Menina com protetor solar no rosto

Como aplicar corretamente o protetor solar no rosto? Confira o checklist definitivo

Vem chegando o Verão… e calor no Brasil todo vai bater picos de 44 ºC nos próximos meses, segundo os meteorologistas.

A estação mais quente do ano começa oficialmente dia 21 de dezembro e, com ela, o calor se intensifica por todo o país – que, felizmente para os amantes da praia e do Sol, como nós, já é um oásis festival em boa parte do ano.

Este aumento generalizado das temperaturas está relacionado a uma maior incidência dos raios solares. O Sol fica mais no alto do céu e incide sobre a superfície terrestre de forma quase perpendicular, deixando a energia mais concentrada – cada metro quadrado da Terra receba mais calor e os dias também ficam mais longos.

Só que nem tudo são flores – ou melhor, Sol, sombra e água fresca. Isso porque no Verão o risco de câncer de pele aumenta, precisamente devido à maior intensidade dos raios solares. Pelo mesmo motivo, estamos mais propensos ao fotoenvelhecimento precoce, à hiperpigmentação, a manchas e a queimaduras solares.

Sendo assim, durante essa estação, é essencial reforçar os cuidados de proteção contra os raios UVA e UVB, que são os maiores responsáveis pelos problemas que acabamos de listar. Isso só é possível aplicando corretamente o protetor solar, o principal aliado na saúde da nossa pele.                                              

Pensando nisso, no post de hoje preparamos um checklist definitivo sobre aquilo que você precisa saber para usar este produto corretamente.

São apenas 5 itens, vem com a gente!

 

Escolha o fator do FPS adequado

Este é o primeiro item do nosso checklist porque a aplicação adequada de qualquer protetor solar começa com a escolha do Fator de Proteção Solar (FPS) adequado.

Simplificando, podemos dizer que o FPS mede quanto tempo a nossa pele exposta ao sol demora para ficar vermelha.

Este tempo, obviamente, depende da cor e do tipo de pele e do horário em que ocorre a exposição solar. Por exemplo, uma pele mais clara ficará vermelha mais rápido; se você se expuser ao Sol do meio-dia, ficará mais queimado do que se fizer isso ao fim da tarde. Então, se um protetor solar tem na embalagem a informação de que o FPS é 15, isso significa que, após a aplicação, a pele demora 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

Segundo orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atendendo às características do nosso país, devemos usar, no mínimo, um FPS 30 – nunca menos, especialmente no Verão.

 

Aplique a quantidade adequada

Segundo um estudo do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, 80% dos brasileiros não têm a mínima ideia de qual a quantidade correta de protetor solar a ser aplicada diariamente. Isso é extremamente preocupante, pois, se a quantia usada não for suficiente, não adianta – a cobertura não será uniforme e não se formará uma camada de proteção adequada. A sua pele está desprotegida.

Então, qual a quantidade indicada?

O FDA (Food and Drug Administration), uma agência dos EUA responsável pela proteção da saúde pública, faz testes com protetores solares baseados na aplicação de, no mínimo, 2 mg/cm², o que corresponde a cerca de 40 ml para um indivíduo que pese 70 Kg.

Para expressar essa quantidade em termos mais práticos, em 2013, o Consenso Brasileiro de Fotoproteção passou a recomendas a “regra da colher de chá”. Ela indica, de forma muito didática, a proporção ideal de protetor solar para cada parte do corpo. Então, tome nota:

– seu rosto e pescoço devem receber 1 colher de chá de protetor solar cada um;

– já torso, braços, pernas e costas, 2 colheres de chá cada.

Se você ainda não acha esta regra intuitiva, tem também a regra dos “dois dedos”. Basta aplica o produto em duas linhas separadas ao longo de todo o cumprimento do seu dedo indicador e no dedo médio. Isso corresponderá à quantia aproximada de uma colher de chá.

 

Espalhe bem o produto

Você deve espalhar bem o protetor solar.

Especialistas recomendam a aplicação em linhas horizontais e paralelas – ou seja, evite os movimentos circulares.  Além disso, é importante espalhar bem, de modo a ter uma cobertura homogênea. Não queremos ter áreas com muito produto e outras sem. A propósito, tenha atenção também à cobertura de orelhas, mãos e pernas, inclusive partes posteriores dos joelhos e pés, que normalmente são esquecidas.

Além disso, depois que você aplicar o produto, nada de ficar tocando ou esfregando a pele para não retirar a proteção.

 

Reaplique o produto

O protetor solar deve ser aplicado logo no início do dia e reaplicado a cada 120 minutos ou 80 minutos na água. Só a reaplicação garante a continuidade da proteção inicial, uma vez que, exposto ao ar, todo protetor solar perde a sua eficácia.

A primeira aplicação do dia é muito importante – é ela que constitui a base para as demais camadas. Isso deve ser feito em casa, com a pele limpa, pelo menos 15 minutos antes de você sair para a rua, ok?

Em relação às reaplicações, se você estiver fazendo isso na praia ou piscina, é importante se secar bem com a toalha antes de espalhar o produto.

 

Faça chuva ou faça Sol, use protetor solar

Como dissemos no início deste artigo, o Verão está chegando e é preciso reforçar a proteção da pele. Mas isso de modo algum significa que você deve deixar de aplicar o protetor solar em dias chuvosos ou nublados.

A incidência do Sol durante estes dias tende, de fato, a ser fato menor, principalmente a dos raios responsáveis pelo câncer de pele (os UVB), mas ainda assim ela existe em níveis suficientes para representar um risco.

Além disso, você deve aplicar o protetor solar quer esteja na praia ou dentro de casa. Os raios UVA e UVB estão por toda a parte, penetrando por janelas, brechas e portas abertas, e a própria luz que emana das lâmpadas e dos aparelhos eletrônicos, inclusive celulares, é prejudicial.

 

Safe Sea®: o protetor solar mais completo do mercado

Se você está procurando um protetor solar para curtir o Verão, escolha o mais completo do mercado.

 Safe Sea® oferece FPS 50 contra raios UVA e UVB e está enriquecido com vitaminas B e E, que ajudam a manter a pele sempre hidratada. Estando livre de quaisquer substâncias tóxicas, a fórmula inovadora deste protetor solar único ainda te protege contra as águas-vivas, animais marinhos que, ao menor contato com a nossa pele, causam as famosas “queimaduras”.

Isso significa que você poderá aproveitar os seus mergulhos no mar e os banhos de Sol muito mais protegido em todos os sentidos!

Gostou do nosso checklist? Aqui no blog, a gente tenta traduzir em uma linguagem simples e acessível as recomendações dos principais especialistas e órgãos ligados à saúde da pele. Para continuar acompanhando as nossas postagens, segue a gente no Instagram ou curte a nossa página no Facebook.

Safe Sea® – Prevenção e proteção contra queimaduras de águas-vivas

 

Os comentários estão desativados.