Mulher tatuada na praia

Confira dicas para o tratamento pós-tatuagem e tenha um resultado incrível!

Você escolheu a arte ideal, elegeu um artista da sua confiança, suportou bravamente a dor e, pronto! eis que você finalmente conseguiu fazer aquela tão sonhada tatuagem.

Agora, passado esse momento de empolgação, imagine que ela não cicatriza direito e não fica com as cores e o aspecto desejado – isso pode ser um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Para evitar infortúnios, são necessários alguns cuidados no pós-tatuagem.

Muita gente acha que com apenas dez dias a tattoo já está cicatrizada, mas não é bem assim não. Tatuar é como se fosse fazer um ferimento sobre a pele – por isso mesmo, a gente sangra. É claro que quanto mais preenchido e colorido for o desenho, mais demorado é para o local escolhido se recuperar e cicatrizar completamente, mas em geral, este processo demora em torno de quatro semanas.

Principalmente durante este período, é essencial tomar alguns cuidados. Pensando nisso, no post de hoje, trazemos um guia completo das melhores práticas para garantir excelentes resultados na tatuagem com que você sempre sonhou, tudo com base nos conselhos de tatuadores e dermatologistas.

Vem com a gente!

 

Primeiros cuidados

Nas primeiras 24 horas depois de uma tatuagem, é indicado usar uma espécie de curativo, geralmente um papel filme ou um curativo adesivo cirúrgico colocado sobre a região tatuada. Sobretudo no caso do papel filme, o curativo deve ser trocado depois de pelo menos, 12 horas.

Não se esqueça de que a pele tatuada é uma ferida aberta, e por isso, deve ser protegida de sujeiras para não infeccionar. Além disso, a pele vai expelir naturalmente o excesso de tinta, e o curativo serve para barrar o escorrimento.

Depois das 24 horas iniciais, você pode remover esse curativo e não precisa mais usá-lo, a não ser que precise usar alguma peça de roupa ou acessório que cause atrito com a pele tatuada.

Em seguida, higienize o local com soro fisiológico ou água corrente e sabão neutro, e seque-o delicadamente, usando, de preferência, um papel toalha. Aplique, também de forma delicada (nada de esfregar com força, hein?), uma camada bem fina da pomada que os tatuadores geralmente já fornecem. Você deve repetir essa aplicação 3 vezes por dia, durante 10 dias.

Lá pelo quinto ou sexto dia do processo de cicatrização, a região vai começar a coçar e você vai notar a troca de uma camada fininha de pele e o surgimento de casquinhas marrons.

Então, é muito importante que você: 1) resista à tentação de coçar; e 2) resista à tentação de arrancar as eventuais “casquinhas”. Elas, nada mais são do que o sinal de que a sua epiderme está se regenerando normalmente. Se você as arrancar, irá reabrir a ferida e atrapalhar a cicatrização, podendo ainda remover pigmentos e causar uma infecção – enfim, um desastre!

 

Durante o primeiro mês

Agora que você já conheceu os primeiros procedimentos no pós-tatuagem, veja a seguir os principais cuidados a serem seguidos durante o primeiro mês.

 

Aplicação de cremes e outros produtos

Durante o primeiro mês pós-tatuagem, aplique apenas produtos indicados para o cuidado da pele tatuada. Nada de passar mezinhas caseiras ou inventar moda, viu? Por exemplo, a vaselina contém uma substância chamada “petrolato”, que não deixa a pele respirar. As pomadas para assadura são muito oleosas e impedem a respiração da pele.

Hidratantes de prateleira de farmácia, normalmente, contêm álcool, parabenos e outros componentes que fazem mal para a pele tatuada (e para a pele normal também, diga-se de passagem).

Siga aplicando a manteiga conhecida pelo tatuador. Se a região estiver coçando muito, você pode ainda que recorrer a compressas de água fria.

 

Alimentação

Evite comidas muito gordurosas durante o primeiro mês de cicatrização, como carne de porco, carnes processadas, frituras em geral, chocolate e doces em excesso.

Dê preferência às proteínas e às fontes de vitaminas A e E, que contribuem para a cicatrização. Você as encontra, por exemplo, nas carnes magras, nos ovos e na cenoura.

Cuidado com os exercícios físicos

Tenha cuidado com os exercícios físicos, dependendo da região tatuada.

Malhar esta região pode causar uma ruptura das fibras e favorecer o surgimento de estrias.

 

Praia, piscina e sol

Durante o primeiro mês pós-tatuagem, evite a exposição solar prolongada. O sol é um agente que acelera a oxidação da pele, e isso pode ajudar a tirar a nitidez da sua tattoo, fazendo com que ela perca cor e forma.

Além disso, não se esqueça de que você tem uma ferida aberta sobre a epiderme. As praias são locais potencialmente infecciosos, pois a água do mar contém muitas bactérias que, em contato com a ferida, podem causar algumas infecções. Da mesma forma e pelo mesmo motivo, rios, cachoeiras, açudes, poços, córregos, piscinas e saunas públicas devem ser evitados.

Sabemos que é um sacrifício, sobretudo se você, como nós aqui da Safe Sea®, for amante da combinação sol e água, mas é só no primeiro mês e valerá a pena.

 

Proteção contra o Sol

Como dissemos, o ideal é, no primeiro mês pós-tatuagem, evitar a exposição solar direta e em excesso.

Caso precisa mesmo sair ao sol, cubra a pele tatuada com uma barreira física – por exemplo, se a tatuagem for no antebraço, use uma camisa de mangas compridas. Além disso, nas primeiras quatro semanas, privilegie o uso de protetores solares físicos. Compostos por minerais que ficam sobre a pele sem absorção, eles formam uma barreira física que protege a pele contra os efeitos nocivos os raios UVA e UVB.

Depois do primeiro mês, você deve continuar cuidando da saúde não só na pele tatuada, mas da sua pele como um todo, e, para isso, a proteção solar é absolutamente indispensável. Os protetores químicos estão mais que liberados!

É importante optar por um produto completo. Safe Sea® está enriquecido com vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele tatuada sempre hidratada, além de oferecer alta proteção contra os efeitos nocivos dos raios raios UVA e UVB. A sua fórmula inovadora protege ainda contra as “queimaduras” causadas por águas-vivas, estando livre de quaisquer substâncias tóxicas, como a benzofenona-3 e o parabeno.

Sabemos que todos esses cuidados no pós-tatuagem podem até parecer exagero. Mas basta pensar que 30 dias passam rápido e, se você fizer tudo direitinho, terá uma tattoo lindona para o resto da vida. Vale a pena!

Por hoje, é tudo. Se você gostou deste conteúdo, saiba então que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando as nossas postagens, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até a próxima!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.