros e a parte superior das costas previamente. Trabalhar os glúteos e quadríceps é igualmente importante.

Faça agachamentos sumôs, com atenção para a execução correta do movimento: primeiro, joelhos e pés devem estar alinhados; você deve evitar colocar os joelhos pra dentro; quando ficar de pé, encaixe o quadril e abra bem o peitoral; ao agachar e levantar, a coluna deve estar sempre ereta.

Os avanços com rotação de tronco também são indicados para aquecer o tronco e o quadril.

Faça de 20 a 30 repetições.

 

#5 Ativação neuro-muscular

Esta é a etapa da intensidade, com curta duração e alta intensidade.

Por exemplo, aqui você pode fazer saltos longos, com até 10 repetições, ou corridas mais intensas.

 

#6 Preparação mental

A preparação mental antes do surf também é importante. É nesta etapa que você tem a chance de se relaxar, trabalhar a respiração e visualizar manobras específicas antes de realmente entrar na água.

Reserve alguns minutos da sua preparação para sentar na praia de pernas cruzadas ou na posição de lótus, fazendo exercícios de respiração.

Por exemplo: inspire pelo nariz contando lentamente até cinco, depois segure o ar nos pulmões por igual tempo. Expire lentamente pela boca contando até cinco e quando tiver esvaziado os pulmões conte até cinco antes de repetir o ciclo novamente.

 

#7 Use protetor solar durante toda a preparação

Segundo um estudo desenvolvido em 2015, os surfistas têm três vezes mais probabilidade do que a população em geral de desenvolver melanoma, a forma mais grave de câncer de pele. Isso acontece devido aos longos períodos de exposição solar, muitos dos quais sem a proteção adequada. Além de câncer, o Sol pode causar queimaduras, manchas e envelhecimento precoce.

Não faça parte dessa triste estatística. Durante toda a preparação e a prática propriamente dita, use um protetor solar adequado, com um fator de proteção alto e um produto que seja resistente à água.

 

Safe Sea®: proteção em dobro para surfista

Safe Sea® é o protetor solar preferido dos surfistas porque não se dispersa na água, proporcionando até 97% de proteção por até 80 minutos de imersão. Além disso, ele oferece um FPS 50, o que corresponde a um alto índice de proteção contra os raios UVA e UVB, e ainda te protege contra as “queimaduras” causadas pelas águas-vivas.

 

 

Sendo o primeiro e único protetor solar do mundo a receber a certificação de produto “Friend of the Sea” (Amigo do Mar), o nosso produto é totalmente seguro para os organismos aquáticos, livre de substâncias toxicas que agridem o meio ambiente.

Por todas essas características, Safe Sea® é o protetor solar mais completo do mercado, ideal para uma prática segura do surf.

 

Encontre Safe Sea® nas melhores farmácias, supermercados e surf shops da sua cidade.

 

Gostou deste post? Tem sempre novidades por aqui, viu? Aproveita a sua visita ao nosso blog e segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

 

Até o próximo post!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

 

 

Os comentários estão desativados.