Mulher tatuada na praia

5 dicas de cuidados com as tatuagens no verão

Sol e tatuagem não são propriamente uma combinação exitosa.

Isso porque, cicatrizado ou não, o desenho tende a mudar a cor, perder o brilho e até desbotar com a incidência dos raios UVA e UVB.

Por isso, durante os primeiros 30 dias após fazer uma tatuagem, é recomendado que se evite por completo a exposição solar prolongada. Mas mesmo após este período, alguns cuidados continuam a ser necessários, especialmente em uma estação como o Verão, em que tendemos a passar mais tempo ao ar livre com pouca roupa, em lugares como praia ou piscina.

Pensando na chegada iminente da estação mais quente, marcada para o próximo dia 21 de dezembro, no post de hoje, apresentamos 5 cuidados obrigatórios a se ter com a pele tatuada durante o Verão.

Vem com a gente!

 

#1 Use roupas e acessórios especiais

Uma boa maneira de proteger a tatuagem dos raios solares é usar com roupa específica com proteção ultravioleta. Até na moda praia, já existem calções e cangas com esse tipo de tecnologia. O mesmo vale para bonés e chapéus.

É claro que a efetividade desta proteção depende muito de onde a sua tatuagem está localizada. Por exemplo, se você tem um desenho na nuca, o uso de um chapéu com abas largas vai ajudar muito.

 

#2 Escolha os horários mais apropriados para se expor ao Sol

Evite se expor ao sol em horas em que a incidência dos raios solares é maior. Na verdade, esta é uma regra que deve ser seguida por qualquer pessoa, não apenas por quem tem tatuagens.

Os horários entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde são os mais prejudiciais e, por isso, devem ser evitados. Nestes períodos do dia, os raios solares têm maior força, podendo causar mais queimaduras e manchas na pele, além de desbotar mais a tatuagem.

 

#3 Mantenha a pele hidratada

De forma geral, o ressecamento da pele prejudica a conservação e o aspecto de qualquer tatuagem, deixando-a com um efeito craquelado ou de aparência enrugada. E, no Verão, devido à exposição ao Sol mais intensa, algumas partes do corpo tendem a ficar mais ressecadas. Não é só a pele do rosto que se ressente, mas também o corpo todo.

Por isso, é necessário reforçar aplicação de cremes hidratantes durante a estação mais quente. Aposte em cremes hidratantes emolientes, que impeçam a perda de água, ou fórmulas que contenham vitamina E, ureia, silicone e óleo de amêndoa. A aplicação deve ser feita pelo menos 2 vezes ao dia, ou sempre que você sentir aquela sensação de “repuxamento”.

 

#4 Beba bastante água

Como acabamos de ver, a hidratação da pele é essencial para uma tatuagem bonita. Ora, o calor faz com que você transpire mais e, assim, perca mais água, e a desidratação do corpo se faz sentir também na pele.

Por isso, a ingestão de água deve ser reforçada durante o verão. Os líquidos ajudam a hidratar a pele internamente, prevenir inchaços, atenuar as rugas, deixar a tez mais firme e auxiliar nos efeitos dos dermocosméticos. Tudo isso, claro, acaba se refletindo nas tatuagens.

E quanta água você deve beber? O cálculo a ser feito é 35 ml de água para cada quilo de peso corporal. Por exemplo: uma pessoa que pese 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia; e uma pessoa de 80 kg, 2,8 litros de água.

 

#5 Use (e abuse do) protetor solar

A aplicação do protetor solar é um ritual sagrado, que deve ser seguido religiosamente todos os 365 dias do ano, até para ficar em casa. No Verão então, nem se fala, uma vez que, durante a estação mais quente, há maior incidência dos raios solares – e, consequentemente, a pele vai estar mais exposta aos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.

No caso de quem tem tatuagens, como vimos, a preocupação é também com a conservação do desenho e de suas cores. Sendo assim, é essencial aplicar o filtro solar na região tatuada pelo menos 15 minutos antes de se expor ao sol e reaplicar o produto com regularidade, especialmente depois de sair da água do mar ou da piscina.

Neste post aqui, nós te ensinamos como aplicar o produto corretamente. É importante frisar a quantidade a ser aplicada. Como sempre referimos aqui no blog: siga a regra da “colher de chá”, recomendada pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção, um documento assinado pelos conselhos de dermatologistas do Brasil.

Assim, rosto e pescoço devem cada um receber uma colher de chá de protetor solar; já o torso, os braços, as pernas e as costas, duas colheres de chá cada. Esta quantidade garante a ação uniforme do produto, com uma concentração adequada para manter a pele e a tatuagem protegidas contra os raios solares nocivos.

 

Safe Sea®: o protetor solar ideal para o Verão

Safe Sea® é o protetor solar mais completo do mercado.

Além de proteger contra os efeitos nocivos dos raios solares, o nosso produto está enriquecido com o poder do pantenol e das vitaminas B e E, agentes hidratantes que ajudam a manter a pele saudável e hidratada, o que, como vimos, é essencial para o bom aspecto de qualquer tattoo.

Disponível em alta fator de proteção (FPS 50), Safe Sea® conta ainda com uma fórmula hipoalérgica, ideal para a pele sensível de quem fez uma tatuagem recentemente. A sua fórmula inovadora protege ainda contra as “queimaduras” causadas por águas-vivas, animais tão comuns nas praias brasileiras durante o Verão.

Você encontra Safe Sea® à venda nas melhores farmácias e surf shops.

Bem, por hoje, é tudo. Mas se você gostou deste conteúdo, saiba que sempre tem novidades aqui no blog! Para continuar acompanhando, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Até a próxima!

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

Os comentários estão desativados.