A nossa pele é nosso cartão de visitas. Mas por estar sempre exposta a vários agentes agressivos – Sol, poluição, produtos químicos, má alimentação –, sem as precauções necessárias, essa “embalagem” pode deixar muito a desejar.

Tratar bem a pele é, portanto, algo essencial. Uma das características de uma pele boa e saudável é um aspecto radiante, que pode ser conseguido com um toque de brilho natural e de viço. Há inclusive um nome específico para esse aspecto: o “efeito glow”.

Quer saber do que se trata e quais são os cuidados para conseguir esse efeito na sua pele? É só continuar a leitura!

 

O efeito glow – o que é?

Existem diferentes tipos de acabamento para a pele. Além do acabamento mate, que é aquele sem brilho, existe o chamado “efeito glow” – “glow” é precisamente a palavra em inglês para “brilho”.

Não se trata, é claro, de um brilho oleoso. O “glow” é obtido quando temos uma pele luminosa, mas fruto de sensação de frescor e de renovação. Com o aspecto uniforme, a pele fica radiante, com aquele coradinho que é sinal de saúde.

Esse efeito, claro, pode ser obtido com recurso à maquiagem. Há inúmeros iluminadores no mercado que deixam a pele com a irradiância característica do efeito glow. Mas é possível obter esse efeito de forma mais natural. Para isso, são necessários alguns cuidados diários. Eles são passos essenciais que darão a uniformidade e a pele viçosa e hidratada que queremos e, além disso, com eles você estará cuidando da sua saúde como um todo.

 

A importância dos hábitos saudáveis

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que qualquer pele saudável é o reflexo de hábitos de vida saudável: boa alimentação, ingestão de água abundante (dois litros por dia, no mínimo), exercícios físicos com frequência e exposição ao sol com a proteção adequada. É claro que fatores genéticos também entram nessa conta e influenciam a saúde da nossa pele, mas, sem dúvida, certos hábitos que são essenciais e devem ser encorajados.

Vejamos, então, aquilo que consideramos a base para uma pele saudável:

– beba bastante água, pois o líquido ajuda na eliminação das toxinas indesejadas e, ao hidratar o nosso organismo, hidrata também a pele, o que previne o aparecimento de rugas;

– tenha uma alimentação saudável, ricas em nutrientes, frutas e verduras;

– faça exercício físico pelo menos três vezes por semana. Uma vida ativa diminui a tensão e revigora a energia e a mente, o que, sem dúvida, se reflete na nossa pele;

– procure levar uma vida tranquila, cuidando da sua saúde mental e evitando, tanto quanto possível, estresse e preocupações;

– não fume, nem abuse de álcool, e durma as oito horas de sono por dia.

 

Cuidados na pele para obter um efeito glow natural

Para além dos cuidados mínimos que acabamos de mencionar, existem quatro cuidados extras que vão potencializar um efeito glow: limpeza, tonificação, hidratação e a proteção solar.

Veja a seguir dicas essenciais para colocar esses cuidados em prática.

 

– Limpeza

Pelo menos duas vezes ao dia, é importante lavar o rosto com um sabonete/gel de limpeza apropriado ao seu tipo de pele. Isso irá remover a sujeira e a oleosidade que podem causar acne.

A água deve estar em uma temperatura adequada, ou seja, não muito quente (lembre-se que a água quente resseca a pele). Deixe a pele secar naturalmente. Mas, se isso não for possível, a forma mais higiênica é usar um papel toalha descartável. Se tiver que usar uma toalha, escolha um tecido macio e não faça movimentos bruscos, esfregando com força.

Outra dica importante é complementar a limpeza com um removedor de maquiagem, principalmente se você estiver usando produtos como base, corretivo ou rímel. Os demaquilantes bifásicos costumam apresentar melhores resultantes. Eles geralmente são aplicados antes da lavagem da pele.

Ah, muito importante: nunca durma de maquiagem. Os produtos irão obstruir os poros e deixar a pele muito mais propensa a espinhas.

 

– Tonificação

A tonificação é um passo essencial para energizar a pele, normalizar o seu pH da pele e eliminar resíduos que o sabonete deixou para trás, desobstruindo os poros e diminuindo, assim, os riscos de infecção, cravos e espinhas. Os tônicos geralmente são feitos à base de água e, portanto, não são agressivos. A limpeza realizada por eles é profunda e desestimula a produção de sebo, removendo células mortas.

Existem diferentes tipos de tônicos para diferentes tipos de pele. Na hora de escolher o produto ideal, é importante saber qual o seu tipo de pele e, na dúvida, consultar uma dermatologista. De todo modo, uma boa dica para um efeito glow é apostar em um tônico enriquecido com vitamina C, que tem poder iluminador.

 

– Hidratação

A hidratação melhora a elasticidade da pele e ajuda a formar uma barreira natural de proteção. Além disso, uma pele bem hidratada é menos propensa a rugas.

Esse passo para o efeito glow pode ser colocado em prática com cremes adequados ao seu tipo de pele e complementado com máscaras faciais pelo menos uma vez por semana. Há receitas caseiras com ingredientes naturais que cumprem bem essa função.

A par da hidratação, é importante investir em um creme anti-idade. O processo de envelhecimento da pele diminui a nossa renovação celular, o que deixa a nossa pele com aspecto seco e sem vida, impedindo o tal efeito glow que queremos.

 

– Proteção solar

O último passo para uma pele saudável e radiante é a proteção solar. Ela é muito importante porque, sem proteção, os raios solares interagem com as células da nossa pele, formando radicais livres altamente reativos. Os efeitos são queimaduras, manchas, melasma, envelhecimento precoce e até câncer da pele.

O protetor solar é o creminho milagroso que bloqueia essas ações indesejadas. É importante aplicá-lo em uma quantidade adequada – temos sempre referido aqui no blog a regra da “colher de chá”, recomendada pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção. Basicamente, rosto e pescoço devem cada um receber uma colher de chá do protetor. Essa quantidade garante a ação uniforme do produto, numa concentração adequada para o efeito protetor pretendido.

É importante que o protetor seja usado mesmo em casa e mesmo no inverno e reaplicado com ainda mais regularidade, em caso de exposição direta e prolongada ao Sol.

 

Safe Sea®: o protetor solar para a sua rotina de cuidados com a pele

À venda nas melhores farmácias, Safe Sea é o protetor solar completo para a sua rotina de cuidados com pele. Além de apresentar alto fator de proteção contra os raios solares, ele está enriquecido com agentes hidratantes e vitaminas B e E, que mantêm a pele saudável, hidratada e radiante, ajudando você a atingir o tal “efeito glow”.

Por hoje, é tudo. Para continuar atualizado e receber nossas dicas, siga-nos no Instagram e curta também a nossa página no Facebook.

Até o próximo post!

 

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *