Confira 10 curiosidades sobre o surf

O surf é um esporte que tem 3 milhões de adeptos no Brasil. Com uma costa de 7 491 quilômetros de extensão, o nosso país é uma das potências mundiais dessa prática, juntamente com países como os Estados Unidos da América e a Austrália. Calcula-se hoje que 30% da audiência mundial desse esporte seja de brasileiros.

Segundo registros arqueológicos, as primeiras práticas do surf remontam há uns 5,000 anos, mas por aqui os primeiros surfistas surgiram lá na década de 1930, na cidade de Santos. Nos anos seguintes, durante a Segunda Guerra Mundial, o Rio de Janeiro serviu de base naval dos aliados, recebendo, assim, a estadia de soldados americanos. Eles trouxeram consigo as suas pranchas de surf, apresentando aos locais o prazer de deslizar nas ondas sobre uma prancha, o que foi se tornando uma verdadeira febre entre os cariocas.

 

De lá para cá, muita coisa mudou. O Brasil virou “o país do surf”, tornando-se o principal mercado do Circuito Mundial, com um movimento de cerca de US$ 3 bilhões. Atletas como Italo Ferreira, Gabriel Medina e Filipe Toledo são alguns dos representantes mais destacados de uma geração de ouro, que tem ficado conhecida como “Brazilian storm”.

Apesar dessa popularização do esporte em terras brasileiras – ou melhor, nos nossos mares –, a verdade é que o surf ainda é uma prática cujas características e história são pouco conhecidas por aqui. Por exemplo, você sabia que o detentor do recorde da maior onda já surfada no mundo é de um brasileiro? Em 2017, na praia de Nazaré, no oeste de Portugal, o paulista Rodrigo Koxa surfou uma onda de 24,4 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares.

 

Neste post, apresentamos 10 outras curiosidades sobre esse esporte que tem ganhado o coração dos brasileiros. Vem com a gente!

 

#1 O surf tem uma história riquíssima

O surf é um dos esportes mais antigos à face da terra e tem, portanto, uma trajetória riquíssima, ligada a alguns dos acontecimentos mais importantes da história da Humanidade, como já referimos de início a propósito da Segunda Grande Guerra.

Outro exemplo disso é ligação do surf a ninguém menos do que o famoso explorador inglês James Cook, que legou ao mundo um enorme conhecimento científico e geográfico como resultado de suas viagens.  Em 1778, o próprio Cook teria registrado o “prazer mais supremo” de ser conduzido suavemente pelos mares sobre uma prancha. O explorador é ainda hoje referido como um dos primeiros – se não o primeiro – divulgador do esporte no Ocidente.

 

#2 O surf tem um dia internacional

Em 20 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Surf.

A data foi criada em 2004 pela fundação Surfrider, em parceria com a “Surfing Magazine”. O objetivo é celebrar o esporte e o estilo de vida a ele associado, popularizando-o e conscientizando a população em relação à importância do uso sustentável dos recursos naturais.


#3 Mais tempo surfando

O recorde de mais tempo surfando uma onda é de 3h55min. O feito, de 2011, é da autoria do panamenho Gary Saavedra, quando surfou uma onda artificial criada por uma lancha.

 

#4 Perfeição

Durante o Circuito Mundial, em 2005, no Taiti, o surfista Kelly Slater foi o primeiro surfista a conseguir dois 10 perfeitos, o que acontece quando todos os juízes dão a nota máxima.

 

#5 Girl power

Em 1959, a americana Linda Benson se tornou a primeira mulher a surfar na Baía de Waimea, nas ilhas havaianas – o local é conhecido pelas suas ondas gigantes e difíceis. Benson realizou o feito com apenas 15 anos!

Outra pioneira no esporte foi a australiana Isabel Letham, considerada a primeira surfista profissional da história.

 

#6 Como eles conseguiram isso?

Você consegue imaginar 66 pessoas sobre uma única prancha? Parece inacreditável, mas esse é recorde de maior número de pessoas surfando em mesmo equipamento.

Isso aconteceu em 2015, em Huntington Beach, na Califórnia.  Foi rapidinho: a galera ficou em pé apenas 12 segundos e sobre uma prancha de 13 metros e 600 quilos.

 

#7 As primeiras pranchas

Nos primórdios da profissionalização do surf, as pranchas eram produzidas com madeira maciça e chegavam a pesar mais de 40 quilos. Hoje, existem pranchas com até 2 kg, produzidas com materiais como resina epóxi e fibras de vidro e carbono, entre outros.

 

#8 Você sabia que o surf já chegou a ser proibido?

Sim, é verdade. No século XIX, o surf chegou a ser proibido em alguns países cristãos, pois se vinculava a prática a uma atividade pagã. É que, no contexto havaiano, o surf era praticado como ritual de oferenda, para agradecer aos coqueiros e seus frutos.

 

#9 Bom pra cachorro

Cachorros também surfam!

Em Huntington Beach, na Califórnia, acontece anualmente o concurso “City Surf Dog”, o maior do gênero, que arrecada dinheiro para organizações de cuidado aos animais.  Basicamente, os participantes caninos são avaliados pela confiança que demonstram e pelo tempo que ficam de pé na prancha.

Aqui você pode assistir a um vídeo fofo com o desempenho desses adoráveis esportistas de quatro patos – tem inclusive a participação do Bono, o labrador brasileiro que é pentacampeão do concurso!

 

#10 Agora um dado muito sério

De acordo com um estudo de 2015, os surfistas têm três vezes mais probabilidade do que a população em geral de desenvolver melanoma, a forma mais grave de câncer de pele. Isso acontece precisamente devido aos longos períodos de exposição ao Sol.

Por isso, a proteção da pele é tão importante para os adeptos desse esporte. Outro fator importante a levar em conta é a escolha do produto ideal – afinal, no surf, é essencial usar um protetor solar que seja resistente à água.

Além de oferecer FPS 50, que corresponde a um alto índice de proteção contra os raios UVA e UVB, Safe Sea® não se dispersa na água e proporciona até 97% de proteção por até 80 minutos de imersão. Mas não é tudo.

Este protetor solar único no mercado ainda protege os surfistas dos envenenamentos causados por águas-vivas, impedindo que os tentáculos desses animais grudem na pele humana. Mas tudo isso é feito de forma segura para a fauna marinha e para o meio ambiente. A prova disso é o título de produto “Friend of the Sea” (Amigo do Mar) atribuído ao produto – trata-se do primeiro e único protetor solar do mundo a receber tal certificação!

 

Você encontra Safe Sea® nas melhores farmácias e surf shops.

 

Entre curiosidades sobre o surf e cuidados com a pele, tem sempre novidades aqui no blog. Então, para não perder os próximos conteúdos, segue a gente no Instagram e curte a nossa página no Facebook.

 

Até a próxima!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.